Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão, Embu e Itapecerica já registram casos de Dengue neste ano

Por | 26/02/2013

dengue1

Faça sua parte, não deixe água acumulada

A cidade de Taboão da Serra contabiliza deste o início do ano, sete casos da Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, especialmente na época do calor. Deste número seis deles já foram bloqueados e tratados, segundo a Secretaria de Saúde, Raquel Zaicaner. Itapecerica e Embu das Artes, por sua vez, só tiveram um caso da doença em 2013, até o momento. Todos os casos nas três cidades teriam sido “importados”, ou seja, contraídos fora do município. O caso de Embu foi da Bahia.

Em 2012 a cidade de Taboão registrou 81 casos da doença, já em 2011 – 79. Os dois anos tiveram uma queda significativa se comparados a 2010, que registrou 219 casos, por volta de 138 casos a menos. Em todo o ano passado Itapecerica contabilizou nove casos, já em 2011, 24, uma queda de quinze casos. 

A criação e aglomeração das larvas do mosquito, causador da doença, se favorece de alguns fatores esquecidos por muitos moradores como a água parada em terrenos, pratinho de flores e caixa d´água, além de garrafas abertas, pneus soltos pelas ruas, quintais. Os moradores também precisam ficar atentos aos seus vizinhos e orientá-los.

A secretaria de Saúde de Taboão, Raquel Zaicaner afirmou que a prefeitura já mapeou todas as áreas no município que possivelmente tenham focos do mosquito e já iniciou um trabalho em conjunto com os moradores para a eliminação destes locais, que em breve deve ser ampliado. 

"Pedimos o comprometimento de toda população para colocar o lixo na rua no dia certo, verificar não apenas na residência, como também em locais próximos, se há vasilhames que possam acumular água e fazer a limpeza destes locais, de forma a prevenir o aparecimento de focos do mosquito”, disse a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itapecerica as orientações são especialmente nas atuações das equipes de Zoonoses nas residências, verificação de caixas d’ água e fornecimento de capas, orientação das equipes médicas e de enfermagem para o diagnóstico precoce e tratamento eficiente, ações de bloqueios nas regiões com incidência dos casos e operações Cata Bagulho.

A cidade também realizou um pedágio educativo no último sábado na cidade, na Praça da Árvore. O próximo Pedágio Educativo de Verão está marcado para o dia 2 de março, no mesmo local e horário. O objetivo é conscientizar o maior número de pessoas possível.

Em Embu das Artes as medidas tomadas para evitar a proliferação da doença é a eliminação dos criadouros (recipientes com acúmulo de água parada) e ações educativas que levam esclarecimentos à população, como por exemplo, o “Teatro da Dengue”.

Saiba como não contrair a Dengue

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A fêmea pode colocar até 200 ovos por vez e as larvas saem e de cinco a sete dias se transformam em mosquitos na fase adulta. Mas não basta retirar a água o local tem que ser limpo, pois os ovos resistem, por até um ano, aderidos à parede do recipiente. 
É importante redobrar o cuidado para não permitir que objetos do dia-a-dia tornem-se criadouros do mosquito como os recipientes que acumulam água. Lembre-se, não basta retirar a água, tem que mantê-los limpos. As caixas d’água devem ser mantidas fechadas e colocar telas no “ladrão”. Quando utilizar tonéis para armazenar água, não se esqueça de mantê-los fechados e procure limpá-los semanalmente. 

As calhas entupidas e lajes também podem ser grandes criadouros. É importante verificar periodicamente esses locais e remover a água acumulada. Os pratinhos de plantas devem ser limpos semanalmente ou colocar areia até a borda. Já para as plantas aquáticas, os vasos devem ser lavados com água e sabão, utilizando uma escova, ao menos uma vez na semana. E por fim, manter os sacos de lixo fechados e as lixeiras tampadas que impede, ainda, a aproximação de outros animais que podem trazer doenças como os ratos.  

Veja os sintomas da dengue: 

• Febre alta
• Dor de cabeça
• Dor atrás dos olhos
• Dor no corpo e nas juntas
• Manchas vermelhas pelo corpo

25/04/2018

Autarquia de Saúde de Itapecerica fecha parceria com laboratórios

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 3% da população mundial (mais de 150...

24/04/2018

Redução de peso pode evitar 15 mil casos de câncer por ano no Brasil

Estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil, ou 3,8% do total, poderiam...

23/04/2018

SAMU promove curso de primeiros socorros na Escola do Legislativo de Taboão

A Escola do Legislativo de Taboão da Serra recebeu no dia 19, no plenário da Câmara, a equipe do...

23/04/2018

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em todo o Brasil

Começa nesta segunda-feira (23) em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra a influenza. A...

23/04/2018

Governo de SP quer vacinar 10,7 milhões de pessoas contra a gripe

O governador Márcio França participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da campanha...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

20/04/2018

Embu das Artes recebe mais um prêmio na área da saúde

Referência no tratamento da tuberculose e com um dos maiores índices de cura do Estado de São...

14/04/2018

Cajec recebeu autoridades em evento beneficente para arrecadar fundos

A Casa de Apoio à Criança com Câncer José Eduardo Cavichio, (Cajec)  realizou um bingo...

12/04/2018

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população seja infectada...

25/04/2018

Assaltantes voltam a jogar pedras em ônibus e caminhão na Régis Bittencourt

Um bando de criminosos não identificados voltou a atirar pedras contra ônibus, caminhões e...

25/04/2018

Reunião do Conseg Monte Alegre acontece nesta quarta-feira 25

A reunião mensal do Conseg Monte Alegre será realizada nesta quarta-feira (25), às 19h30 na...

25/04/2018

Projeto Amor de Patas realiza neste sábado 28 o 2º Evento de Adoção de Pets

O Projeto Amor de Patas em parceria com o Taboão Plaza Outlet realizará neste sábado, 28 o 2º...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.