Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Grandes eventos demandam um novo nível de qualidade de atendimento

Por Outro autor | 5/03/2013

Professora_Thais

Divulgação Thaís Giuliani é docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas. Não são somente os eventos esportivos que têm trazido uma grande demanda de estrangeiros para o Brasil. A crise mundial dos países desenvolvidos tem viabilizado a entrada de pessoas de outras nacionalidades para trabalhar e também visitar o país. Incentivo para os bons negócios não faltam. Porém, faz-se necessário o alerta à falta de qualidade nos serviços ainda existentes no país.

 Investir na melhoria dos serviços será imprescindível para atender este mercado que está cada vez mais exigente. O turista ou executivo expatriado que vem ao Brasil encontra um mercado de serviços heterogêneos, com uma grande maioria de profissionais ligados a serviços e turismo que não fala um segundo idioma. Sobra empatia, simpatia e hospitalidade dos brasileiros. Porém, não é suficiente para satisfazer as necessidades do cliente. Com orientação e profissionalismo, os brasileiros terão os diferenciais fundamentais para atender a esse público e fazer dos produtos e dos serviços um bom cartão de visitas.

Chegar a um ponto ideal na qualidade dos serviços requer investimento na qualificação dos profissionais já inseridos no mercado, bem como daqueles que desejam ingressar neste segmento. Para isso é essencial que as empresas tenham bem claro quais são sua missão e valores, além de estar disposta a rever hábitos e atitudes, começando pela sua liderança e chegando até o atendente na ponta da linha. Muitas empresas investem em treinamento, mas ao final do processo não tem resultados mensuráveis. Para os novos profissionais que desejam aproveitar as oportunidades existentes no segmento do Turismo, é fundamental buscar uma capacitação específica e de qualidade. O mercado necessita de mão de obra qualificada para garantir o sucesso desses grandes eventos e os profissionais que buscarem esta capacitação, com certeza terão destaque. 

Ainda está em tempo das empresas identificarem seus pontos de melhoria e prepararem suas equipes para atender às expectativas dos visitantes internacionais e dos clientes brasileiros. Para isso é importante que elas desenvolvam um programa de treinamento que proponha um diagnóstico sob medida para identificar quais são estes pontos e formatar uma ação que efetivamente contribua para o sucesso do negócio. A empresa deve atuar em todo o ciclo, da identificação da necessidade até a avaliação de como o treinamento contribuiu para a melhoria dos resultados pela visão dos clientes.

 Com um bom planejamento, organização e capacitação dos profissionais envolvidos em todas as fases do atendimento, o sucesso será garantido. Desta forma será possível aproveitar as oportunidades que esses grandes eventos internacionais podem propiciar para o crescimento do Turismo no Brasil.

Thaís Giuliani

É docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Brigadeiro. Graduada em Turismo, tem especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e mestrado em Administração.


24/05/2018

Procon de Itapecerica multou posto acusado de vender combustíveis com preços abu

O Procon de Itapecerica da Serra multou o posto de gasolina que estava vendendo gasolina a R$...

24/05/2018

Em Taboão, Café Sensorial promove protagonismo de pessoas com deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

24/05/2018

Motoqueiros fizeram ato na Régis, no centro de Taboão em apoio ao protesto

Motoqueiros realizaram protesto no início da noite desta quinta-feira 24, contra o aumento no...

23/05/2018

Governo faz reunião para discutir greve de caminhoneiros

O governo convocou para hoje (23), às 14h, uma reunião para discutir a paralisação dos...

11/05/2018

Após 6 meses de vigência, reforma trabalhista espera regulamentação

Meio ano após a implantação da reforma trabalhista, os resultados das mudanças ainda não são...

11/05/2018

Centro de Formação Continuada de Embu capacita 50 novos Guardas Civis

No dia 06 de Abril o Prefeito Ney Santos inaugurou as instalações do CEFECON (Centro de Formação...

11/05/2018

Em comemoração ao Dia das Mães Bom prato terá cardápio especial nesta sexta

Para comemorar o Dia das Mães que será celebrado no domingo, 13, as unidades do Bom Prato terão...

09/05/2018

Preço da cesta básica diminui em 16 capitais em abril, diz Diesse

A cesta básica diminui em 16 capitais no mês de abril, segundo dados da Pesquisa Nacional da...

08/05/2018

Vereadores e prefeito entregam título de Cidadão Taboanense ao padre Weliton

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e os vereadores Cido da Yafarma, Dr....

25/05/2018

Embu realiza Futebol Solidário das Estrelas neste sábado 26

Neste sábado 26 de maio, à partir das 9h, o município de Embu Das Artes irá realizar o Futebol...

25/05/2018

Caminhoneiros mantém bloqueio na BR; parte dos ônibus deixam de circular

A rodovia Régis Bittencourt segue com bloqueio de caminhoneiros em Embu das Artes. Os...

25/05/2018

Condutores escolares de Taboão da Serra fazem ato em apoio aos caminhoneiros

Os condutores de vans escolares começaram a manhã desta sexta-feira (25) com protestos em Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.