Praça Luiz Gonzaga vai deixar de sediar eventos para receber Poupatempo

Por Sandra Pereira | 26/03/2013

Localizada no seio do Pirajuçara, a praça Luiz Gonzaga, vai deixar de existir no formato atual servindo para a realização de eventos públicos na cidade. O local vai receber em breve as obras de instalação do Poupatempo de Taboão da Serra. O prefeito Fernando Fernandes formalizou a implantação do Poupatempo na praça durante a coletiva de imprensa na qual anunciou o distrato da Zona Azul. A medida consta no plano de governo do prefeito, e, segundo ele, foi adotada após consulta aos moradores da região que reclamavam dos transtornos provocados pelos eventos realizados na praça. A idéia de Fernando Fernandes é transferir esses eventos para o ginásio do Pirajuçara.


A previsão da prefeitura é de que nas próximas semanas a praça deve ser interditada para o início das obras. A última apresentação feita na Luiz Gonzaga deve ser a encenação da Paixão de Cristo do Pirajuçara, realizada coletivamente por cinco comunidades católicas da região e coordenada pela  Paróquia São João Batista, sob a responsabilidade do pároco Kieran Ridge. Esse ano a encenação segue para a 12ª edição. Relembre aqui a 11ª.

Mas, por pouco o evento não foi realizado já que a Secretaria de Governo não liberou o local e foi preciso a intervenção do prefeito após ampla mobilização das comunidades envolvidas para realizar a encenação da Paixão, morte e ressurreição de Cristo. 

A liberação da praça ocorreu após reunião entre Adauto Guerra, membro da Paróquia São João Batista com o prefeito Fernando Fernandes, na manhã desta segunda-feira, 25. A administração também deverá montar o palco utilizado pelos jovens das comunidades para encenar os momentos finais da vida, a morte e renascimento de Jesus.

Em 2008 a praça Luiz Gonzaga foi  “revitalizada” com a “proposta de dar cara nova à região”. O projeto inicial previa  ampliação e reurbanizada da área de 3. 900 metros quadrados, que teria a construção de um palco em formato removível, iluminação informatizada, novo piso, instalação de bancos e canteiros ajardinados. As obra custou R$ 620 mil financiados com recursos próprios e Ministério do Turismo, mas boa parte das melhorias propostas e o palco nunca foram instalados. Leia mais aqui.

Na chamada Grande São Paulo o Poupatempo dispõe de unidades em São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes e Suzano. A instalação do equipamento em Taboão da Serra foi prometida durante o governo de José Serra. Entre os serviços oferecidos pelo Poupatempo destacam-se a emissão de atestado de Antecedentes Criminais (AAC), Carteira de Identidade (RG),carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, segunda via de documentos e encaminhamento para vagas de emprego e entrada de seguro desemprego.

Comentários