Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Força tarefa da Administração Chuvisco garante campus da IFSP em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 26/03/2013

chuvissco450

Departamento de Comunicação Social - PMISChuvisco assina doação de terreno para o Instituto Federal

O prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves Chuvisco, garantiu a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município. A unidade de ensino é reconhecida por sua excelência nos cursos técnicos e de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Também oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.

A conquista só foi possível graças a um grande esforço da Administração Municipal, além do apoio da Câmara. “Quando tomamos conhecimento da situação, estávamos prestes a perder o campus. Mas organizamos uma força tarefa para atender aos requisitos do Governo Federal e hoje podemos comemorar”, conta o prefeito.

Histórico

Ao participar do Encontro Nacional dos novos prefeitos em Brasília, no final de janeiro, Chuvisco acompanhou discurso do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, alertando os chefes do Executivo sobre o risco da perda de recursos pelo não cumprimento de prazos e requisitos junto aos projetos da União, entre eles o Instituto Técnico Federal.

O processo para Itapecerica ganhar um campus da IFSP já tinha sido iniciado, porém, dois terrenos oferecidos para tal fim haviam sido recusados. Um espaço no Montesano não tinha liberação da Cetesb para a construção, enquanto outro no Complexo Educacional estava fora das características necessárias.

Então o prefeito Chuvisco decidiu autorizar a seção de um segundo terreno localizado também no Complexo Educacional, atendendo todos os requisitos do Instituto. A liberação da matrícula do novo espaço foi viabilizada em tempo recorde junto à Secretaria de Assuntos Jurídicos e ao Núcleo de Convênios da PMIS.

Para cumprir o prazo, foi encaminhado às pressas para a Câmara Municipal, no dia 12 de março, o Projeto de Lei nº 1.500, que autorizava a desafetação de bem de uso e doação de área para o IFSP. A Secretaria de Governo, Ciência e Tecnologia, a pedido do prefeito Chuvisco, apresentou à Câmara a importância da aprovação do PL. Os vereadores se sensibilizaram com a causa e aprovaram a matéria em sessão extraordinária.

A lei foi sancionada em 14 de março sob o número 2.305, o que propiciou a assinatura do termo de doação no dia 18 de março. Missão cumprida: o prazo estipulado pelo MEC foi atendido e o município será contemplado com um campus do IFSP.

Aulas

As obras para construção do prédio do Instituto Federal têm previsão máxima de duração de três anos e devem ser iniciadas em 12 meses. Porém, para antecipar o funcionamento do IFSP no município, a prefeitura está em negociação para ceder um espaço onde hoje funciona uma pequena parte da Universidade Aberta do Brasil/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (UAB/FNDE) - Universidade Federal de São Carlos.

“Não haverá prejuízo ao curso oferecido pela UFSCar, uma vez que ele poderá ser transferido para local também adequado, na Escola Belchior de Pontes. As aulas já começariam em 2014, até ganharmos um prédio com 3.000 m2”, disse o prefeito Chuvisco.

Durante assinatura do termo, o reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquelo Borges, falou que outras cidades ficarão fora do projeto pois não conseguiram o mesmo êxito que Itapecerica. 

Ele explicou que a contrapartida da Prefeitura (o terreno) já foi assegurada com a assinatura do Termo e o município não terá custo com as obras e manutenção do campus.

O terreno doado fica localizado na Rodovia Armando Salles e possui cerca de 21.000 m2. 

Inicialmente o local terá 3.000 m2 de construção, sendo que o Instituto deverá atender 1.200 alunos. A previsão inicial é que os cursos passem a ser oferecidos no início de 2014, porém, o processo pode ser adiantado de acordo com o andamento da licitação das obras

Rogério

CADÊ? ALGUÉM VIU O IFSP

rodrigo

Quero ver cumprir o restante dos compromissos feitos com a população de itapecerica da serra até o fim do mandato, estamos de olho !!!

Marcelo

Parabéns ao Sr. Prefeito, Vereadores e secretários, que continuem trabalhando para o povo que possamos ter orgulho de falar moro em Itapecerica da Serra.

Armando Isaui

Mais uma conquista do ex prefeito Jorge Costa e o Dep. Federal Zarattini parabens ao Chuvisco por não deixar perder esse investimento do governo Federal .

Hélio

Parabéns ao Sr. Prefeito e equipe. Isso demonstra e "fecha a boca" de pessoas que foram contrárias e criticaram a escolha de seu Secretário de Educação.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.