Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Grandes eventos demandam um novo nível de qualidade de atendimento

Por Outro autor | 5/03/2013

Professora_Thais

Divulgação Thaís Giuliani é docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas. Não são somente os eventos esportivos que têm trazido uma grande demanda de estrangeiros para o Brasil. A crise mundial dos países desenvolvidos tem viabilizado a entrada de pessoas de outras nacionalidades para trabalhar e também visitar o país. Incentivo para os bons negócios não faltam. Porém, faz-se necessário o alerta à falta de qualidade nos serviços ainda existentes no país.

 Investir na melhoria dos serviços será imprescindível para atender este mercado que está cada vez mais exigente. O turista ou executivo expatriado que vem ao Brasil encontra um mercado de serviços heterogêneos, com uma grande maioria de profissionais ligados a serviços e turismo que não fala um segundo idioma. Sobra empatia, simpatia e hospitalidade dos brasileiros. Porém, não é suficiente para satisfazer as necessidades do cliente. Com orientação e profissionalismo, os brasileiros terão os diferenciais fundamentais para atender a esse público e fazer dos produtos e dos serviços um bom cartão de visitas.

Chegar a um ponto ideal na qualidade dos serviços requer investimento na qualificação dos profissionais já inseridos no mercado, bem como daqueles que desejam ingressar neste segmento. Para isso é essencial que as empresas tenham bem claro quais são sua missão e valores, além de estar disposta a rever hábitos e atitudes, começando pela sua liderança e chegando até o atendente na ponta da linha. Muitas empresas investem em treinamento, mas ao final do processo não tem resultados mensuráveis. Para os novos profissionais que desejam aproveitar as oportunidades existentes no segmento do Turismo, é fundamental buscar uma capacitação específica e de qualidade. O mercado necessita de mão de obra qualificada para garantir o sucesso desses grandes eventos e os profissionais que buscarem esta capacitação, com certeza terão destaque. 

Ainda está em tempo das empresas identificarem seus pontos de melhoria e prepararem suas equipes para atender às expectativas dos visitantes internacionais e dos clientes brasileiros. Para isso é importante que elas desenvolvam um programa de treinamento que proponha um diagnóstico sob medida para identificar quais são estes pontos e formatar uma ação que efetivamente contribua para o sucesso do negócio. A empresa deve atuar em todo o ciclo, da identificação da necessidade até a avaliação de como o treinamento contribuiu para a melhoria dos resultados pela visão dos clientes.

 Com um bom planejamento, organização e capacitação dos profissionais envolvidos em todas as fases do atendimento, o sucesso será garantido. Desta forma será possível aproveitar as oportunidades que esses grandes eventos internacionais podem propiciar para o crescimento do Turismo no Brasil.

Thaís Giuliani

É docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Brigadeiro. Graduada em Turismo, tem especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e mestrado em Administração.


25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

06/04/2017

Festival Gastronômico no Extra Taboão acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de abril

Entre os dias 07 e 09 de abril de 2017 (12h às 22h) o Taboão vai ficar ainda mais delicioso! O...

05/04/2017

Moradores do Monte Alegre investem em monitoramento e sinalização contra o crime

Cansados da violência e sem conseguir se proteger contra os assaltos cada vez mais frequentes na...

03/04/2017

Concurso do Tribunal de Justiça terá vagas pra Taboão, Embu e Itapecerica

Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra e São Lourenço, estão entre as...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.