Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Câmara homenageia mulheres que inovam em Embu das Artes

Por Outro autor | 8/03/2013

Vereadoras_Rosana_e_Bete

Assessoria da Câmara de Embu das ArtesAs vereadoras Elisabete Carvalho (PDT) e Rosana Almeida (PMDB) coordenarão a sessão

A primeira inspetora mulher da história da GCM de Embu das Artes, uma empresária do ramo de transporte de carga pesada que chefia quase 900 homens, sendo 680 motoristas de caminhão, e uma mulher corajosa que, mesmo com paralisia infantil e limitação irreversível, não esmoreceu, fez vários cursos oferecidos pela prefeitura como de cabeleireira, informática, culinária, crochê e em 2012 concluiu o de manutenção de micro pelo Pronatec.

A descrição é apenas uma pequena parte da história de Maria Aparecida Mendes, Jurema Giovanella e Maria Izilda da Silva Prado, que darão seus depoimentos no plenário da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 8 de Março, às 18h, em homenagem às mulheres que constroem no dia a dia Embu das Artes. A sessão abrirá, oficialmente, a comemoração do Mês da Mulher e divulgará a campanha “Mulheres que inovam - Incentivo à qualificação profissional”.

As vereadoras Elisabete Carvalho (PDT) e Rosana Almeida (PMDB) coordenarão a sessão. Estarão presentes a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Daniela Almeida; a assessora de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, Marisa Araújo; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Léa Portuense; a delegada da Delegacia da Mulher, Floralice Nunes; e Ekedy Oya, das comunidades de matriz africana.

Também confirmaram presença as ex-vereadoras Ana Maria de Souza Santos (que integrou a Casa na legislatura de 2001-2004), Maria das Graças de Souza (1989-92, 1993-96, 2001-04 e 2005-08), Neide Orlandi Pres (1997-2000, 2001-04) e Valmira Schulle (2001-04). As ex-vereadoras Brígida Sacramento Carvalho dos Santos (1983-88), Maria Aparecida Gonçalves (1993-96) e Maria Cleuza Gomes (2009-2012) também foram convidadas.

Maria Antonieta Martins de Almeida (1964-68), a pioneira do Legislativo de Embu, que dá nome ao prédio da Câmara, foi homenageada ("in memorian") na sessão solene em 2012. Ela foi educadora respeitada, professora das crianças da colônia japonesa de Embu das Artes. Estará também presente à sessão o prefeito Chico Brito (PT), além do presidente da Casa, Sandoval Pinheiro, o Doda (PT), e demais vereadores, que receberão as mulheres.

'Mulheres que inovam'
A campanha “Mulheres que inovam - Incentivo à qualificação profissional”, que será apresentada durante a sessão solene, teve lançamento nacional em novembro do ano passado, em Brasília, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa incentiva a população feminina em situação de extrema pobreza a procurar qualificação em setores em expansão.

A proposta é inserir as trabalhadoras em profissões tradicionalmente masculinas, como cargos na construção civil, de mecânico, eletricista, torneiro-mecânico, instalador predial, indústria e informática, através dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) "Brasil sem Miséria". Auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e costureiro estão entre os cursos mais procurados.

Os interessados em se inscrever nos cursos do Pronatec em Embu das Artes, para as próximas turmas, podem procurar o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) na prefeitura (rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, centro) ou no Cras (Centro de referência de assistência social) mais próximo de casa, munidos com RG, CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência e de matrícula na rede estadual de ensino no caso de estudantes.

(Rita de Biaggio - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)


17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.