Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

20 mil pessoas assistem emocionadas Paixão de Cristo de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 30/03/2013

45000

Sandra PereiraPelo 57º ano consecutivo encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra emocionou fiéis

A encenação da Paixão de Cristo organizada em parceria pelo santuário de Santa Terezinha, a prefeitura de Taboão da Serra e vários artistas do município é uma das maiores e mais tradicionais do estado. Ela acontece desde antes da fundação de Taboão da Serra. Esse ano a 57ª edição do evento reuniu 20 mil pessoas no morro do Cristo.  E encenação emocionou os moradores e visitantes que a prestigiaram. A noite fria e a garoa não tiraram o brilho do evento realizado com a participação de 120 artistas voluntários, que durante meses mergulharam de cabeça no desafio de mostrar aos presentes os momentos decisivos na vida de Jesus, especialmente a sua morte e ressurreição. No final do espetáculo os artistas comemoram eufóricos o resultado do trabalho bastante elogiado pelos presentes. Veja mais fotos aqui.

O espetáculo trouxe várias novidades esse ano como a participação de novos artistas em papéis de maior expressão como os de Maria, Hérodes e a esposa e Pôncio Pilatos e esposa, Judas, Caifás e a volta do ator Cleiton Novais ao papel de Jesus. Além disso, também houve mudanças no figurino, iluminação e sonoplastia que deixaram a encenação ainda mais profissional. O valor do investimento no evento não foi informado.

 O morro do Cristo recebeu iluminação especial e também foi melhor preparado para receber a apresentação. O prefeito Fernando Fernandes, a deputada estadual Analice Fernandes, a deputada federal Bruna Furlan prestigiaram a apresentação junto com os secretários Ali Sati, de Cultura, Fábio Fernandes, Esportes, Daniel Chaves, Comunicação e os vereadores Cido, Carlinhos do Leme e Joice Silva.

Antes da abertura do espetáculo o monsenhor Agnaldo de Carvalho, reitor do santuário, deu boas vindas a todos os participantes e saudou o prefeito pela ajuda na realização do evento. Já o prefeito disse que a festa de Páscoa é a celebração da vida. Ele afirmou ser uma  honra ter em Taboão da Serra a mais tradicional encenação da  Paixão de Cristo do estado e disse que o evento já faz parte do calendário da cidade. 

 “Fazemos questão de prestigiar a encenação mesmo numa hora de dificuldade financeira como a que estamos enfrentando”, afirmou o prefeito.

 A encenação começou no palco montado do Parque das Hortênsias onde os artistas representaram momentos marcantes da  vida terrena de Jesus. Uma das primeiras cenas foi quando ele foi tentado no deserto depois de jejuar por 40 dias. O jejum prolongado o fortaleceu para enfrentar as ofertas tentadoras de satanás. O espetáculo mostra como Jesus suportou todas as dores com a amor e fé. Ele foi traído, humilhado, entregou a própria vida e mostrou ao mundo a imensidão do seu amor por meio de milagres e pregações que atraiam multidões. Jesus foi morto, sepultado e ao terceiro e ressuscitou como havia dito aos seus discípulos.

Nas cenas bem construídas e com diálogos fundamentados na bíblia o público viu passagens como a tentação de Jesus no deserto, a expulsão dos mercadores do tempo, o perdão a Maria Madalena, a cerimônia do lava pés, a última ceia, a traição de Judas, a prisão, o flagelo, a condenação de Jesus, a ida sofrida até o calvário, a zombaria dos soldados, a crucificação e a ressurreição do salvador.

Após Jesus ser flagelado pelos soldados romanos e tomar a cruz os artistas arrastaram a multidão de fiéis saindo do Parque das Hortênsias em direção ao Morro do Cristo. No trajeto que passou por várias ruas do centro de Taboão Jesus foi chicoteado pelos soldados, humilhado e por várias vezes encontrou com sua mãe Maria e a Maria Madalena, a pecadora que ele havia salvo das pedradas por ter sido acusada de adultério. 

No Morro do Cristo uma multidão esperava a chegada dos artistas. Carregando a pesada Cruz que simbolicamente representa o peso dos pecados da humanidade Jesus subiu ao monte onde viveu os últimos instantes de sua vida e partiu para o Pai após a crucificação. Na celebração no local o monsenhor Agnaldo de Carvalho fez um apelo aos jovens para que se dediquem ao amor de Jesus e deixem de lado os vícios, drogas e prazeres carnais.

Os artistas conseguiram mostrar todas as humilhações que Jesus sofreu momentos antes de entregar sua alma ao Pai e dar o último suspiro de sua vida terrena. Ele foi crucificado com dois ladrões e prometeu a um deles que creu no Messias estar no mesmo dia ao seu lado no paraíso. 

Depois de ser morto Jesus foi limpo, envolvido em um pano branco e sepultado. Três dias depois ele ressuscitou triunfante depois de vencer a morte, seu último desafio como homem.

Antes da ressurreição de Jesus o público assistiu as cenas de arrependimento tardio de Judas Escariote depois entregar o salvador mundo para ser morto. Atormentado ele se enforcou.

Uma grandiosa queima de fogos marcou o fim do comovente espetáculo. A palavra paz apareceu escrita em chamas numa espécie de painel. Entre lágrimas, gritos e alegria o elenco da Paixão comemorou o sucesso da encenação que foi encerrada às 23 horas.

21/02/2018

Embu comemorou 59 anos em sessão solene e entrega de medalhas

A Câmara de Embu das Artes realizou sessão solene no domingo, 18, em celebração pelos 59 anos de...

21/02/2018

Itapecerica terá 1º Virada Cultural nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro

A Secretária de Cultura em parceria com a Prefeitura de Itapecerica da Serra promoverá nos...

13/02/2018

São Paulo recebeu 8 milhões de pessoas para o carnaval, diz prefeitura

Do dia  3 de fevereiro até 12 de fevereiro, São Paulo recebeu 8 milhões de pessoas para o...

06/02/2018

Carnaval de Embu terá atrações em vários pontos da cidade

Sendo uma das festas mais populares o Carnaval vem ganhando destaque a cada ano, pensando nisso...

04/02/2018

Banda Espera Marido abre carnaval de Taboão com animação e grande público

Com muita irreverência, descontração e senso de humor a Banda Espera marido abriu o carnaval de...

02/02/2018

Secretaria de Cultura promoveu o 1º Leitura Dramática sobre a comédia brasileira

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo promoveu o 1º...

24/01/2018

Embu das Artes abre inscrições para o grupo de dança “Mais Dança – Pacto Cultura

A cidade de Embu das Artes abriu inscrições, na manhã de segunda-feira (22), para a formação do...

12/01/2018

Evento reúne jovens artistas na cidade de Embu das artes, em SP

Tem inicio dia 12 e segue, até o dia 31 de janeiro, o encontro de artes“FlorEMSER”.Quem passar...

03/01/2018

Programas culturais de 2018 já recebem inscrições de artistas

Estão abertas as inscrições para artistas que queiram se apresentar em eventos culturais...

18/12/2017

Cultura de Taboão promove 5º encontro do Leitura Dramática nesta segunda, 18/12

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo promove o 5º...

24/02/2018

Entregador de merenda e esposa foram presos em Taboão acusados de traficar

Funcionário da Prefeitura de Taboão da Serra e esposa são presos nesta sexta-feira (23) por...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.