Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Caravana de prefeitos e vereadores vai a Brasília pedir liberação de recursos da Universidade de Embu das Artes

Por | 26/04/2010

Ministro.jpg

Ministro Fernando Haddad confirmou universidade federal em Embu das Artes

O sonho se tornou realidade. Primeiro foi à confirmação do Ministro da Educação Fernando Haddad de que o campus da Universidade Federal da Região Sul e Sudeste será na cidade de Embu. Logo depois o Conselho de Reitores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aprovou o projeto e a proposta apresentada pela cidade. Agora a luta é pela liberação dos recursos para garantir o início da obra.

O encontro que reuniu 1.500 pessoas em Embu no final de fevereiro, no Hotel Rancho Silvestre,serviu como exemplo de mobiliação da região sul e sudoeste de São Paulo e mostrou que a mobiliação regional fortalece as cidades. Por essa razão, nesta quarta-feira, 28,  prefeitos, vereadores e representantes do Movimento Pró-Universidade vão até Brasília  em caravana pedir a liberação dos recursos das emendas.

O movimento visa liberar parte dos R$ 32 milhões da Emenda Orçamentária da União, destinada à primeira etapa da construção do Parque da Várzea do Rio Embu-mirim (que abrigará o novo campus) e também apressar a publicação de edital para a contratação de professores e demais funcionários necessários ao funcionamento do novo campus da Unifesp.

Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais irá receber em audiência as lideranças do movimento.

O prefeito de Embu, Chico Brito, propôs à Unifesp que fosse implantada uma unidade de extensão com cursos voltados para os profissionais da área de saúde, Universidade da Terceira Idade e para jovens do Programa Primeiro Emprego. O complexo Educacional Valdelice Prass foi o local proposto e aprovado em uma área de mais de 4.000m², inaugurado em 2009, a estrutura é adequada para receber os cursos.


A portaria (n° 652)  publicada nesta última segunda-feira, 19, confirma a parceria e institui um grupo de estudos da Unifesp que coordenará os trabalhos de instalação do campus Avançado de Extensão.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.