Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Manifestação por melhoria do atendimento no Antena acaba em tumulto

Por Karen Santiago | 7/03/2013

manifestacao

Karen SantiagoManifestantes seguiram até o Pronto Socorro do Antena

A manifestação de diversos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e do Fórum Popular de Saúde contra a má qualidade do atendimento prestado aos usuários do Pronto Socorro do Antena, em Taboão da Serra, realizada nesta quinta-feira, 7, terminou em tumulto. Os manifestantes e a Guarda Civil Municipal entraram em confronto. O comandante da corporação se machucou e uma cadeira foi quebrada. Quando os manifestantes tentaram entrar no PS a GCM dispersou o grupo utilizando spray de pimenta. O ato foi  feito em protesto contra a falta de médicos no Antena, o atraso no pagamento de salários dos profissionais e em favor do rompimento imediato do contrato da prefeitura com a IACTA Saúde que administra o Antena. 

Munidos de faixas, cartazes e entoando gritos de guerra os manifestantes saíram da praça Luiz Gonzaga por volta das 10h e seguiram para a frente do PS Antena escoltados por guardas municipais. O tumulto começou assim que eles chegaram no local. Os manifestantes acusaram os guardas de jogar spray de pimenta em crianças e mulheres grávidas que também participavam da manifestação.

Os guardas disseram que foi necessário utilizar o gás de pimenta para evitar uma “tragédia”, além da depredação do prédio público. O comandante da corporação Leonel chegou a ser agredido em seu braço e em uma das pernas. Ele disse que irá registrar um Boletim de Ocorrência contra o movimento e o coordenador do MTST, Guilherme Buolos. “Eles tentaram invadir o PS com pessoas doentes e mulheres grávidas aqui dentro, só evitamos”, disse.

“A manifestação era pacífica, em nenhum momento tentamos invadir o Antena. Os guardas estão despreparados, até jogaram [spray] nas crianças e mulheres grávidas”, afirmou um manifestante.

Após o tumulto  representantes do movimento conseguiram se reunir com a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, e ainda saíram do local com uma reunião pré-agendada com o prefeito Fernando Fernandes para semana que vem. A secretaria afirmou que o prefeito tem um compromisso com a empresa para regularizar a questão salarial dos funcionários, “janeiro já foi pago e a folha de pagamento de fevereiro já está comigo” com objetivo da empresa arcar com o pagamento e os funcionários, como os médicos, continuarem prestando os serviços a população. 

Ainda segundo Raquel o PS conta por plantão 12 médicos e um vulcovascular. Ela adiantou que tem como um dos objetivos no PS aumentar o número de funcionários na sala de atendimento [2 para 4] e fazer uma outra reforma no local. “Não tem prazo, mas já tem um desenho da reforma”, finalizou.

O prefeito Fernando Fernandes disse que vai rescindir de forma amigável o contrato da IACTA. Ele mantém conversa com a SPDM para assumir a gestão do Antena. Desde o período da campanha o prefeito fazia duras críticas à gestão da IACTA no município. A empresa foi contratada na gestão do ex-prefeito Evilásio Farias.  

O PS sofre com a falta de médicos, enfermeiros, funcionários, medicamentos. Também há relatos de os salários dos funcionários estão atrasados.
11º

José Afonso da Silva

Senhor Ribamar, aqui quem fala é o Afonso e você deve lembrar que eu pessoalmente lhe perguntei o porque daquela postura da guarda,,, e você sem ninguém por perto, apertava o spray de pimenta sem parar.... pergunto a você, essa sua postura era necessária? O argumento da depredação e destruição do patrimônio público não serve para a ação da guarda no dia de ontem e menos ainda justifica a postura imprudente da guarda. Com todo respeito Ribamar, pergunto a você: que liderança lhe ameaçou de morte? Quanto aos xingamentos, acredito devem ter ocorrido, mas quem não xingaria levando cassetadas e gás de pimenta na cara? O que posso dizer é que a postura não foi nada profissional. E Quanto ao final de seu comentário faço questão de tirar uma cópia e entregar pessoamente em mãos do prefeito e pedir-lhe ei que se posicione e tome providências... Não é possível que a guarda não seja capaz tratar os movimentos sociais de nossa cidade com respeito e civilidade.

10º

marcelo

PRÁ TRATAR COM UM BANDO QUE ESTÁ ENFILTRADO NESSE MOVIMENTO, GÁS DE PIMENTA É POUCO. SE DEIXASSEM, ELES FARIAM NO PS O MESMO QUE FIZERAM NA CÂMARA. PARABÉNS À GCM. É UMA PENA EU NÃO TER ASSISTIDO, POIS, COMO TODA PESSOA DE BEM, EU ESTAVA TRABALHANDO NAQUELA HORA. DA PRÓXIMA VEZ, QUERO VER TOMAREM UM CACETE DAQUELES.

LUCIA

Estamos exercendo nossa cidadania, temos que protestar contra esses abusos.Da próxima vez eu vou estar presente e farei questão de chamar a mídia local e de São Paulo.É um absurdo, na história de Taboão é a primeira vez que vejo um caos como este.A UBS do Parque Pinheiros está sem clínico á meses, isso é inadmissível.Cadê o prefeito que não se manifesta?Como assim têm dinheiro para aumentar o salário dos secretários e não têm para aplicar na saúde?O que está acontecendo afinal?São á perguntas que o povo taboanense quer respostas.

eliane

Eu tambem tava la, e fui uma das premeiras a chegar la na porta do pronto socoro,e os guardas da Gcm ja estava na porta,nos fomos barados na porta e nao entramos em momento algum! e o tenete nao tinha preparo nem pra corer, ele jogol o esprei de pimenta e foi tentar corer e caio atropelando uma mulher com uma crianca.

Luciano Silva

VAMOS COM CALMA, ANTES DE BATER FORTE NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O CAOS QUE SE ASSISTE NA SAÚDE DE TABOÃO DA SERRA, É AINDA HERANÇA DEIXADA PELA ADM. ANTERIOR... NÃO ESTOU AQUI PRA DEFENDER QUEM QUER QUE SEJA... MAS... ESTAMOS NO INICIO DO TERCEIRO MÊS DA ATUAL GESTÃO.. TENHO ACOMPANHADO OS ESFORÇOS DO NOSSO PREFEITO EM DAR UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA... NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM... TEMOS QUE TER SIM, UM POUCO MAIS DE PACIÊNCIA.. INFELIZMENTE TEMOS QUE TER SIM... POREM, NÃO PODEMOS PERMITIR QUE ISSO CONTINUE, TEMOS QUE COBRAR SIM... MAS DE FORMA CIVILIZADA... DEPREDAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO É CRIME ! UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO.. QUANTO A AÇÃO DA GCM... CONCORDO EM GÊNERO NÚMERO E GRAU.. FOI USADO ALI OS MEIOS NECESSÁRIOS PARA CONTER OS ÂNIMOS... SABEMOS QUE TEM GENTE, QUE SE APROVEITA DA SUA CONDIÇÃO... PARA GERAR TUMULTUO.. POREM APROVEITO ESSE, PARA PEDIR SOCOOOORRO ! AO NOSSO PRONTO SOCORRO, PORQUE JA NÃO ESTA SENDO POSSÍVEL, SOCORRER NINGUÉM ALI...

maria

Se a manifestaçao é pacífica porque tentaram invadir o Pronto Socorro? Agora levar crianças e mulheres grávidas em uma manifestaçao é lamentável, pq. nunca se sabe o que pode acontecer... Se queriam manifestar que fossem na Prefeitura e falassem com o Prefeito, e nao em um Hospital!!! Me poupe. Parabéns GCM !!!!!!!!!!!

Jurandir

A Senhora Jussara que fez o comentário acima, pertence a esse movimento, que são profissionais, onde a maioria mora em São Paulo. São pessoas iludidas com promessas de algum benefício que nunca receberam, lógico que a saúde de Taboao precisa melhorar urgente, mas nao realizado com badernas como essa!

ribamar

os manifestantes que me desculpe um ato pacifico em qualquer lugar sempre tera o apoio da guarda civil visto que esta instituiçao sempre esteve pronta para servir e proteger,mas quando nos temos pessoas dispostas a tumultuar um sistema tao delicado que e a medicina,ou o atendimento a pessoas já debilitada pela doença,ou ate mesmo pelo sistema de atendimento precario onde medicos,pacientes,já estao e crise nao precisamos de um movimento de sem teto para tumultuar ainda mais,os manifestantes nao seriam abordados ou impedidos se a liderança destes tivessem respeitado uma distancia minima que seja para nao causar transtorno no ja tumultuado atendimento do hospital a guarda civil atravez de seu comandante ,seu secretario,e os valorosos gcms que mais uma vez mostraram sim preparo e copetencia pois ser xingado,ameassados de morte e manter-se calmos sem agredir ninguem tem que ser muito profissional mais 4eu pergunto a esses lideres até quando eimmmmmmmm.

concita

olá senhor carlos se vc estava la então ñ viu direito td q aconteceu, sabe senhor carlos pimenta nos olhos dos outros é refresco também la ñ tinha nem um bebado ha e também vc deve ter sido atendido imediatamente parabéns pra vc, pra ta falando todas essas baboseiras,e nós somos um movimento pacifico.

carlos

Eu estava lá acompanhando um paciente quando eles chegaram com tudo, queriam invadir o pronto socorro, mas graças a Deus que a guarda tava lá. Era um bando de bebados na frente e depois ouvi que são pessoas do embu e de são paulo. Tem que acabar com este movimento político que só faz baderna.

Jussara

Corrigindo o que foi informado na materia, o comandante Leonel, se machucou ao cair, isso aconteceu quando ele tentava agredir uma senhora acompanhada de uma criança de 10 anos de idade. Além disso, nada foi quebrado, nem mesmo uma cadeira, a GCM de Taboão está mal preparada Fomos recebidos com gás de pimenta já quando estávamos a 50 metros da entrada do hospital, não houve nenhum tipo de conversa apenas a obstrução do ato, guardas se colocaram a frente de nós já espirrando o gás. Temos gravações que provam isso e também iremos acionar a justiça.

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

23/05/2017

Pioneira em especialidades médicas, Clínica São Bento atende 20 convênios

Os moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica podem contar com a Clínica São...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.