Corredor vazio marca saída da Iacta e chegada da SPDM ao Antena, em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 1/04/2013

Os corredores e sala de espera praticamente vazios marcaram o plantão de transição da administração do Pronto Socorro Municipal do Antena em Taboão da Serra. A Iacta Saúde deixou a gestão do local à meia deste domingo, após uma grave crise na saúde. A Sociedade Paulista de Medicina (SPDM) assumiu a administração do Antena com a proposta de implantar na cidade um modelo de gestão que pretende ser referência no Estado – relembre aqui. O clima de tranquilidade marcou a transição. Quem está habituado a ver os corredores do Antena lotados se surpreendeu com a realidade na troca de plantão entre as empresas. Os vereadores Eduardo Nóbrega, presidente da Câmara e Carlinhos do Leme foram ver de perto a transição e não esconderam a satisfação diante do quadro que encontraram.

A cena dos corredores vazios,  que parecia impossível de acontecer  até pouco tempo, foi possível porque havia dois clínicos geral, um ortopedista e um outro médico atendendo os pacientes da emergência. Os quatro médicos juntos conseguiam dar conta da demanda e o tempo de espera foi bastante reduzido.

“Queremos que seja sempre assim. Se tiver médicos atendendo não haverá problemas. Hoje tem quatro e a gente percebe o resultado imediatamente”, afirmou o presidente da Câmara. Ele disse que a prioridade atual é garantir a recontratação de parte dos funcionários que trabalhavam na Iacta. Já o vereador Carlinhos do Leme afirmou estar otimista quanto ao trabalho que a SPDM vai desenvolver no Antena.

antena1

Ricardo, funcionário do Antena, Eduardo Nóbrega e Carlinhos do Leme acompanharam a transição 

Os pacientes que procuraram o Pronto Socorro foram atendidos rapidamente graças a um mutirão formado pela equipe da Iacta e da SPDM. Durante todo o domingo 31, integrantes da SPDM estiveram no Antena cuidando dos detalhes da transição. Na solenidade em que a vinda da Organização Social foi anunciada pelo prefeito o médico Jorge Salomão falou que o desafio de administrar um Pronto Socorro não é pequeno, mas garantiu que a equipe da SPDM está determinada a fazer o seu melhor.


O clima no Antena só não era mais positivo pelo fato dos funcionários contratados pela Iacta estarem oficialmente desempregados. A maioria ainda sonha com a possibilidade de ser aproveitada na equipe da SPDM. As funcionárias que trabalham na limpeza e nos últimos meses acompanharam a crise vivida no Antena estava inconformadas com a perda do emprego. 

 “A gente enfrentou tudo aqui. Não abandonamos o barco. Ficamos sem vale, com salário atrasado e mesmo assim nunca deixamos de trabalhar. Teve um período que a gente fazia a limpeza só com água porque não tinha produto. Agora não é justo ser despedida desse jeito”, reclamavam.

Uma das funcionárias chegou a dizer que vai procurar o prefeito Fernando Fernandes para tratar da questão. Ela disse que durante a campanha, ao falar sobre a saída da Iacta o prefeito prometeu manter os empregos dos funcionários. “O prefeito fez uma reunião com a gente e prometeu que não iria demitir a gente. Não é justo”, dizia triste.

 O presidente da Câmara se comprometeu a conversar a respeito da situação dos funcionários com o prefeito para tentar manter ao menos parte das pessoas que trabalham no Antena. 


Comentários