Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Causa Nobre: Integrantes do Movimento Pró-Ampliação do HGP doam sangue

Por Sandra Pereira e Karen Santiago | 25/04/2010

hgp1.jpg

Manifestantes se mobilizaram na porta do HGP durante toda a manhã de sábado

Os integrantes do Movimento Pró-Ampliação do Hospital Geral do Pirajussara (HGP),se reuniram para doar sangue num ato simbólico em favor da ampliação e do Controle Social da Instituição, no sábado, 24. A mobilização em favor da causa cresce cada vez mais em Taboão e Itapecerica da Serra.

Márcia Regina uma das líderes do movimento e vice-prefeita de Taboão da Serra afirmou que a falta de vagas para as internações, a demora nas consultas, exames e cirurgias têm prejudicado a vida dos munícipes das duas cidades. “Como é possível um hospital desse porte não ter pelo menos 500 leitos?”, questionou acrescentando que o HGP só conta com 220 leitos para atender a Taboão da Serra, Embu e também pacientes de todo o Estado.

Márcia contou que a mobilização para a doação de sangue foi feita via telefone, e-mail, faixas espalhadas por toda a cidade e convites para os vereadores e autoridades da cidade e de Embu das Artes.

“A doação é simbólica, pois, a capacidade do banco de sangue é muito pequena, para se ter uma idéia só tem três cadeiras lá dentro, então demora de 30 a 40 minutos para cada doador”, contou.

A falta de controle social da instituição tem deixado dúvidas sobre a boa amplicação dos recursos e administração social do Hospital, segundo ela.

Para Márcia Regina os recursos são públicos, sendo assim do Sistema único de Saúde – SUS. “Não temos o controle social desse dinheiro, não sabemos de que maneira ele é gasto, isso é Lei”, complementa Márcia.

Os integrantes do movimento a todo o momento paravam os moradores que passavam em frente ao hospital explicando sobre a causa e pedindo apoio ao no abaixo assinado.

“O objetivo do abaixo assinado é sem dúvida fazer pressão no governador para ele entender que a população necessita e acima de tudo quer um melhor atendimento no hospital”, explicou Márcia.

O Movimento até o último mês já havia coletado mais de 22 mil assinaturas para o abaixo assinado que pede além de outras reivindicações a ampliação da instituição, mudanças na administração e controle social.

Márcia Regina contou a Reportagem do Jornal na Net que o Movimento Pró-Ampliação surgiu em março de 2009 com intuito de salvar vidas.

“Foi depois de uma constante demanda de pessoas que perderam leitos, que ficam mais de 1 ano para marcar consultas, que reclamam de aparelhos quebrados que o movimento resolveu se formar para tentar definitivamente acabar com esses problemas enfrentados pelos pacientes deste Hospital”, salientou.

Terezinha da Silva uma das coordenadoras do movimento lembrou que no dia 01 de maio (dia do trabalho) os integrantes também estarão recolhendo assinaturas para o abaixo assinado na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara.

jefferson dos santos

quero saber dele

sara ferreira lima

sou namorada do paciente jefferson dos santos que está no 4 andar que volto do coma e quero saber mais noticias dele

fernando

ja passou do prazo deste diretor sai fora do hospital, o cara não entende que o hospital e publico quer fazer dele arranque politico assim não da. quer fazer campanha doutor vai trabalhar sem prejudicar os municipes

claudia

Aonde esta a prestação de contas da direção do hospital? por que quem tem amizade la dentro consegue facil ser atendido? estou a mais de 2 anos esperando para passar no indrocnologista e amigas minhas ja conseguiram atraves de politicos com afinidades com o diretor. Aonde esta o controle das listas de espera? professora marcia tem total apoio meu e de minha familia

dayse

Ainda bem que tem muita gente acordando para este fato serisimo, pois hoje e mais facil ganhar na loto do que um minicipe ser atendido no hgp. e quando e atendido para uma cirurgia de catarata por exemplo falta lentes, brincadeira ne? e sem contar que no dia da doação rejeitaram mais de 10 doadores, os outros hospitais fazendo campanha para a doação e o hgp rejeitando, tem augo erado ai senhor diretor estamos de olho.

lindinalva silva costa limeira

espero que com este protesto,melhoras no atendimente e a ampliação do mesmo.

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.