Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Taboão pode perder convênios federais se houver falha em convênios

Por Sandra Pereira | 25/02/2013

cameradentro

Arquivo do Jornal na NetVídeomonitoramento da cidade é um dos alvos da investigação

O município de Taboão da Serra pode deixar de receber verbas de convênios com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça (MJ), se comprovado o uso incorreto dos recursos já disponibilizados. Além disso o município teria  que reembolsar os cofres federais por acordos não cumpridos, caso houvesse irregularidades nos convênios. A perda de recursos pode se confirmar após o relatório dos agentes do Ministério da Justiça que estão na cidade averiguando convênios firmados durante a gestão do ex-prefeito Evilásio Farias – relembre aqui.

O Jornal na Net apurou que durante todo o dia de hoje eles estiveram em campo levantando informações sobre o vídeomonitoramento. Os agentes do MJ ficam na cidade até o dia 1º de março. 

“Todo gestor público é obrigado a prestar contas dos recursos recebidos, sob pena de sofrer as sanções previstas em lei e de comprometer o fluxo de recursos, mediante suspensão de transferências”, informa o Manual de Convênios do Pronasci.

De acordo com a cartilha, o município deverá ainda, se for o caso, “restituir ao concedente os valores transferidos, atualizados monetariamente a partir da data do recebimento, acrescidos dos juros legais, na forma da legislação aplicável”.

O município deve receber retorno do MJ em até três meses. O Decreto 6.170/2007 estabelece que a partir da data do recebimento da prestação de contas, o órgão concedente tem 90 (noventa) dias para se pronunciar sobre sua aprovação ou não.

A fiscalização no município pode ter relação direta com investigação do Tribunal de Contas da União (TCU). Auditoria do órgão abrangendo acordos celebrados entre 2008 e 2010 em convênios do Pronasci apontou irregularidades em 33 convênios, em sete estados. Ao todo, gastos que somam R$ 80 milhões estão sob investigação.

Transparência


De acordo com o Manual de Convênios do Ministério da Justiça, os Estados e Municípios devem fazer a Prestação de Contas Parcial (documentação a ser apresentada para comprovar a execução de uma parcela recebida), e a Prestação de Contas Final (a documentação comprobatória da despesa apresentada à unidade concedente).
No caso do não cumprimento dos prazos estabelecidos ou comprovadas irregularidades na prestação de contas, é feita a Tomada de Contas Especial, procedimento administrativo realizado pelo Governo Federal, que tem por finalidade a apuração dos fatos, a identificação dos responsáveis e a quantificação do débito.

anonimato

Bom dia, aproveitando que o MJ esta na cidade espero que justiça seja feita, pois o uso incorreto dos recursos esta claro para qualquer municipe de taboao, nao funciona nenhuma camara da cidade esse dinheiro deve retornar aos cofres publicos e prisao se necessario para os culpados

Ana Maria

Nossa se eu que fiquei 3 anos e meio em um setor levantei uma porção de coisas absurdas, de uso de telefones, desvio de material de limpeza e avisado a quem de direito sem nenhuma providência,coisinha pequena, mas se todos funcionários agirem assim,será mtoooooooooooooooooo. mas ninguem quer saber de nada e pessoas que apontam os erros arrumam apenas problema e se desgastam sem nenhuma providência......mas eu denunciei mesmo e tudo o que meus olhos alcansar mesmo sem estar na Prefeitua irei denunciar, pq meu dinheiro nao é capim, Hoje tenho mais força como Municipe.

Junior

Espero que os agentes do Ministério da Justiça, fiscalizem minuciosamente esta questão, pois a cidade se encontra sem monitoramento a muito tempo.E que os culpados sejam descobertos e devolvam tudo para os cofres Públicos,não há crime perfeito e sim mal investigado!! Abre o olho Taboão, e de ante mão quero parabenizar o novo secretario de segurança Dr Gerson e o Comandante Leonel, pois estão realizando um ótimo trabalho na corporação.De valor a quem merece valor!!!

O LOBO ATRÁS DA PORTA

Poderiam explicar porque Taboão da Serra trocou misteriosamente o fornecedor dos insumos para o Kit Diabetes (tirinhas e lancetas) pagando um valor 03 vezes maior ao que era pago ao laboratório que fornecia todo o material?????? Cadê o tal Delico ???

onézimo

Se comprovado o uso incorreto tá de brincadeira né onde estão as câmeras onde estão os monitores cade as viaturas que tanto desfilou pela cidade o gato comeu, vou mais uma vez reforçar o comentário a corregedoria da união foi várias vezes informada do abuso que vinha sendo feito com o dinheiro federal e se quer deu a cara no município, agora vem o mj quando passar o outro haley eu creio que eles teram a resposta para o povo taboanense.

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

22/08/2017

Prefeitura de Taboão conclui vistoria de táxis e vans do Transporte Escolar

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) de Taboão da Serra, por meio...

22/08/2017

Restaurante Popular de Embu comemora 5 anos com jantar especial

A Secretaria de Desenvolvimento Social convida todos para a comemoração do 5º aniversário do...

22/08/2017

Procon de Itapecerica da Serra realiza ação fiscalizatória no comércio e agência

A unidade do Procon de Itapecerica da Serra realizou nesta sexta-feira, 18, uma ação de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.