Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão, Embu e Itapecerica já registram casos de Dengue neste ano

Por | 26/02/2013

dengue1

Faça sua parte, não deixe água acumulada

A cidade de Taboão da Serra contabiliza deste o início do ano, sete casos da Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, especialmente na época do calor. Deste número seis deles já foram bloqueados e tratados, segundo a Secretaria de Saúde, Raquel Zaicaner. Itapecerica e Embu das Artes, por sua vez, só tiveram um caso da doença em 2013, até o momento. Todos os casos nas três cidades teriam sido “importados”, ou seja, contraídos fora do município. O caso de Embu foi da Bahia.

Em 2012 a cidade de Taboão registrou 81 casos da doença, já em 2011 – 79. Os dois anos tiveram uma queda significativa se comparados a 2010, que registrou 219 casos, por volta de 138 casos a menos. Em todo o ano passado Itapecerica contabilizou nove casos, já em 2011, 24, uma queda de quinze casos. 

A criação e aglomeração das larvas do mosquito, causador da doença, se favorece de alguns fatores esquecidos por muitos moradores como a água parada em terrenos, pratinho de flores e caixa d´água, além de garrafas abertas, pneus soltos pelas ruas, quintais. Os moradores também precisam ficar atentos aos seus vizinhos e orientá-los.

A secretaria de Saúde de Taboão, Raquel Zaicaner afirmou que a prefeitura já mapeou todas as áreas no município que possivelmente tenham focos do mosquito e já iniciou um trabalho em conjunto com os moradores para a eliminação destes locais, que em breve deve ser ampliado. 

"Pedimos o comprometimento de toda população para colocar o lixo na rua no dia certo, verificar não apenas na residência, como também em locais próximos, se há vasilhames que possam acumular água e fazer a limpeza destes locais, de forma a prevenir o aparecimento de focos do mosquito”, disse a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itapecerica as orientações são especialmente nas atuações das equipes de Zoonoses nas residências, verificação de caixas d’ água e fornecimento de capas, orientação das equipes médicas e de enfermagem para o diagnóstico precoce e tratamento eficiente, ações de bloqueios nas regiões com incidência dos casos e operações Cata Bagulho.

A cidade também realizou um pedágio educativo no último sábado na cidade, na Praça da Árvore. O próximo Pedágio Educativo de Verão está marcado para o dia 2 de março, no mesmo local e horário. O objetivo é conscientizar o maior número de pessoas possível.

Em Embu das Artes as medidas tomadas para evitar a proliferação da doença é a eliminação dos criadouros (recipientes com acúmulo de água parada) e ações educativas que levam esclarecimentos à população, como por exemplo, o “Teatro da Dengue”.

Saiba como não contrair a Dengue

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A fêmea pode colocar até 200 ovos por vez e as larvas saem e de cinco a sete dias se transformam em mosquitos na fase adulta. Mas não basta retirar a água o local tem que ser limpo, pois os ovos resistem, por até um ano, aderidos à parede do recipiente. 
É importante redobrar o cuidado para não permitir que objetos do dia-a-dia tornem-se criadouros do mosquito como os recipientes que acumulam água. Lembre-se, não basta retirar a água, tem que mantê-los limpos. As caixas d’água devem ser mantidas fechadas e colocar telas no “ladrão”. Quando utilizar tonéis para armazenar água, não se esqueça de mantê-los fechados e procure limpá-los semanalmente. 

As calhas entupidas e lajes também podem ser grandes criadouros. É importante verificar periodicamente esses locais e remover a água acumulada. Os pratinhos de plantas devem ser limpos semanalmente ou colocar areia até a borda. Já para as plantas aquáticas, os vasos devem ser lavados com água e sabão, utilizando uma escova, ao menos uma vez na semana. E por fim, manter os sacos de lixo fechados e as lixeiras tampadas que impede, ainda, a aproximação de outros animais que podem trazer doenças como os ratos.  

Veja os sintomas da dengue: 

• Febre alta
• Dor de cabeça
• Dor atrás dos olhos
• Dor no corpo e nas juntas
• Manchas vermelhas pelo corpo

10/12/2017

Atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecerica

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

08/12/2017

Ações de prevenção ao câncer da próstata marcaram a Campanha Novembro Azul

A campanha, “Cuidando da Saúde do Homem", realizada em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde,...

08/12/2017

Diversas atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecer

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

04/12/2017

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera, aponta CFM

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias...

30/11/2017

NOP Odontologia Especializada ganha certificação em qualidade e atendimento

Durante o mês de agosto de 2017, 450 pessoas foram ouvidas sobre o serviço de atendimento...

29/11/2017

Virada Inclusiva promove atividades para lembrar Dia da Pessoa com Deficiência

Para lembrar o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", 3/12, a Prefeitura de Embu das...

29/11/2017

Mais de 1,1 mil cidades estão em alerta para dengue, zika e chikungunya

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (28) o Levantamento Rápido de Índices de...

28/11/2017

ABES apóia a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) é uma das entidades que apoiam a...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.