Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Vereadores cobram Sabesp sobre falta de água em Embu das Artes

Por | 14/03/2013

vereador

Karen SantiagoReunião aconteceu na Câmara Municipal de Embu

A constante falta de água em residências dos bairros Jardim Santa Lúzia, da Luz, Oliveiras, Vazame, Moraes, São Francisco, São Marcos, Santa Emília e Santo Eduardo, além das condições do asfalto após obras da Sabesp e ainda esgoto a céu aberto em diversas ruas do município de Embu das Artes foram assuntos duramente cobrados pelos vereadores aos representantes da companhia, na tarde desta quarta-feira (13) na Câmara Municipal da cidade.

Na ocasião os vereadores salientaram também a importância de uma fiscalização mais efetiva da Sabesp em relação às empresas terceirizadas que são contratadas para o serviço de tapa buraco. O vereador e presidente da Câmara Doda (PT) questionou os representantes em relação a um possível planejamento da empresa quando for faltar água, porque nem todas as residências contam com caixa d’água. 

Neste mesmo sentido, moradores frisaram que uma comunicação direta com a prefeitura sobre obras também deve ser feita, para evitar que sejam realizadas depois dos recapeamentos. “Não tem planejamento? Depois às ruas ficam cheias de buraco. Uma tampa de bueiro, mais alta que a rua, ocasionando acidentes”, questionou uma moradora.

Ney Santos (PSD) salientou que residências chegam a ficar mais de cinco dias sem uma gota de água nas torneiras, apesar do serviço ser pago e que é preciso deixar partido político (sigla partidária) de lado e juntar de forma efetiva os deputados para resolver os problemas que envolvem a companhia e ainda a presença deles em uma próxima reunião com representantes da Sabesp. “Quem sabe eles não se sensibilizam, pelo ano que vem se tratar de eleição”, observou.

Moradores presentes na reunião também não pouparam críticas aos serviços prestados pela Sabesp. “Falta água a 35 anos nas residências do bairro Jardim Santa Lúzia. Só chega às 2h, 3h da madrugada e não dá tempo nem de encher as caixas d’ água. Isso acontece também no Jardim Silvia, todos os finais de semana, os moradores não podem nem lavar roupa, fazer comida”, disse uma moradora. 

De acordo com Dirlene Palma Gomes, gerente de abastecimento de água o bairro não vai ser contemplado por grandes obras, mas até julho mudanças na rede de abastecimento serão feitas. “O buster deste local está no limite de atendimento, está previsto manutenção e reforma do buster, incluindo a diminuição da área de atendimento”, explicou.

“Convivemos com esgoto a céu aberto na Constantinopla. Envia um caminhão para desentupir e depois de dois dias volta a jorrar o esgoto”. A situação é a mesma no Jardim Santa Lúzia, no buraco do Sapo. “Ali tem esgoto que quando chove joga pra fora toda aquela água suja. Se a pessoa passa a pé, precisa correr pra não ficar imunda, agora quem passa de carro precisa fechar o vidro. Pra eles é mais fácil, porque não sentem tanto o cheiro”, contou outra moradora.

Levi Bacarin, gerente comercial da Sabesp disse que o tapa valas é um problema e incomoda a companhia, uma vez que somente uma empresa faz esse serviço. Um convênio de passar o tapa-valas à competência para a prefeitura já está sendo estudado, segundo ele. De acordo com ele, a prefeitura renovou o contrato com a Sabesp pelos próximos 30 anos e o desafio é que até 2018, 100% da água seja tratada e o esgoto coletado e tratado. 

Levi salientou também que a cobertura da rede do São Marcos depende dos coletores que vão para o Pirajuçara (que precisa ser fundo de várzea). “Ali tem um problema sério com a desapropriação de quem mora perto do córrego. Por isso a obra foi suspensa e o trecho precisa ser refeito tirando da várzea e trazer coletores para o Pirajuçara”, disse.

Segundo Levi o único lugar que tem esgoto tratado é a região central da cidade que vai para o rio Embu-Mirim. Para a região do Magali tem projeto previsto para o final deste ano ou para início de 2014. Já na região do Vista Alegre a rede de esgoto será refeita. “Com essas obras vai conseguir universalização do esgoto também”. Em relação à água a obra mais importante é a travessia na Br-116 que ainda tem dificuldades de abastecimentos nos pontos altos. 

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

20/10/2017

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir de hoje

A partir das 10h de hoje (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio...

20/10/2017

Nota Fiscal Paulista: Fazenda libera R$ 687,7 milhões em créditos

A Secretaria da Fazenda liberou R$ 687,7 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista para os...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.