Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Hospital Geral de Itapecerica recebe selo de padrão internacional de qualidade

Por Outro autor | 4/03/2013

hgis

Arquivo do Jornal na NetUnidade tornou-se o único hospital geral público com certificação concedida pela Joint Commission International, presente em 90 países

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) recebeu mais um certificado que comprova sua excelência no atendimento e serviços oferecidos à população. A unidade do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pelo Seconci-SP, através do modelo de gestão por Organização Social de Saúde, recebeu o selo Internacional de Padrão de Qualidade da Joint Commission Internation (JCI), líder mundial em certificação na área de saúde, presente em 90 países e no Brasil responsável por acreditar hospitais de referência como Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Hospital do Coração.

Inaugurado em 3 de março de 1999, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra fez parte do primeiro grupo de hospitais paulistas sob o modelo de gestão com Organizações Sociais de Saúde.

Segundo a diretoria, a certificação é resultado da ação constante do HGIS na busca pela adoção de boas práticas e adequação às exigências internacionais com os mais elevados padrões de cuidado não só para com o paciente como também para a melhoria de processos voltados aos resultados. O selo torna a unidade o único hospital geral público do Brasil com a acreditação internacional da JCI.

Para obter a importante certificação, o HGIS percorreu um longo caminho desde sua inauguração, em 1999. Ciente da importância de sempre buscar a qualidade da assistência, a unidade obteve em 2009 a acreditação com excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a mais importante do país.

Em 2010, o HGIS deu um novo passo na busca pela qualidade e eficiência, partindo para a certificação internacional. Para isso, a equipe do hospital conheceu a metodologia da JCI e alinhou seus processos às exigências necessárias para obter o selo.

Em novembro de 2012, a unidade recebeu uma equipe internacional de avaliadores da JCI, que visitou todo o HGIS e acompanhou os processos de atendimento de vários pacientes, avaliando se os padrões exigidos eram atendidos. O relatório final apontou que dos 1.221 itens avaliados, 1.189 estavam em conformidade e garantiu o selo de padrão de qualidade internacional ao hospital.

“No Brasil são apenas 23 unidades certificadas pelos padrões da JCI e o HGIS é o primeiro hospital geral público a receber esse selo. Isso nos deixa orgulhosos, pois é o reconhecimento da proposta de trabalho de alta eficiência e qualidade estabelecida desde a nossa inauguração”, afirma Dr. Didier Roberto Torres Ribas, superintendente hospitalar do HGIS.

As boas práticas são uma busca constante do HGIS desde sua abertura, quando a conceito de humanização começou a ganhar forma no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a unidade, que atende mais de 15 mil pacientes por mês, é referência para o método Canguru e tornou-se Hospital Amigo da Criança. Além das acreditações da ONA e JCI, também possui o selo CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

Sobre a Joint Commission International

Criada em 1994 pela The Joint Commission (maior e mais antiga agência acreditadora e definidora de padrões em cuidados de saúde dos Estados Unidos), a certificação JCI tem presença em mais de 90 países, onde trabalha com organizações de cuidados de saúde, governos e defensores internacionais da promoção de padrões rigorosos de cuidados e oferta de soluções com o máximo desempenho. Sua missão é a melhoria contínua da segurança e qualidade dos cuidados de saúde na comunidade internacional através do fornecimento de serviços de educação, consultoria, acreditação e certificação internacional. A JCI possui quatro anos de acreditação pela International Society for Quality in Health Care (ISQua). Isso assegura que os padrões, treinamentos e processos utilizados na avaliar de desempenho de instituições de saúde atendem aos mais altos critérios internacionais.

Com informações do site maxpressnet 

Sobre o SECONCI-SP

O SECONCI-SP - Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964 por um grupo de empresários do setor e tem como missão promover ações de saúde, educação e assistência social. Desde 1999 é parceiro da Secretaria de Estado da Saúde na gestão de unidades de saúde. Hoje, além do HGIS é também responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Regional de Cotia, Hospital Estadual de Sapopemba e AME Barradas (Heliópolis). A marca dessa parceria é uma gestão séria e focada na produção de cuidado digno e de qualidade.

Maria

O serviço de saude em Itapecerica está longe dos principios do SUS. Estou passando por uma situação que pode você pode passar amanhâ! MEU pai tem 87 anos sofreu um AVC pela 3º vez,ficou hospitalizado por 21 dias e recebeu alta pouco consciente,agitado,debilitado com sonda sanogastrica,dispneico,hemiparesia,ulcera de pressão na região ocipital,região cocigena e calcanho em ambos os membros sendo o esquerdo com necrose.Com receita de como preparar dieta e receita de neuzine se necessário,sivastatina,omeprazol.Sem exame e relatório nenhum .Queixa de dores de cabeça constantemente,necessita de aspiração orotraqueal,dieta enteral o qual não consigo finaceiramente manter pois estou comprando gaze,oléo de girasol,sonda de aspiração,soro fisiologico,agua destilada,fralda,atadura descartavel,cadeira de banho,luva de procedimento,aluguei cama hospitalar i vacuometro estou cuidando em casa com ajuda de pessoas conhecidas pois há 2 semanas aguardo visita domiciliar do posto de saude do parque paraíso e nada.Para que pago imposto se não tenho serviço digno,pois em são paulo se tem agente comunitário,enfermeira e medicos mais Nasf fornecem medicamentos,dietas,visitas domociliares,coletas de exames e um apoio para como se dar um cuidado pleativo ao idoso.prefeito eu gostqria de saber o que está sendo feito com a verba da SAUDEEEEEEEEEEEEEEEEE.espero respostas nem que eu tenha que fazer uma ouvidoria todos os dias neste municipio que é facil para se morrer por saude precaria............

Vinicius de Almeida

A JCI (Joint Comission International), presente em 90 países do Mundo, inclusive Brasil, dá um exemplo de busca de Organização Hospitalar Modelo, quando confere Certificados a Instituições Hospitalares que atuam segundo processamentos médico-hospitalares de conformidade com os padrões, por ela, exigidos. Dessa maneira age, também, a OMS (Organização Mundial de Saúde),da ONU, quando atual em nível internacional, exigindo dos Países Filiados o cumprimento de Programas de Prevenção de Saúde(vacinas, exames preventivos, atendimento básico universal de populações, em diagnósticos de doenças e tratamentos imediatos com medicação gratuita) e outras exigências nas áreas de Intervenção na Saúde( Postos de Saúde, Hospitais, Cirurgias, Tecnologias de Ponta, Medicações Específicas). Caso os Países adotassem em suas Organizações de Saúde e Outras Atividades Setoriais este tipo de atitude de Organizações-Modelo em áreas diversas de atividades públicas, muita Desorganização Estúpida, no seu Setor Público, desapareceria como por encanto.

maria aparecida

Ele realmente é otimo,mas esta ficando saturado... os prontos socorros da região pedem vaga e eles negam e quando chega-se lá esta tudo calmo, o governo deveria colocar mais ´pessoas e abrir pra voluntarios principalmente no auxilio aos doentes enquanto não há parente o tempo todo quando precisa de ausentar. e tem mais que coisa é passar a noite muito pernilongo mais nuvens mesmo e muito barulhooooo Meu Deus!!! os doentes não dormemmmm Se esta bom vamos cuidar pra melhorar ainda mais ke Deus abençoe a todos os funcionarios que são maravilhosossss

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

29/04/2017

Vacina contra o vírus H1N1 pretende imunizar 64 mil pessoas em Taboão

A Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza H1N1, organizada pelo Ministério da Saúde,...

19/04/2017

Vacinação contra gripe pretende imunizar 10 milhões de paulistas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra...

17/04/2017

Médicos de Itapecerica participam de oficina promovida pela Prefeitura

O setor de Educação Permanente da Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu,...

07/04/2017

TaboãoPrev recebe o 2º Ciclo de Palestras para Saúde do Servidor

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Taboão da Serra retoma, na próxima...

06/04/2017

Emoção e saudosismo marcam aniversário do CMHR Arco Íris em Itapecerica

Uma grande festa celebrou a comemoração de 25 anos do Centro Municipal de Habilitação e...

24/03/2017

Mutirão de saúde no AME Taboão, HGP e HGIS termina neste sábado, 25

Termina neste sábado, 25, o mutirão de saúde realizado pelo governo do estado para antecipar...

17/03/2017

Hospital Geral de Taboão, de Itapecerica e AME terão mutirão de saúde do governo

O governo do estado vai realizar um mutirão de saúde entre os dias 18 e 25 de março.Durante o...

15/03/2017

Campanha de Saúde celebra Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Itapecerica da...

07/03/2017

AME Taboão da Serra tem bom índice de aprovação pelos usuários e pacientes

A pesquisa anual de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde apontou uma média de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.