Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Pronto Socorro do Antena viveu fim de semana de caos

Por Sandra Pereira | 3/03/2013

antena600

Sandra PereiraCorredores do Antena ficaram lotados durante o todo final de semana

A saúde de Taboão da Serra vive uma crise singular que se agrava aos finais de semana. No Pronto-Socorro do Antena quase 300 pessoas esperaram até oito horas por atendimento neste sábado, 2. No período da manhã somente uma médica atendia aos moradores. O corredor localizado em frente aos consultórios fechados permaneceu lotado durante todo o dia. A situação caótica se repetiu no domingo 3, evidenciando o drama enfrentado pela saúde municipal. Os pacientes afirmam que a situação no Antena vem piorando gradativamente após setembro de 2012. A indefinição em torno da saída da IACTA Saúde, que administra o Antena, só piora o quadro formado pela superlotação, ausência de médicos, servidores com vencimentos em atraso e até falta de insumos para atender aos pacientes.

O prefeito Fernando Fernandes disse que vai rescindir de forma amigável o contrato da IACTA. Ele mantém conversa com a SPDM para assumir a gestão do Antena. Desde o período da campanha o prefeito fazia duras críticas à gestão da IACTA no município.

“Cheguei sete horas da noite passando mal. Fui embora duas horas da manhã e voltei cedo mais até agora nada”, relatou uma paciente do Leme. “Pior que não tem médico nos postos de saúde”, completou outra paciente.

Durante todo o final de semana a demora no atendimento fez com que algumas pessoas desistissem de esperar. Sem alternativa, as que estavam em estado mais grave enfrentavam a longa espera. A reclamação unânime era a pouca quantidade de médicos. No sábado, uma paciente saiu em defesa da médica que estava atendendo, quando um rapaz reclamou do fato dela ter dado preferência a uma idosa em detrimento do jovem. Por pouco não houve confusão.

“Se fosse a mãe dele  não ia achar ruim. A  médica fez o que era certo. A senhora tinha prioridade e estava mal. Essa médica está atendendo todas essas pessoas sozinhas. Não vi ela parar nessas horas que estou aqui”, disse uma moradora do Pirajuçara.

Quem utiliza o Antena reclama que o local dispõe de mais seguranças do que médicos para atender a população. O quadro caótico no atendimento parece não ter data para ser solucionado. Mas, também é fato que o pronto-socorro acaba sendo porta de entrada para todos os tipos de atendimento. Neste final de semana a reportagem do Jornal na Net encontrou vários pacientes que deveriam estar sendo atendidos em Unidades Básicas de Saúde. A maioria usa o Antena sob o argumento de que não há médicos nas UBSs ou postos de saúde. Havia ainda moradores de Embu das Artes que estavam no pronto socorro para fazer raios X.

“Moro no Vazame e venho pra cá toda semana fazer raio X na perna”, disse.

O prefeito Fernando Fernandes evitou falar em prazos para que a IACTA deixe Taboão da Serra, mas já disse publicamente que a meta do governo é tirar a empresa da cidade. O fim do contrato com a IACTA é meta também do legislativo que já pediu a quebra do contrato. A IACTA é alvo constante de denúncias e sofre investigação do Ministério Público em outras cidades onde atua. A empresa foi contratada na gestão do ex-prefeito Evilásio Farias. 





ANGELICA COSTA

Estou muito mal de saúde desde sexta- feira , passei no clínico ,fui medicada e colhi sangue para saber o que tenho realmente,mas até hj q é domingo não consigo o meu resultado do exame porque está sem sistema para imprimir para retorno na médica, será que na gestáo adiministrativa ninguém conseguiu pensar em criar um sistema para o próprio paciente imprimir seu resultado numa lanhouse elevar pronto para quando cair o sistema náo ficar sem atendimento?estou morrendo de dor e náo posso fazer nada por causa de um sistema q náo funciona,isso revolta, porque funcionários livres nomeados na prefeitura está cheio, façam, criem alguma soluçao para este tipo de problema ,no atendimento particular o paciente faz seus exames e tem a liberdade de imprimir o resultado em casa sem precisar ter q voltar na clínica só para buscar sabiam?

CAROL

pELO QUE SEI NÃO É DE UMA HORA PARA OUTRA QUE O PREFEITO MUDA UMA CIDADE, ELE ESTA FAZENDO PESSOAL, TENHAM CALMA, O QUE MAIS TINHA ERA PARENTES EMPREGADOS E ELE ESTA MANDANDO TODOS EMBORA, REMANEJANDO E PRIORIZANDO OS CONCURSADOS O QUE O EVILÁSIO NÃO FEZ, E SIM MUITA GENTE CONCURSADA FOI PREJUDICADA E OS (LN) VCS SABEM O QUE É...POIS É PARENTES OU AMIGOS LIVRES NOMEADOS EM UMA ÉPOCA EU TAVA EM CIMA NAS CHAMADAS DO CONCURSO POIS FALTAVA APENAS 2 PESSOAS PARA CHEGAR NA MINHA QUANDO VI 10 LN SENDO COLOCADOS NA VEZ DE QUEM PASSOU NOS CONCURSOS, ENTÃO É LENTO A POPULAÇÃO É GRANDE E TEMOS QUE CRER QUE VAI MELHORAR, NÃO SOU POLITICA MAS OPTEI EM VOTAR NO ATUAL PREFEITO PARA VER SE ALGO MUDA, O ANTENA É A BASE DE TABÕAO E NÃO PODE FICAR ASSIM, PRA MIM NEM A SPDM DEVERIA ENTRAR E SIM A PROPRIA PREFEITURA DEVERIA ADMINISTRAR.

joao victor

nossa esse hospital e uma merda fernando fernandes vamos dar um geito por favor por que cada dia que passa vai morrendo mais e mais gente nessa unidade e quem tem condiiçoes de pagar um hospital particular o evilasio não feis nada por aquele hospital, um dia desse minha mãe foi ao pronto socorro de antena e não tinha medico para atender os paciente . um unico medico que estava lá foi embora e neh avisou a recepição os banheiros orrivel todos sujos fedidos os menos papo que as mossa da limpeza passa no chão elas passam na privada do banheiro quando e pra pedir voto todo mundo sabe colocar seus carrinhos de som ai agora pra agir quero ver tem que ser toda vez isso FERNANDO FERNANDES quero acreditar no seu voto . viu ?

josé afonso da silva

Ato em defesa do atendimento de qualidade do Hospital do Antena e pelo imediato rompimento do contrato com a IACTA Saúde. 07 de março, às 9h na Praça Luiz Gonzaga Nesta quinta-feira, dia 07 de março, acontecerá uma grande manifestação em defesa do atendimento de qualidade à população no Hospital do Antena e pelo imediato rompimento do contrato com a IACTA Saúde. Faltam médicos de várias especialidades, enfermeiros, funcionários, medicamentos, aparelhos essenciais que não funcionam, por fim, o grau de decadência do Pronto Socorro do Antena chegou no seu limite e quem paga com isso é a população que não tem pra onde correr. Embora a prefeitura venha repassando dinheiro a Ong IACTA Saúde, a mesma não vem aplicando o dinheiro para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas dos seus funcionários e o funcionamento adequado do hospital. Chegando ao Hospital, muitos populares são incentivados a procurarem outros hospitais, uma vez que são informados de que lá tem médicos e medicamentos e que a espera pode ultrapassar até 10 horas. Não são poucos os casos de munícipes que tem seus problemas de saúde agravado ou até falecido por esse quadro caótico. Os problemas do Hospital do Antena são comuns aos outros hospitais e UBSs de Taboão da Serra, no entanto, como a maioria dos atendimentos de emergência e especialidades estão concentrados no Antena, gera uma situação insustentável que merece uma resposta da população e medidas urgentes do prefeito de Taboão da Serra. Por isso o Nós do Fórum Popular de Saúde e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e outros entidades estamos chamando toda a população a estarem presentes na próxima quinta-feira, 07 de março, às 9h00, na Praça Luiz Gonzaga de onde sairemos em passeata até o hospital do Antena. Assinam: Fórum Popular de Saúde e MTST Contatos: 99170-8161 com Guilherme / 99729-6169 com Afonso Postado por A luta é pra valer!

khaled

Prezada Sandra, quero parabenizá-la pela matéria. Quanto ao Prefeito atual, até o momento não demonstrou a que venho. O que percebemos é que a única preocupação até o momento é aumentar os salários de secretários, empregar parentes, cancelar contratos, sem, contudo, que vc tenha um plano alternativo e concomitante para evitar sofrimentos à nossa querida e carente população. Não podemos agir com irresponsabilidade ou sentimento de vingança, ou seja, só para satisfazer o "nosso" ego ou interesses. É preciso ir além, ou seja, pensar no povo, procurando sempre atender as suas necessidades básicas, como é o caso ds saúde.

Carlos

O Prefeito e secretários dizem do PS ... Que a Iactá atua mal e bláblá ... Porém e as UBS? Deveriam ter médicos mais não tem.. E não são administrado pela Iacta... E qual a desculpa deles?

Chico

Já está na ora do senhor Prefeito(DrºFernando Fernandes)parar de falar e começar a agir,pois o que ele só soube fazer até hoje(04-03-2013)foi criticar a gestão passada,Drº acho que já está na hora dessas pessoas, seus eleitores ter a resposta do senhor se veio aqui para falar da gestão passada ou tomar alguma atitude.E aquelas promessas de campanha.

Antonio

O prefeito é irresponsável... quantos precisarão morrer para ele agir...

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.