Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Boris Kossoy retrata paisagem de Itapecerica em mostra fotográfica

Por Edimon Teixeira | 27/03/2013

Kinkakuji_450

Divulgação Boris Kossoy é um fotógrafo, pesquisador, historiador e professor brasileiro

Um dos principais nomes da história da fotografia brasileira, Boris Cassoy, expõe até o próximo dia 19 de abril, na Galeria Berenice Arvani, em São Paulo, a mostra "Busca-me", que reúne fotografias feitas pelo artista nos últimos três meses, ainda alguns exemplares capturados na década de 70 e 90, dentre estas imagens, uma da paisagem itapecericana clicada em 1993.

Uma foto sem título, tirada há exatas duas décadas, retrata área verde de Itapecerica da Serra. O foco do retrato não possibilita ampla identificação do local, mas o verde constante e as espécies da flora flagradas remetem à região do município inserida na Mata Atlântica.  

 A exposição, composta por 40 imagens que discutem a questão da memória, foi organizada pelo curador Diógenes Moura. De acordo com ele, o fotógrafo evoca “um roteiro imaginado, entre muitos outros, de situações, prazeres, amores, perfumes e dores que afetaram para sempre seus sentidos”.


 “Vemos personagens deste teatro imaginário onde coabitam seres dos dois mundos e imaginamos os espectadores com eles interagindo numa relação secreta e triangular”, explica o professor. As fotografias são peças únicas, sem cópias, e cada uma contém a vida inteira do fotógrafo.

“Todo esse universo foi interpretado a partir de paisagens, ruas e praças, o olhar do fotógrafo através das janelas, diante de espelhos, pelo interior de vitrines, nas telas do cinema e da TV e dos aparelhos eletrônicos”, relata Moura.

“O gosto pelos personagens lúgubres e misteriosos persiste. Manequins em uma loja de Madri, um vulto escuro num metrô de Washington ou uma escultura à sombra de uma janela do palácio Belvedere, de Viena - tudo remete à impossibilidade de estabelecer um realismo estático”, cita Jonas Lopes em resenha para a revista Veja São Paulo.

Sobre o artista


Boris Kossoy é um fotógrafo, pesquisador, historiador e professor brasileiro. Ele foi responsável pelo resgate histórico da pesquisas que comprovaram a invenção paralela da fotografia no Brasil por Hércules Florence, trazendo reconhecimento mundial a esse inventor.

Serviço:

O QUE
Boris Kossoy - Busca-me
QUANDO:
de 13/03 a 19/04
Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10:00 às 19:0
QUANTO :
Grátis
LOCAL: Galeria Berenice Arvani (Rua Oscar Freire 540 – Tels.: 3082 1927 / 3088 2843)

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.