Ouvidoria de Taboão participa do 8º Encontro das Ouvidorias de Saúde do Estado

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/03/2013

Guarulhos foi sede do 8º Encontro das Ouvidorias de Saúde do Estado de São Paulo. O evento proporcionou o encontro entre representantes de diversas Ouvidorias de municípios paulistas, entre eles, Taboão da Serra. O objetivo foi debater acerca das responsabilidades, das dificuldades enfrentadas, além de ampliar a discussão sobre propostas que visem solucionar os problemas por meio de colaboração técnica entre as ouvidorias. 

O evento, que contou com a participação do Ouvidor Nacional de Saúde, o Dr. Luiz Carlos Bolsan, e do Secretário Municipal de Saúde e Vice-Prefeito de Guarulhos, Dr. Carlos Chnaiderman, foi acompanhada de perto por João dos Santos Melo e Iolanda de Ferreira Araújo Santos, ambos representantes da Ouvidoria de Taboão da Serra.

Além de discutirem sobre o papel das Ouvidorias, os representantes propuseram o incentivo ao intercâmbio entre as mesmas a fim de ser estabelecida uma meta de criação e disseminação de “escutas qualificadas”, com ouvidorias que busquem o cidadão e promovam, assim, respostas efetivas aos problemas encontrados pelos munícipes. Além disso, a construção de uma rede de ouvidorias por meio do Sistema Ouvidor SUS também foi sugerida. 

Ao término do encontro, foram colocadas em pauta diversas outras propostas coletivas visando aprimorar o sistema saúde de São Paulo. Dentre elas, a criação de um seminário envolvendo as ouvidorias do Estado a fim de estabelecer novas diretrizes e conceitos normativos de funcionamento, bem como a articulação de todos os ouvidores de Saúde com o intuito de aperfeiçoar os serviços prestados à população. 

Por Dereck Gomes

Comentários