Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Corredor vazio marca saída da Iacta e chegada da SPDM ao Antena, em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 1/04/2013

antena450

Sandra PereiraTroca de administração no Antena foi marcada por tranquilidade, situação dos funcionários da Iacta ainda está indefinida

Os corredores e sala de espera praticamente vazios marcaram o plantão de transição da administração do Pronto Socorro Municipal do Antena em Taboão da Serra. A Iacta Saúde deixou a gestão do local à meia deste domingo, após uma grave crise na saúde. A Sociedade Paulista de Medicina (SPDM) assumiu a administração do Antena com a proposta de implantar na cidade um modelo de gestão que pretende ser referência no Estado – relembre aqui. O clima de tranquilidade marcou a transição. Quem está habituado a ver os corredores do Antena lotados se surpreendeu com a realidade na troca de plantão entre as empresas. Os vereadores Eduardo Nóbrega, presidente da Câmara e Carlinhos do Leme foram ver de perto a transição e não esconderam a satisfação diante do quadro que encontraram.

A cena dos corredores vazios,  que parecia impossível de acontecer  até pouco tempo, foi possível porque havia dois clínicos geral, um ortopedista e um outro médico atendendo os pacientes da emergência. Os quatro médicos juntos conseguiam dar conta da demanda e o tempo de espera foi bastante reduzido.

“Queremos que seja sempre assim. Se tiver médicos atendendo não haverá problemas. Hoje tem quatro e a gente percebe o resultado imediatamente”, afirmou o presidente da Câmara. Ele disse que a prioridade atual é garantir a recontratação de parte dos funcionários que trabalhavam na Iacta. Já o vereador Carlinhos do Leme afirmou estar otimista quanto ao trabalho que a SPDM vai desenvolver no Antena.

antena1

Ricardo, funcionário do Antena, Eduardo Nóbrega e Carlinhos do Leme acompanharam a transição 

Os pacientes que procuraram o Pronto Socorro foram atendidos rapidamente graças a um mutirão formado pela equipe da Iacta e da SPDM. Durante todo o domingo 31, integrantes da SPDM estiveram no Antena cuidando dos detalhes da transição. Na solenidade em que a vinda da Organização Social foi anunciada pelo prefeito o médico Jorge Salomão falou que o desafio de administrar um Pronto Socorro não é pequeno, mas garantiu que a equipe da SPDM está determinada a fazer o seu melhor.


O clima no Antena só não era mais positivo pelo fato dos funcionários contratados pela Iacta estarem oficialmente desempregados. A maioria ainda sonha com a possibilidade de ser aproveitada na equipe da SPDM. As funcionárias que trabalham na limpeza e nos últimos meses acompanharam a crise vivida no Antena estava inconformadas com a perda do emprego. 

 “A gente enfrentou tudo aqui. Não abandonamos o barco. Ficamos sem vale, com salário atrasado e mesmo assim nunca deixamos de trabalhar. Teve um período que a gente fazia a limpeza só com água porque não tinha produto. Agora não é justo ser despedida desse jeito”, reclamavam.

Uma das funcionárias chegou a dizer que vai procurar o prefeito Fernando Fernandes para tratar da questão. Ela disse que durante a campanha, ao falar sobre a saída da Iacta o prefeito prometeu manter os empregos dos funcionários. “O prefeito fez uma reunião com a gente e prometeu que não iria demitir a gente. Não é justo”, dizia triste.

 O presidente da Câmara se comprometeu a conversar a respeito da situação dos funcionários com o prefeito para tentar manter ao menos parte das pessoas que trabalham no Antena. 


Paulo Ernane

Contrata uma empresa para fazer o que é obrigação da prefeitura é facil, é lindo, queria ver ter competência para administrar o P.S sem ter que pagar para outros fazerem pelo seu serviço. Os vereadores deveriam esta se perguntando porque a prefeitura esta pagando para fazer uma coisa que é de responsabilidade dela.

Rodrigo

Essa foto foi tirada pela madrugada, tentando de qualquer forma passar a imagem que é sempre desta forma. Esses políticos querem usar do PSM vazio como plataforma eleitoral, quero ver aparecer lá aos finais de semana para, de fato, serem efetivamente cobrados. Essa medida é paliativa, enquanto não houver o comprometimento dos médicos imbuídos de empatia e servidores municipais com comiseração veremos esses PSM sempre lotado. Como dizia a letra de uma música "...o algoz se diz redentor..."

JANAINA

População! Deixem o novo prefeito trabalhar, mudanças tem um lado bom e um ruim, são mudanças nunca irá agradar a todos mesmo. Mas não esqueçam que o foco é atender a população de Taboão da Serra com um minimo de dignidade e qualidade. Pois quem já precisou de algum atendimento neste pronto socorro que dê o seu depoimento, que tenho certeza de que a maioria não será os melhores!

SHEILA

TARDE DE MAIS Eduardo Nóbrega OS FUNCIONÁRIOS JÁ ESTÃO NA RUA ISSO DEVERIA TER SIDO FEITO ANTES DA TRANSIÇÃO AGORA É TARDE....

Gomes

Somente não entendi muito bem a aparição de políticos no PSM, pois, é justamente por incompetencia de políticos é que estamos nesta situação.

Amilton Jacobina

Estão vendo isso. Até parece mentira ver os corretores do Antena vazios. Por isso eu peço a população que tenha paciência. O Doutor Fernandes é competente e ele sabe o que faz. Precisamos dar um tempo para o homem arrumar a casa. Por favor, deixam o homem trabalhar. Peço mais uma vez: DEIXEM O HOMEM TRABALHAR.

20/08/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio para Rede Municipal de Saúde

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa esteve no dia 15 de agosto no Palácio dos...

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.