Prefeitura de Taboão quer reduzir idade da frota do transporte escolar

Por Sandra Pereira | 18/03/2013

A idade frota das quase 200 vans que fazem transporte escolar em Taboão da Serra estão na mira da prefeitura. A meta do município é garantir que o transporte seja feito por condutores preparados e em veículos mais novos. Atualmente a frota tem veículos com até 25 anos. A categoria já realizou algumas reuniões com a prefeitura para discutir o assunto. 

Muitos proprietários ainda  resistem à idéia de adquirir veículos novos argumentando que a idade da frota não interfere na segurança, mas, a necessidade de garantir veículos mais novos para transportar crianças e jovens é defendida pelos pais que utilizam o serviço.

Condutores ouvidos pela reportagem do Jornal na Net dizem que a  vistoria feita pela prefeitura é super hiper rigorosa. Eles reclamam que muitos veículos atuam na informalidade, sem condutores qualificados, com lotação excedida e deixando de recolher os tributos municipais. 

Segundo esse condutor atualmente tem “muita gente com carro novo carregando 50, 60 alunos por período e a gente que está certinho, é penalizado e só pode levar a lotação correta por veículo”, afirma Wellingthon Henrique Pita, representante da categoria.

“Meu carro é 95, mas eu faço toda a manutenção, tenho habilitação D fiz o curso que é preciso. Para mim a segurança não está na idade de van”, contou outro perueiro.

Para os pais que utilizam o serviço das chamadas peruas escolares a prefeitura deve sim atuar para garantir mais segurança. “Sei que o custo de uma perua nova é alto, mas transportar crianças exige muita responsabilidade e a prefeitura tem que tomar providências para prevenir acidentes”, afirma uma mãe do Salete usuária do serviço de transporte escolar.

Os transportadores de perua escolar da cidade já se reuniram com o secretário de Transportes e com o presidente da Câmara para tratar do assunto a expectativa é de eles cheguem a uma definição consensual.

Comentários