Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Mulher diagnosticada com mioma dá a luz no vaso sanitário em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 11/03/2013

bebe450

Josemar SantosMãe e filha estão internadas na maternidade do Antena e passam bem 

Durante vários meses a moradora do Jardim Três Marias, em Taboão da Serra, Patrícia Alves Pinheiro, 34 anos, acreditou ter um mioma. Nesse período ela foi atendida no Centro de Referência da Mulher, fez várias consultas, exames, tomou remédios, entrou na fila de espera para fazer uma cirurgia no Hospital Geral do Pirajussara (HGP) e enfrentou dores fortes . Há duas semanas recebeu uma ligação agendando a cirurgia de retirada do mioma para o  mês de julho. Mas, no sábado, 9, ela e o marido, Josemar Santos de Santana, 30, foram surpreendidos com o nascimento da filha, que vai se chamar Raica Vitória. A neném nasceu no banheiro da casa deles, chegou a cair dentro do vaso sanitário e foi o pai quem retirou da boca dela a água do vaso e apressadamente envolveu a criança em lençóis para aquecê-la. A menina é a segunda filha do casal.

A mãe e a criança estão internadas na maternidade do Antena e passam bem. Elas devem ter alta nesta terça-feira, 12. Agora o pai da menina tenta retirar a certidão de nascimento dela, mas em razão do RG da mãe ser antigo ele encontrou dificuldades de registrar a neném. O drama do parto da criança foi gravado por vizinhos da família e circula nas redes sociais causando ampla repercussão. Veja aqui.

“No sábado minha esposa estava sentindo dor, eu dei remédio e eu levei ela pro banheiro. Ela sentou e disse que tinha alguma coisa saindo. Eu me abaixei e vi a cabeça de uma criança saindo. Entrei em desespero, a criança caiu no vaso e ficou com as perninhas pra cima. Primeiro a gente pensou que ela estava morta, depois as perninhas dela mexeram. Eu pegava ela, mas minhas mãos estava escorregando, precisei pegar uns panos para conseguir segurar ela. Demorou entre 20 a 40 segundos para eu conseguir pegar ela”, relatou o pai.

De acordo com Josemar, que falou com o Jornal na Net na porta do Antena, a criança chegou a ficar roxa após o nascimento. O pai contou que o SAMU demorou mais de meia hora para chegar em sua casa. Ele disse que uma das enfermeiras da equipe teria demonstrado muita preocupação ao ver a criança naquele estado.

 “Ela pegou minha filha e se apressou em aquecer ela, enrolou ela num papel térmico. Minha mulher veio de casa com a roupa que tava usando e a gente ficou tudo sem entender direito. Graças a Deus uma médica do Antena atendeu as duas muito bem. Só depois percebi o risco que a minha mulher e filha correram por causa da irresponsabilidade dos médicos. O que aconteceu é um absurdo. Todos os médicos falavam que ela tinha um mioma”, desabafa o pai.

Josemar Santos não se conforma com o fato da filha ter sido tratada como uma mioma. Disse que a esposa fez até mesmo ultrassom transvaginal e não foi identificado que ela estava grávida. Ele revelou que tem como provar que Patrícia foi tratada como portadora de um mioma, quado na verdade estava grávida. Relatou que pretende processar os médicos que atenderam a esposa assim como o município pelo trauma que a família viveu e o risco que enfrentaram. Para ele a família precisa ser indenizada por danos morais e pelo trauma de ver uma filha nascer sem uma única peça de roupa. Agora a maior preocupação dele é com o enxoval da menina.

“A gente estava se preparando até mesmo para pagar a cirurgia dela porque minha esposa estava sofrendo muito com dores e não aguentava mais. Não compramos nada para a minha filha. E do jeito que foi iam cortar a barriga da minha esposa e até correndo o risco de matar a minha filha por causa de um erro médico”, relatou.  “Dizem que o mioma é igual uma criança. Ela mexia, mas a gente tinha certeza que era por causa da doença”, disse.

Até a publicação dessa matéria o Jornal na Net esperou retorno da Secretaria de Saúde de Taboão e da assessoria de imprensa do HGP para comentar o assunto. No começo da noite desta segunda-feira, 11, a assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão informou que a paciente fazia tratamento de infecção urinária no HGP.

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

21/04/2018

SAMU promove curso de primeiros socorros na Escola do Legislativo de Taboão

A Escola do Legislativo de Taboão da Serra recebeu no dia 19, no plenário da Câmara, a equipe do...

20/04/2018

Embu das Artes recebe mais um prêmio na área da saúde

Referência no tratamento da tuberculose e com um dos maiores índices de cura do Estado de São...

14/04/2018

Cajec recebeu autoridades em evento beneficente para arrecadar fundos

A Casa de Apoio à Criança com Câncer José Eduardo Cavichio, (Cajec)  realizou um bingo...

12/04/2018

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população seja infectada...

11/04/2018

Taboão inscreve 49 projetos em Congresso Estadual de Saúde

Profissionais de saúde de Taboão da Serra participarão, de 18 a 20 de abril, do 32º Congresso de...

09/04/2018

Estudo mostra que música pode potencializar tratamento contra hipertensão

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que a música pode...

09/04/2018

Secretária de Saúde de Taboão abre inscrições para curso de cuidadores informais

A Secretaria de Saúde abriu inscrições para a décima turma do curso de Cuidadores Informais.


...

07/04/2018

ONU pede cuidados médicos para todos no Dia Mundial da Saúde

O mundo inteiro comemora neste sábado, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, que este ano tem o...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

21/04/2018

Candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.