Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Grandes eventos demandam um novo nível de qualidade de atendimento

Por Outro autor | 5/03/2013

Professora_Thais

Divulgação Thaís Giuliani é docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas. Não são somente os eventos esportivos que têm trazido uma grande demanda de estrangeiros para o Brasil. A crise mundial dos países desenvolvidos tem viabilizado a entrada de pessoas de outras nacionalidades para trabalhar e também visitar o país. Incentivo para os bons negócios não faltam. Porém, faz-se necessário o alerta à falta de qualidade nos serviços ainda existentes no país.

 Investir na melhoria dos serviços será imprescindível para atender este mercado que está cada vez mais exigente. O turista ou executivo expatriado que vem ao Brasil encontra um mercado de serviços heterogêneos, com uma grande maioria de profissionais ligados a serviços e turismo que não fala um segundo idioma. Sobra empatia, simpatia e hospitalidade dos brasileiros. Porém, não é suficiente para satisfazer as necessidades do cliente. Com orientação e profissionalismo, os brasileiros terão os diferenciais fundamentais para atender a esse público e fazer dos produtos e dos serviços um bom cartão de visitas.

Chegar a um ponto ideal na qualidade dos serviços requer investimento na qualificação dos profissionais já inseridos no mercado, bem como daqueles que desejam ingressar neste segmento. Para isso é essencial que as empresas tenham bem claro quais são sua missão e valores, além de estar disposta a rever hábitos e atitudes, começando pela sua liderança e chegando até o atendente na ponta da linha. Muitas empresas investem em treinamento, mas ao final do processo não tem resultados mensuráveis. Para os novos profissionais que desejam aproveitar as oportunidades existentes no segmento do Turismo, é fundamental buscar uma capacitação específica e de qualidade. O mercado necessita de mão de obra qualificada para garantir o sucesso desses grandes eventos e os profissionais que buscarem esta capacitação, com certeza terão destaque. 

Ainda está em tempo das empresas identificarem seus pontos de melhoria e prepararem suas equipes para atender às expectativas dos visitantes internacionais e dos clientes brasileiros. Para isso é importante que elas desenvolvam um programa de treinamento que proponha um diagnóstico sob medida para identificar quais são estes pontos e formatar uma ação que efetivamente contribua para o sucesso do negócio. A empresa deve atuar em todo o ciclo, da identificação da necessidade até a avaliação de como o treinamento contribuiu para a melhoria dos resultados pela visão dos clientes.

 Com um bom planejamento, organização e capacitação dos profissionais envolvidos em todas as fases do atendimento, o sucesso será garantido. Desta forma será possível aproveitar as oportunidades que esses grandes eventos internacionais podem propiciar para o crescimento do Turismo no Brasil.

Thaís Giuliani

É docente do curso de Turismo no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Brigadeiro. Graduada em Turismo, tem especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e mestrado em Administração.


21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.