Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Dengue no Embu: O número de pessoas que contraíram a doença pode aumentar

Por | 27/04/2010

denguee.jpg

Não deixe recipientes sem tampa é um fator que pode trazer a Dengue para sua casa

O número de casos de dengue registrados em Embu até o dia 17 de abril já representa mais que o dobro dos casos do ano passado, isso é que afirma nota divulgada pela vigilância de saúde do município.

Segundo a Vigilância de Saúde, Embu contabiliza 13 casos confirmados, sendo que 9 foram contraídos na própria cidade e 4 foram importados de outras localidades (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Taboão da Serra).

“A previsão é de que o número de pessoas com dengue aumente até o mês de maio, isso porque neste período normalmente os números de casos são maiores em virtude da maior quantidade de mosquitos transmissores, que se reproduzem com mais facilidade nesta época de maiores temperaturas (calor) e mais chuvas”, afirmou a Vigilância de Saúde.

A Equipe de Controle da Dengue vem realizando as atividades rotineiras de combate aos focos do mosquito, além da sensibilização da população para contribuírem na eliminação dos focos. Esta equipe também está realizando nebulização de inseticida em locais que são confirmados casos positivos. O Doutor Marcelo Monteiro Pinto explicou que a nebulização com inseticida somente elimina mosquitos na fase adulta, mas são feitas somente nas áreas onde existem mosquitos que estão transmitindo a dengue. “Esta ação ajuda na interrupção da transmissão da doença, mas a eliminação de criadouros ainda é a atividade mais importante para o controle da doença”, explicou.

O doutor Marcelo afirmou que o inseticida da nebulização permanece menos de 30 minutos no ambiente, eliminando somente os mosquitos adultos que estiverem neste local naquele momento, e outros mosquitos podem aparecer se os criadouros não forem eliminados.

“É muito importante receber os agentes do Programa de controle da dengue e permitir a inspeção no interior das casas, pis são nestes ambientes que se concentram 80% dos focos do mosquito”, explicou o Doutor Marcelo.

Veja algumas recomendações do Doutor e da Vigilância de Saúde para evitar que os mosquitos cheguem até você: Mantenha a caixa de água bem tampada; Piscinas devem receber tratamento mesmo quando não são usadas, deixe recipiente (baldes, garrafas, potes, etc) em locais cobertos ou com a boca para baixo; Não tenha plantas aquáticas e coloque areia nos pratos dos vasos de flores para não acumular água.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.