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Serviços de atendimento aos usuários oferecem mais segurança na BR-116 SP/PR

Por Jodely Dias | 12/03/2013

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DivulgaçãoEm 2012, a Autopista Régis Bittencourt realizou mais de 150 mil atendimentos na rodovia

São Paulo, 11 de março de 2013 - Os usuários que trafegam pela BR-116 entre São Paulo e Curitiba contam com serviços gratuitos disponibilizados 24 horas pela Autopista Régis Bittencourt que, em 2012, realizou 154.308 atendimentos a usuários ao longo dos 402,6 quilômetros sob sua administração – uma média de 190 atendimentos por km.

Estes atendimentos produziram mais de 210 mil acionamentos dos recursos operacionais da Concessionária, que oferece aos usuários os serviços de inspeção de tráfego constante, socorro médico, atendimento a veículos com problemas mecânicos, remoção de veículos acidentados, apoio à PRF (Polícia Rodoviária Federal) para a apreensão de animais na pista, viaturas para apoio ao combate a incêndio e o telefone 0800 para solicitação de informações ou atendimento.

Para garantir os serviços de emergência, a Autopista Régis Bittencourt coloca à disposição dos usuários cerca de 400 profissionais, entre médicos, enfermeiros, resgatistas, inspetores de tráfego, guincheiros, auxiliares de inspeção, com equipes que se revezam diariamente para atender aos usuários, além da operação do Centro de Controle Operacional e de uma frota de 14 ambulâncias, 17 guinchos (3 destes com gaiolas para apreensão de animais), três pipa-guinchos (caminhão com tanque reservatório de água para o combate a incêndio e equipamento de guincho), nove viaturas para inspeção de tráfego e duas motocicletas. A operação também conta com apoio de um caminhão multiuso, e três minipás carregadeiras para limpeza da pista. Esses recursos ficam distribuídos nas 10 Bases Operacionais, localizadas estrategicamente ao longo da rodovia.

Do total de atendimentos realizados até agora, o mais requisitado é devido às panes mecânicas, que corresponde a 26% do total prestado em 2012. Foram atendidos 6.504 acidentes, sendo 4.488 ocorrências sem vítima, 1.889 acidentes com vítimas e 127 acidentes com mortes.

Socorro Médico: 14 ambulâncias operam na Régis Bittencourt

O atendimento pré-hospitalar começa já no local do acidente, onde a equipe médica presta os primeiros-socorros, o que vem ajudando a salvar muitas vidas. Das 14 ambulâncias, cinco são UTIs móveis equipadas com recursos para casos mais graves. As outras nove ambulâncias são de remoção e suporte básico. Em 2012 foram mais de 13 mil atendimentos prestados pelas ambulâncias disponíveis no trecho concedido. Dependendo da gravidade do acidente, a vítima pode ser apenas medicada e liberada no local, ou removida para pronto-socorros e hospitais; em casos muito graves e de difícil remoção, a concessionária também conta com o apoio de helicópteros da Polícia Rodoviária Federal, ou da Polícia Militar, para o resgate.

Uma frota de 50 veículos operacionais com serviços 24 horas

Entre os recursos disponíveis para o socorro mecânico estão 5 guinchos pesados e 12 guinchos leves de última geração, dentre estes, três veículos com capacidade para remover três automóveis de uma só vez (tipo Deck) e gaiola para apreensão de animais, além dos três pipas-guincho. Com o objetivo de melhorar a demanda de atendimentos a veículos pesados, a Autopista adquiriu em dezembro de 2012 um guincho superpesado modelo MAN TGX 29.440, de cavalo mecânico com tração 6x4 e capacidade máxima de tração de 80 toneladas.

São 9 as viaturas de inspeção da rodovia, utilizadas para identificar ocorrências na pista e auxiliar os motoristas em situações de emergência, sinalizando o local e acionando, se necessário, outros serviços prestados pela concessionária. Os inspetores são responsáveis em informar o Centro de Controle Operacional da concessionária sobre acidentes, veículos avariados, congestionamentos, enfim, ocorrências que possam prejudicar as condições de fluidez, segurança e conforto dos usuários e seus veículos.

Para completar o time, duas motocicletas também fazem a inspeção de tráfego e dão mais agilidade na identificação de ocorrências, principalmente em trechos com situações de congestionamento.

O serviço de combate a incêndio e de apreensão de animais na rodovia completam os recursos operacionais que estão empenhados em atender às mais diversas ocorrências diárias na Régis Bittencourt. Foram mais de 2.700 ocorrências de incêndios e mais de 4.700 atendimentos a ocorrências envolvendo animais na pista.

Implantação do Sistema Inteligente de Transporte e Centro de Controle Operacional

Está em operação na Autopista Régis Bittencourt o Sistema de Monitoração do Tráfego que, através do Centro de Controle Operacional localizado na cidade de Registro, monitora e acompanha todas as movimentações de tráfego, providenciando com mais agilidade e rapidez os atendimentos aos usuários. Este Sistema conta com um Circuito Fechado de TV (CFTV), com a operação de 196 câmeras instaladas ao longo do trecho da concessão. Desta forma, as mais de 700 ocorrências atendidas por dia são identificadas com mais eficiência e, os usuários, atendidos com mais precisão. Além das câmeras, o Sistema de Monitoração contempla duas estações meteorológicas, 8 painéis de mensagens variáveis fixos e 6 painéis de mensagens variáveis móveis.

Atendimento 0800: mais de 300 mil ligações

O serviço 0800 foi criado com o objetivo de atender às emergências ocorridas no trecho de concessão da Autopista Régis Bittencourt, além de ser um importante canal de comunicação da Concessionária com o seu usuário.  O 0800 70 90 116 é uma ligação gratuita e recebe chamadas que vão desde pedidos de socorro em função de acidentes e veículos avariados, a informações, sugestões e reclamações. Em 2012, aconcessionária recebeu 332 mil ligações, sendo que cerca de 80% foram de usuários pedindo informações da condição de tráfego. Ao ligar para o 0800, o usuário é atendido por um dos operadores, que poderá passar informações sobre as condições gerais da rodovia; registrar os pedidos de atendimento de emergência e acionar o Centro de Controle de Operacional (CCO) para providências; tirar dúvidas e encaminhar sugestões e reclamações aos setores responsáveis.


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