Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Câmara homenageia mulheres que inovam em Embu das Artes

Por Outro autor | 8/03/2013

Vereadoras_Rosana_e_Bete

Assessoria da Câmara de Embu das ArtesAs vereadoras Elisabete Carvalho (PDT) e Rosana Almeida (PMDB) coordenarão a sessão

A primeira inspetora mulher da história da GCM de Embu das Artes, uma empresária do ramo de transporte de carga pesada que chefia quase 900 homens, sendo 680 motoristas de caminhão, e uma mulher corajosa que, mesmo com paralisia infantil e limitação irreversível, não esmoreceu, fez vários cursos oferecidos pela prefeitura como de cabeleireira, informática, culinária, crochê e em 2012 concluiu o de manutenção de micro pelo Pronatec.

A descrição é apenas uma pequena parte da história de Maria Aparecida Mendes, Jurema Giovanella e Maria Izilda da Silva Prado, que darão seus depoimentos no plenário da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 8 de Março, às 18h, em homenagem às mulheres que constroem no dia a dia Embu das Artes. A sessão abrirá, oficialmente, a comemoração do Mês da Mulher e divulgará a campanha “Mulheres que inovam - Incentivo à qualificação profissional”.

As vereadoras Elisabete Carvalho (PDT) e Rosana Almeida (PMDB) coordenarão a sessão. Estarão presentes a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Daniela Almeida; a assessora de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, Marisa Araújo; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Léa Portuense; a delegada da Delegacia da Mulher, Floralice Nunes; e Ekedy Oya, das comunidades de matriz africana.

Também confirmaram presença as ex-vereadoras Ana Maria de Souza Santos (que integrou a Casa na legislatura de 2001-2004), Maria das Graças de Souza (1989-92, 1993-96, 2001-04 e 2005-08), Neide Orlandi Pres (1997-2000, 2001-04) e Valmira Schulle (2001-04). As ex-vereadoras Brígida Sacramento Carvalho dos Santos (1983-88), Maria Aparecida Gonçalves (1993-96) e Maria Cleuza Gomes (2009-2012) também foram convidadas.

Maria Antonieta Martins de Almeida (1964-68), a pioneira do Legislativo de Embu, que dá nome ao prédio da Câmara, foi homenageada ("in memorian") na sessão solene em 2012. Ela foi educadora respeitada, professora das crianças da colônia japonesa de Embu das Artes. Estará também presente à sessão o prefeito Chico Brito (PT), além do presidente da Casa, Sandoval Pinheiro, o Doda (PT), e demais vereadores, que receberão as mulheres.

'Mulheres que inovam'
A campanha “Mulheres que inovam - Incentivo à qualificação profissional”, que será apresentada durante a sessão solene, teve lançamento nacional em novembro do ano passado, em Brasília, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa incentiva a população feminina em situação de extrema pobreza a procurar qualificação em setores em expansão.

A proposta é inserir as trabalhadoras em profissões tradicionalmente masculinas, como cargos na construção civil, de mecânico, eletricista, torneiro-mecânico, instalador predial, indústria e informática, através dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) "Brasil sem Miséria". Auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e costureiro estão entre os cursos mais procurados.

Os interessados em se inscrever nos cursos do Pronatec em Embu das Artes, para as próximas turmas, podem procurar o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) na prefeitura (rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, centro) ou no Cras (Centro de referência de assistência social) mais próximo de casa, munidos com RG, CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência e de matrícula na rede estadual de ensino no caso de estudantes.

(Rita de Biaggio - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)


13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

14/12/2017

Governo libera hoje abono salarial de 2016 para nascidos em dezembro

O Ministério do Trabalho liberou hoje (14) o pagamento do abono salarial do PIS/ Pasep ano-base...

14/12/2017

Definido calendário escolar para o ano letivo de 2018

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (13), o calendário escolar para 2018. O ano letivo...

14/12/2017

Deputada Analice anuncia reformas em Escolas Estaduais de Taboão

Depois de uma reunião com o presidente do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.