Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Corredor vazio marca saída da Iacta e chegada da SPDM ao Antena, em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 1/04/2013

antena450

Sandra PereiraTroca de administração no Antena foi marcada por tranquilidade, situação dos funcionários da Iacta ainda está indefinida

Os corredores e sala de espera praticamente vazios marcaram o plantão de transição da administração do Pronto Socorro Municipal do Antena em Taboão da Serra. A Iacta Saúde deixou a gestão do local à meia deste domingo, após uma grave crise na saúde. A Sociedade Paulista de Medicina (SPDM) assumiu a administração do Antena com a proposta de implantar na cidade um modelo de gestão que pretende ser referência no Estado – relembre aqui. O clima de tranquilidade marcou a transição. Quem está habituado a ver os corredores do Antena lotados se surpreendeu com a realidade na troca de plantão entre as empresas. Os vereadores Eduardo Nóbrega, presidente da Câmara e Carlinhos do Leme foram ver de perto a transição e não esconderam a satisfação diante do quadro que encontraram.

A cena dos corredores vazios,  que parecia impossível de acontecer  até pouco tempo, foi possível porque havia dois clínicos geral, um ortopedista e um outro médico atendendo os pacientes da emergência. Os quatro médicos juntos conseguiam dar conta da demanda e o tempo de espera foi bastante reduzido.

“Queremos que seja sempre assim. Se tiver médicos atendendo não haverá problemas. Hoje tem quatro e a gente percebe o resultado imediatamente”, afirmou o presidente da Câmara. Ele disse que a prioridade atual é garantir a recontratação de parte dos funcionários que trabalhavam na Iacta. Já o vereador Carlinhos do Leme afirmou estar otimista quanto ao trabalho que a SPDM vai desenvolver no Antena.

antena1

Ricardo, funcionário do Antena, Eduardo Nóbrega e Carlinhos do Leme acompanharam a transição 

Os pacientes que procuraram o Pronto Socorro foram atendidos rapidamente graças a um mutirão formado pela equipe da Iacta e da SPDM. Durante todo o domingo 31, integrantes da SPDM estiveram no Antena cuidando dos detalhes da transição. Na solenidade em que a vinda da Organização Social foi anunciada pelo prefeito o médico Jorge Salomão falou que o desafio de administrar um Pronto Socorro não é pequeno, mas garantiu que a equipe da SPDM está determinada a fazer o seu melhor.


O clima no Antena só não era mais positivo pelo fato dos funcionários contratados pela Iacta estarem oficialmente desempregados. A maioria ainda sonha com a possibilidade de ser aproveitada na equipe da SPDM. As funcionárias que trabalham na limpeza e nos últimos meses acompanharam a crise vivida no Antena estava inconformadas com a perda do emprego. 

 “A gente enfrentou tudo aqui. Não abandonamos o barco. Ficamos sem vale, com salário atrasado e mesmo assim nunca deixamos de trabalhar. Teve um período que a gente fazia a limpeza só com água porque não tinha produto. Agora não é justo ser despedida desse jeito”, reclamavam.

Uma das funcionárias chegou a dizer que vai procurar o prefeito Fernando Fernandes para tratar da questão. Ela disse que durante a campanha, ao falar sobre a saída da Iacta o prefeito prometeu manter os empregos dos funcionários. “O prefeito fez uma reunião com a gente e prometeu que não iria demitir a gente. Não é justo”, dizia triste.

 O presidente da Câmara se comprometeu a conversar a respeito da situação dos funcionários com o prefeito para tentar manter ao menos parte das pessoas que trabalham no Antena. 


Paulo Ernane

Contrata uma empresa para fazer o que é obrigação da prefeitura é facil, é lindo, queria ver ter competência para administrar o P.S sem ter que pagar para outros fazerem pelo seu serviço. Os vereadores deveriam esta se perguntando porque a prefeitura esta pagando para fazer uma coisa que é de responsabilidade dela.

Rodrigo

Essa foto foi tirada pela madrugada, tentando de qualquer forma passar a imagem que é sempre desta forma. Esses políticos querem usar do PSM vazio como plataforma eleitoral, quero ver aparecer lá aos finais de semana para, de fato, serem efetivamente cobrados. Essa medida é paliativa, enquanto não houver o comprometimento dos médicos imbuídos de empatia e servidores municipais com comiseração veremos esses PSM sempre lotado. Como dizia a letra de uma música "...o algoz se diz redentor..."

JANAINA

População! Deixem o novo prefeito trabalhar, mudanças tem um lado bom e um ruim, são mudanças nunca irá agradar a todos mesmo. Mas não esqueçam que o foco é atender a população de Taboão da Serra com um minimo de dignidade e qualidade. Pois quem já precisou de algum atendimento neste pronto socorro que dê o seu depoimento, que tenho certeza de que a maioria não será os melhores!

SHEILA

TARDE DE MAIS Eduardo Nóbrega OS FUNCIONÁRIOS JÁ ESTÃO NA RUA ISSO DEVERIA TER SIDO FEITO ANTES DA TRANSIÇÃO AGORA É TARDE....

Gomes

Somente não entendi muito bem a aparição de políticos no PSM, pois, é justamente por incompetencia de políticos é que estamos nesta situação.

Amilton Jacobina

Estão vendo isso. Até parece mentira ver os corretores do Antena vazios. Por isso eu peço a população que tenha paciência. O Doutor Fernandes é competente e ele sabe o que faz. Precisamos dar um tempo para o homem arrumar a casa. Por favor, deixam o homem trabalhar. Peço mais uma vez: DEIXEM O HOMEM TRABALHAR.

26/06/2017

Cirurgia plástica no inverno traz benefícios que vão do pós-operatório à rotina

Quando começa a preparação para a realização de uma cirurgia plástica, uma das dúvidas mais...

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

26/06/2017

Polícia Civil prende homem que extorquia mulher com vídeo erótico

Na tarde de quarta-feira (21/6), policiais civis do 92º Distrito Policial (Decap) prenderam um...

26/06/2017

Eleição define as integrantes do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra

Uma eleição geral realizada na tarde dessa segunda-feira (19), no Auditório José David...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.