Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Taboão pode perder convênios federais se houver falha em convênios

Por Sandra Pereira | 25/02/2013

cameradentro

Arquivo do Jornal na NetVídeomonitoramento da cidade é um dos alvos da investigação

O município de Taboão da Serra pode deixar de receber verbas de convênios com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça (MJ), se comprovado o uso incorreto dos recursos já disponibilizados. Além disso o município teria  que reembolsar os cofres federais por acordos não cumpridos, caso houvesse irregularidades nos convênios. A perda de recursos pode se confirmar após o relatório dos agentes do Ministério da Justiça que estão na cidade averiguando convênios firmados durante a gestão do ex-prefeito Evilásio Farias – relembre aqui.

O Jornal na Net apurou que durante todo o dia de hoje eles estiveram em campo levantando informações sobre o vídeomonitoramento. Os agentes do MJ ficam na cidade até o dia 1º de março. 

“Todo gestor público é obrigado a prestar contas dos recursos recebidos, sob pena de sofrer as sanções previstas em lei e de comprometer o fluxo de recursos, mediante suspensão de transferências”, informa o Manual de Convênios do Pronasci.

De acordo com a cartilha, o município deverá ainda, se for o caso, “restituir ao concedente os valores transferidos, atualizados monetariamente a partir da data do recebimento, acrescidos dos juros legais, na forma da legislação aplicável”.

O município deve receber retorno do MJ em até três meses. O Decreto 6.170/2007 estabelece que a partir da data do recebimento da prestação de contas, o órgão concedente tem 90 (noventa) dias para se pronunciar sobre sua aprovação ou não.

A fiscalização no município pode ter relação direta com investigação do Tribunal de Contas da União (TCU). Auditoria do órgão abrangendo acordos celebrados entre 2008 e 2010 em convênios do Pronasci apontou irregularidades em 33 convênios, em sete estados. Ao todo, gastos que somam R$ 80 milhões estão sob investigação.

Transparência


De acordo com o Manual de Convênios do Ministério da Justiça, os Estados e Municípios devem fazer a Prestação de Contas Parcial (documentação a ser apresentada para comprovar a execução de uma parcela recebida), e a Prestação de Contas Final (a documentação comprobatória da despesa apresentada à unidade concedente).
No caso do não cumprimento dos prazos estabelecidos ou comprovadas irregularidades na prestação de contas, é feita a Tomada de Contas Especial, procedimento administrativo realizado pelo Governo Federal, que tem por finalidade a apuração dos fatos, a identificação dos responsáveis e a quantificação do débito.

anonimato

Bom dia, aproveitando que o MJ esta na cidade espero que justiça seja feita, pois o uso incorreto dos recursos esta claro para qualquer municipe de taboao, nao funciona nenhuma camara da cidade esse dinheiro deve retornar aos cofres publicos e prisao se necessario para os culpados

Ana Maria

Nossa se eu que fiquei 3 anos e meio em um setor levantei uma porção de coisas absurdas, de uso de telefones, desvio de material de limpeza e avisado a quem de direito sem nenhuma providência,coisinha pequena, mas se todos funcionários agirem assim,será mtoooooooooooooooooo. mas ninguem quer saber de nada e pessoas que apontam os erros arrumam apenas problema e se desgastam sem nenhuma providência......mas eu denunciei mesmo e tudo o que meus olhos alcansar mesmo sem estar na Prefeitua irei denunciar, pq meu dinheiro nao é capim, Hoje tenho mais força como Municipe.

Junior

Espero que os agentes do Ministério da Justiça, fiscalizem minuciosamente esta questão, pois a cidade se encontra sem monitoramento a muito tempo.E que os culpados sejam descobertos e devolvam tudo para os cofres Públicos,não há crime perfeito e sim mal investigado!! Abre o olho Taboão, e de ante mão quero parabenizar o novo secretario de segurança Dr Gerson e o Comandante Leonel, pois estão realizando um ótimo trabalho na corporação.De valor a quem merece valor!!!

O LOBO ATRÁS DA PORTA

Poderiam explicar porque Taboão da Serra trocou misteriosamente o fornecedor dos insumos para o Kit Diabetes (tirinhas e lancetas) pagando um valor 03 vezes maior ao que era pago ao laboratório que fornecia todo o material?????? Cadê o tal Delico ???

onézimo

Se comprovado o uso incorreto tá de brincadeira né onde estão as câmeras onde estão os monitores cade as viaturas que tanto desfilou pela cidade o gato comeu, vou mais uma vez reforçar o comentário a corregedoria da união foi várias vezes informada do abuso que vinha sendo feito com o dinheiro federal e se quer deu a cara no município, agora vem o mj quando passar o outro haley eu creio que eles teram a resposta para o povo taboanense.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.