Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Grandes eventos demandam um novo nível de qualidade de atendimento

Por Outro autor | 5/03/2013

Professora_Thais

Divulgação Thaís Giuliani é docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas. Não são somente os eventos esportivos que têm trazido uma grande demanda de estrangeiros para o Brasil. A crise mundial dos países desenvolvidos tem viabilizado a entrada de pessoas de outras nacionalidades para trabalhar e também visitar o país. Incentivo para os bons negócios não faltam. Porém, faz-se necessário o alerta à falta de qualidade nos serviços ainda existentes no país.

 Investir na melhoria dos serviços será imprescindível para atender este mercado que está cada vez mais exigente. O turista ou executivo expatriado que vem ao Brasil encontra um mercado de serviços heterogêneos, com uma grande maioria de profissionais ligados a serviços e turismo que não fala um segundo idioma. Sobra empatia, simpatia e hospitalidade dos brasileiros. Porém, não é suficiente para satisfazer as necessidades do cliente. Com orientação e profissionalismo, os brasileiros terão os diferenciais fundamentais para atender a esse público e fazer dos produtos e dos serviços um bom cartão de visitas.

Chegar a um ponto ideal na qualidade dos serviços requer investimento na qualificação dos profissionais já inseridos no mercado, bem como daqueles que desejam ingressar neste segmento. Para isso é essencial que as empresas tenham bem claro quais são sua missão e valores, além de estar disposta a rever hábitos e atitudes, começando pela sua liderança e chegando até o atendente na ponta da linha. Muitas empresas investem em treinamento, mas ao final do processo não tem resultados mensuráveis. Para os novos profissionais que desejam aproveitar as oportunidades existentes no segmento do Turismo, é fundamental buscar uma capacitação específica e de qualidade. O mercado necessita de mão de obra qualificada para garantir o sucesso desses grandes eventos e os profissionais que buscarem esta capacitação, com certeza terão destaque. 

Ainda está em tempo das empresas identificarem seus pontos de melhoria e prepararem suas equipes para atender às expectativas dos visitantes internacionais e dos clientes brasileiros. Para isso é importante que elas desenvolvam um programa de treinamento que proponha um diagnóstico sob medida para identificar quais são estes pontos e formatar uma ação que efetivamente contribua para o sucesso do negócio. A empresa deve atuar em todo o ciclo, da identificação da necessidade até a avaliação de como o treinamento contribuiu para a melhoria dos resultados pela visão dos clientes.

 Com um bom planejamento, organização e capacitação dos profissionais envolvidos em todas as fases do atendimento, o sucesso será garantido. Desta forma será possível aproveitar as oportunidades que esses grandes eventos internacionais podem propiciar para o crescimento do Turismo no Brasil.

Thaís Giuliani

É docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Brigadeiro. Graduada em Turismo, tem especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e mestrado em Administração.


09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

17/01/2018

Secretario de transporte de Taboão implementa Movimento de Segurança do Trânsito

O secretário de transportes de Taboão da Serra, Gerson Pereira Brito, se reuniu na manhã de...

17/01/2018

Embu realiza Campeonato de Churrasco e Feira Gastronômica na cidade

A cidade de Embu das Artes realizará, entre os dias 20 e 21 de janeiro, das 11h às 20h, um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.