Comandante da PM de Itapecerica diz que pais e Poder Público devem se unir no combate aos pancadões

Por Sandra Pereira | 31/03/2013

Nas últimas semanas a Polícia Militar de Itapecerica da Serra está fazendo várias operações de combate aos chamados pancadões em vários bairros da cidade, especialmente no Parque Paraíso, Jardim Jacira e Valho Velho. A operação é a mesma que vem sendo desenvolvida em Taboão, Embu das Artes e outros municípios da região, onde os pancadões despontam como um problema grave que vem tirando o sossego da população. As queixas e críticas são recorrentes nas reuniões dos Consegs. Em Itapecerica a operação contra os pancadões ocorre principalmente nos finais de semana. 

Paralelamente ao trabalho preventivo da Polícia Militar no combate à prática, o comandante da corporação, tenente Coronel Dimitrius  Fyskatoris, defende que os pais orientem mais e melhor os filhos e o Poder Público cumpra seu papel garantindo espaços públicos para o desenvolvimento de atividade culturais e de lazer necessárias à formação dos jovens.

“Não é uma operação isolada de Itapecerica. É uma estratégia institucional da Polícia Militar em razão dessa demanda que chama a atenção da sociedade. Estamos atendendo às expectativas da sociedade, entre as atividades normais desenvolvemos operações setoriais dirigidas a determinados eventos que ocorrem desorganizadamente no meio das ruas”, explica o tenente Coronel Dimitrius  Fyskatoris, comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Itapecerica da Serra, responsável pelo policiamento dos municípios de São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu.

O comandante diz que frequentemente orienta os pais a cuidar mais e melhor da juventude orientando dentro de casa. Ele também cobra os agentes públicos que garantam oportunidades para os jovens assim como opções de cultura e lazer.

“O jovem, o adolescente e até o adulto jovem precisa de oportunidade e alternativas para conviver com outras pessoas. Precisa de cultura e lazer. A família tem papel importante na orientação. Na mesma medida cabe ao Poder Público oferecer aos munícipes alternativas de lazer e cultura. Sem uma crítica  dirigida a nada e nem a ninguém, as opções de lazer em Itapecerica e nas cidades da região metropolitana são restritas. É preciso oferta de teatro, biblioteca, espaços públicos para a prática de esportes e lazer. É disso que os jovens estão precisando”, alerta o comandante.

Segundo ele o objetivo da Polícia Militar no caso dos pancadões é garantir o descanso dos moradores em suas residências na madrugada. “Está operação pretende que todos possam conviver de maneira harmônica. Queremos evitar que haja a perturbação do sossego e da tranquilidade dos moradores”, conclui.


Comentários