Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Hospital Geral de Itapecerica recebe selo de padrão internacional de qualidade

Por Outro autor | 4/03/2013

hgis

Arquivo do Jornal na NetUnidade tornou-se o único hospital geral público com certificação concedida pela Joint Commission International, presente em 90 países

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) recebeu mais um certificado que comprova sua excelência no atendimento e serviços oferecidos à população. A unidade do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pelo Seconci-SP, através do modelo de gestão por Organização Social de Saúde, recebeu o selo Internacional de Padrão de Qualidade da Joint Commission Internation (JCI), líder mundial em certificação na área de saúde, presente em 90 países e no Brasil responsável por acreditar hospitais de referência como Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Hospital do Coração.

Inaugurado em 3 de março de 1999, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra fez parte do primeiro grupo de hospitais paulistas sob o modelo de gestão com Organizações Sociais de Saúde.

Segundo a diretoria, a certificação é resultado da ação constante do HGIS na busca pela adoção de boas práticas e adequação às exigências internacionais com os mais elevados padrões de cuidado não só para com o paciente como também para a melhoria de processos voltados aos resultados. O selo torna a unidade o único hospital geral público do Brasil com a acreditação internacional da JCI.

Para obter a importante certificação, o HGIS percorreu um longo caminho desde sua inauguração, em 1999. Ciente da importância de sempre buscar a qualidade da assistência, a unidade obteve em 2009 a acreditação com excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a mais importante do país.

Em 2010, o HGIS deu um novo passo na busca pela qualidade e eficiência, partindo para a certificação internacional. Para isso, a equipe do hospital conheceu a metodologia da JCI e alinhou seus processos às exigências necessárias para obter o selo.

Em novembro de 2012, a unidade recebeu uma equipe internacional de avaliadores da JCI, que visitou todo o HGIS e acompanhou os processos de atendimento de vários pacientes, avaliando se os padrões exigidos eram atendidos. O relatório final apontou que dos 1.221 itens avaliados, 1.189 estavam em conformidade e garantiu o selo de padrão de qualidade internacional ao hospital.

“No Brasil são apenas 23 unidades certificadas pelos padrões da JCI e o HGIS é o primeiro hospital geral público a receber esse selo. Isso nos deixa orgulhosos, pois é o reconhecimento da proposta de trabalho de alta eficiência e qualidade estabelecida desde a nossa inauguração”, afirma Dr. Didier Roberto Torres Ribas, superintendente hospitalar do HGIS.

As boas práticas são uma busca constante do HGIS desde sua abertura, quando a conceito de humanização começou a ganhar forma no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a unidade, que atende mais de 15 mil pacientes por mês, é referência para o método Canguru e tornou-se Hospital Amigo da Criança. Além das acreditações da ONA e JCI, também possui o selo CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

Sobre a Joint Commission International

Criada em 1994 pela The Joint Commission (maior e mais antiga agência acreditadora e definidora de padrões em cuidados de saúde dos Estados Unidos), a certificação JCI tem presença em mais de 90 países, onde trabalha com organizações de cuidados de saúde, governos e defensores internacionais da promoção de padrões rigorosos de cuidados e oferta de soluções com o máximo desempenho. Sua missão é a melhoria contínua da segurança e qualidade dos cuidados de saúde na comunidade internacional através do fornecimento de serviços de educação, consultoria, acreditação e certificação internacional. A JCI possui quatro anos de acreditação pela International Society for Quality in Health Care (ISQua). Isso assegura que os padrões, treinamentos e processos utilizados na avaliar de desempenho de instituições de saúde atendem aos mais altos critérios internacionais.

Com informações do site maxpressnet 

Sobre o SECONCI-SP

O SECONCI-SP - Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964 por um grupo de empresários do setor e tem como missão promover ações de saúde, educação e assistência social. Desde 1999 é parceiro da Secretaria de Estado da Saúde na gestão de unidades de saúde. Hoje, além do HGIS é também responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Regional de Cotia, Hospital Estadual de Sapopemba e AME Barradas (Heliópolis). A marca dessa parceria é uma gestão séria e focada na produção de cuidado digno e de qualidade.

24/04/2018

Governo de SP quer vacinar 10,7 milhões de pessoas contra a gripe

O governador Márcio França participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da campanha...

24/04/2018

Redução de peso pode evitar 15 mil casos de câncer por ano no Brasil

Estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil, ou 3,8% do total, poderiam...

23/04/2018

SAMU promove curso de primeiros socorros na Escola do Legislativo de Taboão

A Escola do Legislativo de Taboão da Serra recebeu no dia 19, no plenário da Câmara, a equipe do...

23/04/2018

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em todo o Brasil

Começa nesta segunda-feira (23) em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra a influenza. A...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

20/04/2018

Embu das Artes recebe mais um prêmio na área da saúde

Referência no tratamento da tuberculose e com um dos maiores índices de cura do Estado de São...

14/04/2018

Cajec recebeu autoridades em evento beneficente para arrecadar fundos

A Casa de Apoio à Criança com Câncer José Eduardo Cavichio, (Cajec)  realizou um bingo...

12/04/2018

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população seja infectada...

11/04/2018

Taboão inscreve 49 projetos em Congresso Estadual de Saúde

Profissionais de saúde de Taboão da Serra participarão, de 18 a 20 de abril, do 32º Congresso de...

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Governo de SP quer vacinar 10,7 milhões de pessoas contra a gripe

O governador Márcio França participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da campanha...

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.