Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Itapecerica da Serra será contemplada com Escola Técnica em 2014

Por Karen Santiago | 19/03/2013

download

Divulgação O projeto foi feito pela prefeitura e encaminhado para a Câmara em regime de urgência, o prazo 

A cidade de Itapecerica da Serra deve ser contemplada em meados de 2014 com um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), antiga Escola Técnica Federal, no Sítio dos Patos, localizado na Rodovia Armando Sales. Os vereadores do município aprovaram por unanimidade o projeto de Lei nº 1.500, em sessão extraordinária, realizada na terça-feira (12). No último dia 18 de março, o prefeito Amarildo Gonçalves o Chuvisco, assinou o Termo de Doação de terreno para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 

“O poder público de nossa cidade, assim como a população, já mostrou que tem anseio pela educação. Estamos olhando pela oportunidade de ensino para os jovens, sobretudo os de baixa renda. A vinda do Instituto vem ao encontro às nossas necessidades e é de suma importância para o futuro da cidade”, disse o prefeito Chuvisco", disse o prefeito na assinatura do termo.

O terreno doado fica localizado na Rodovia Armando Salles e possui cerca de 21.000 metros quadrados. Inicialmente o local terá 3.000 metros quadrados de construção, sendo que o Instituto deverá atender 1.200 alunos.

 A construção do instituto no município é considerada um marco para a cidade. De acordo com o secretário de Governo, José Martins e o vereador Antônio Trolesi o estudo para a implantação do instituto começou há aproximadamente um ano e meio atrás, no governo do então prefeito Jorge Costa. Um dos terrenos cotados para a construção era no Montesano, mas não foi aprovado pelo governo, porque não tinha esgoto e licença da Cetesb.

“Para a construção do Instituto será necessário desafetar menos de 20% da área que foi adquirida com o dinheiro da educação. O Governo do Estado mostra que está a favor do município. O prazo para se acertar é até dia 15, mas o importante é que está sendo feito e é algo para filhos, netos”, disse Trolesi.

“A contemplação da escola técnica vai de encontro com a lacuna que ficou na educação. Na questão das universidades conquistamos espaço e os jovens foram inseridos no circuito universitário”, observou Cléber Bernardes.

Saiba mais sobre o Instituto

O Instituto foi fundado em 1909,como Escola de Aprendizes Artífices.Durante seus 103 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade.

Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática, porém continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.

Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campie 20 polos de educação a distância divididos pelo estado de São Paulo.

Clayton

Se se concretizar será ponto para a cidade, conhecida como periferia da perferia da capital, marcada pela falta de oportunidades aos moradores, que muitas vezes tem de trabalhar e estudar fora. Mas que esteja funcionando com alunos em 2014!

TASSIO DE TREIU

Parabéns a todos , pois isso sim é importante para a cidade e para os nossos jovens , como sempre diz o ex. prefeito Jorge Costa educação é a solução , e mais uma vez quem investe em nossa cidade como sempre é o governo federal , enquanto o governo Dilma e com a sabedoria de Jorge Costa teremos mais uma escola e o governo tucano traz é cadeia...

12/08/2017

Vereador Carlinhos do Leme defende investimentos na Educação

A educação de Taboão da Serra vem se destacando nos últimos anos com boas notas no Índice de...

04/08/2017

Cursos gratuitos da Prefeitura de Taboão melhoram a vida da população

Milhares de taboanenses, em um momento de crise econômica nacional, têm buscado capacitação...

03/08/2017

Gestão em Foco estimula participação da comunidade nas escolas estaduais

O programa Gestão em Foco, da Secretaria de Estado da Educação, anunciado nesta quinta-feira (3)...

23/07/2017

Concurso de diretores teve mais de 44 mil candidatos inscritos na região

A Secretaria da Educação registrou 44.322 inscritos no concurso público de diretores de escola...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

19/07/2017

Prefeitura de Itapecerica revitaliza Espaço Cultural do Jardim Jacira

A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra entregou, na tarde do último dia 14 de julho, as...

14/07/2017

Rede emancipa de cursinhos pré vestibulares esta com inscrições abertas

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante...

11/07/2017

Gestão do Aprendizado é tema de palestra da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra proporcionou uma palestra aos gestores da rede...

07/07/2017

Encerram nesta segunda, 10, as inscrições para o vestibular da Univesp em Embu

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abriu desde o dia 12 do último mês,...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.