Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Zona Azul de Taboão vai encerrar cobrança nesta quarta-feira 13

Por Sandra Pereira | 13/03/2013

azual_450

Sandra PereiraFim da zona azul foi anunciado em clima festivo 

As empresas Cellopark e Autoparque do Brasil vão começar a retirar nesta quarta-feira, 13, os 45 parquímetros da Zona Azul de Taboão da Serra. A partir desta data não haverá mais cobrança de estacionamento rotativo no município. O prefeito Fernando Fernandes, o vice Laércio Lopes, os vereadores da cidade e a deputada Analice Fernandes, anunciaram em clima festivo o cancelamento do contrato com as empresas que durante mais de um ano exploraram a cobrança do estacionamento rotativo em Taboão. O prefeito determinou ainda o cancelamento de todas as multas aplicadas contra os motoristas que descumpriram os prazos para estacionar nas 822 vagas para veículos e 21 para motocicletas, criadas pela zona azul.

“Vamos fazer o levantamento para verificar quem foi multado e pedir ao Detran o cancelamento dessa pontuação”, afirmou o prefeito, acrescentando que vai estudar uma nova forma para disciplinar o uso das vagas de estacionamento. “Vamos estudar uma forma de normatizar que não tenha custo”.

A rescisão do contrato aconteceu de forma amistosa. Segundo o prefeito o contrato celebrado na administração anterior tinha várias irregularidades e não gerava receita para a cidade uma vez que a empresa ficava com 94% do valor arrecadado e repassava apenas 6% ao município. A rescisão do contrato foi assinada pelo prefeito Fernando Fernandes e teve como testemunhas o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega e a deputada Analice Fernandes. 

 “Estamos cumprindo aqui o nosso compromisso com a população de Taboão. Andamos por toda a cidade e vimos que era isso que as pessoas queriam. Tinha gente que não podia mais receber visita em casa que tinha de pagar. Agora vamos estudar outra forma de organizar o uso das vagas, mas sem onerar as pessoas”, adiantou o prefeito.

Acabar com a zona azul foi uma das propostas de campanha de maior apelo popular do prefeito, uma vez que a cobrança foi implantada em meio a uma grande polêmica na cidade. Agora as empresas vão remover os parquímetros e deixar as calçadas onde eles foram instalados em plenas condições de uso.

 “Era compromisso nosso de campanha rever esse contrato que trazia transtornos e não beneficiava em nada a cidade. Taboão merece essa comemoração”, disse o prefeito. 

Ele compartilhou com os vereadores a conquista e todos foram unânimes em comemorar a medida. Os vereadores parabenizaram o prefeito e comemoraram efusivamente o fim da zona azul.
Dados apresentados na coletiva comprovam que os repasses feitos pela zona azul aos cofres municipais são ínfimos. A proposta inicial era de que esses recursos seriam aplicados para melhorar o trânsito, mas o valor quase insignificante dos  repasses impossibilita qualquer ação. Em 2012 a zona azul repassou à prefeitura menos de R$ 7 mil, enquanto no mês de janeiro deste ano o repasse chegou a R$ 3 mil.

 Na coletiva o prefeito voltou a afirmar que o maior desafio do seu governo é a área da saúde. Ele avaliou que a IACTA perdeu o controle e instalou o caos na cidade. Disse que a questão refere-se basicamente à falta de recursos humanos. O prefeito anunciou a chegada do Poupatempo e disse que será instalado na praça Luiz Gonzaga. Também revelou que a empresa Itaipava vai instalar seu centro de distribuição em Taboão. Ele ainda relatou que o município terá duas estações do metrô e disse que os estudos para implantação estão avançados. Fernando Fernandes revelou que o Ministério Público solicita quase diariamente informações sobre a administração passada e disse que não tem previsão de pagamento dos livre-nomeados exonerados da administração passada.

 “Reconstruir a saúde é nosso maior desafio. Eles acabaram com a nossa saúde. Nós aumentamos os salários dos médicos abrimos concurso e vamos contratar rapidamente 30 médicos, mas o ideal é 80. Também estamos cuidando da rescisão do contrato com a IACTA. A SPDM está se preparando para assumir e isso demanda tempo e preparação. Acredito que em abril já teremos a SPDM atuando”, relatou.

A deputada Analice disse que estará trabalhando cada dia mais pela cidade. Anunciou que nas próximas semanas o prefeito vai se reunir com o governador para tratar das demandas do município.

O presidente da Câmara elogiou a decisão do prefeito de revogar a zona azul e disse que a medida vai ao encontro do desejo da população identificado durante a campanha. Todos os vereadores da cidade, com exceção de Luiz Lune, Luzia Aprígio  e professor Moreira, prestigiaram o anúncio do fim da zona azul.

20/04/2017

Audiência pública na Câmara Municipal discute polêmica de convivência

A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra debateu nesta...

09/04/2017

Administração Jorge Costa pavimenta estrada no Potuverá em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio de uma parceria com a iniciativa privada,...

09/04/2017

Avenida de Taboão ganha faixa reversível em caráter experimental

Uma faixa reversível foi implantada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão...

09/04/2017

Taboão implanta selo de qualidade no transporte público

Um adesivo quadrado, com cerca de 10 centímetros, mas com uma capacidade expressiva de armazenar...

09/04/2017

Autopista Régis Bittencourt implanta nova passarela em Itapecerica

A Autopista Régis Bittencourt realiza a implantação de uma nova passarela na BR-116/SP, na...

06/04/2017

Motorista de caminhão colide com 12 veículos e atropela idosa em Taboão da Serra

Um acidente provocado por um caminhão causou pânico na tarde desta quinta-feira (06), na Rua...

05/04/2017

Prefeitura de Taboão convoca moradores que trabalham com UBER para cadastro

 

A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra está convocando...

03/04/2017

Prefeitura de Taboão vistoria toda a frota do transporte público municipal

Uma força-tarefa conduzida pela secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) coordenou...

31/03/2017

Grupo queimou pneus na Régis contra reformas do governo Temer

Manifestantes atearam fogo a pneus e bloquearam trecho da Rodovia Régis Bittencourt, na região...

30/03/2017

Engenheiro químico tem mal súbito e morre em trecho do Rodoanel Mário Covas

O engenheiro químico Rafael Holanda Mantelatto, de 28 anos, morreu depois de passar mal e...

22/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.