Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Ciclovia de Taboão foi desativada porque era pouco utilizada, afirma secretário

Por Karen Santiago | 25/02/2013

secretario

Karen SantiagoTacola fala sobre a desativação da ciclovia e trânsito da cidade

Foi mesmo desativada a ciclovia que liga o bairro Intercap até a Avenida Pirajussura, divisa com a cidade de São Paulo em Taboão da Serra. Nos próximos dias até as faixas serão apagadas dando mais espaço aos veículos e a uma possível duplicação da Avenida Armando Andrade entre o Pronto Socorro Akira Tada e a Delegacia central. A sinalização da ciclovia já foi retirada do local.

A medida foi justificada pelo secretário de transportes e mobilidade urbana, Rinaldo Tacola Filho em coletiva à imprensa regional na tarde desta segunda-feira (25), no prédio da secretaria. Ele afirmou que a ciclovia era pouco utilizada, não garantia a segurança aos pedestres que tinham que disputar espaço com os ciclistas, uma vez que parte da ciclovia estava em cima da calçada e ainda que precisa de mais espaços para a circulação de veículos.

Rinaldo não descartou a possibilidade de uma ciclovia aos finais de semana com sinalização, cones e agentes de trânsito. Além disso, apontou a necessidade de mais áreas de lazer no município e afirmou que o valor gasto na ciclovia R$ 600 mil, 80% do Governo Federal foi mal aplicado. “Se mantivéssemos a ciclovia gastaríamos quase o mesmo valor para fazer a manutenção”, disse.

“Não há carência de andar de bicicleta e sim de mais área de lazer, por exemplo. Temos que ver quais são os interesses da população. É um desafio ter que administrar a questão financeira”, disse.

A medida dividiu opiniões dos moradores da cidade. Muitos deles acreditam ser um retrocesso, uma vez que a implantação da ciclovia em Taboão faz parte do plano diretor do município e até uma manifestação contra a medida foi feita por parte deles, na Eliseu de Almeida, no último sábado.

Trânsito

Durante a coletiva Tacola afirmou que o trânsito na cidade se dá devido aos congestionamentos da Eliseu de Almeida e Francisco Morato, ocasionando um reflexo de São Paulo. Ele falou também sobre um estudo da municipalização da Rodovia Régis Bittencourt e um projeto de Marginal ligando o centro da cidade até o retorno do Parque Pinheiros.

“Não existe situação milagrosa para Taboão, não existem espaços, mais ruas, canteiros. Temos que pensar em alguma solução”, disse.

Mortes no trânsito

O secretário também apontou que 29 pessoas vítimas de acidentes de trânsito morreram ainda sem atendimento na cidade no ano passado. Destas oito foram na Estrada Kizaemon Takeuti. 

Tacola detalhou que 30% das mortes foram ocasionadas por atropelamentos. “As demais mortes foram por acidentes de motos e veículos”, afirmou.

Zona Azul

O secretário também afirmou que a Zona Azul no município está com os dias contados. Tacola disse que não é questão somente de possíveis irregularidades, mas também o impedimento de uma rotatividade de vagas, principal característica da implantação de uma Zona Azul.

Ele não descartou que no futuro uma nova Zona Azul seja implantada na cidade, mas não detalhou como o sistema funcionará. “Algumas regiões tinham a necessidade da Zona Azul, mas muitos moradores tinham dificuldade para estacionar em frente suas residências”, afirmou.

Luiz

Galera, rua é lugar de carro, não eh lugar para bicicleta. Quer andar de bike? Ande num parque, ou no seu bairro, se for tranquilo!!!!!

MADEIRA NELES, chega de corrupção

A pessoa que disputa espaço sentado em uma bicicleta, contra carro, não ama a vida,um pais onde as pessoas , esqueceram que tem direitos e obrigações, fica muito complicado , Taboão não tem nada e povo aqui ta acostumado a viver sem qualidade de vida, temos que ter um espaço digno, para passear e andar de bicicleta.

the kid.

sr,Secretario,na ma administração do Evilasio, foi colocado um ponto de Ónibus dentro do Estacionamento do parque das hortênsias,eu acho, isto um abuso,pois este estacionamento foi feito para os visitantes do parque não para uma empresa paticular isto é uma vergonha,este estacionamento é patrimonho publico,os ónibus já estar quebrando todo o asfaltos do estacionamento,o povo pedem para deichar livre para os visitantes.

reinaldo

Vamos desativar tudo não só a ciclovia, pois aqui em Taboão tudo é mal feito, em todas obras paira improbidades motivado unicamente pelo interesse politico, não há transparencia em nada. Sejamos coerentes então vamos desativar tudo.

Alex

Quer dizer então que ao invés de se investir para melhorar a ciclovia e estimular as pessoas a usar, como fazem os países mais civilizados da Europa, os EUA e outros, decidem dar mais espaço para os carros? Trocaram o estímulo a uma opção de transporte barata, silenciosa, não poluente por dar uma faixa a mais para quem realmente causa trânsito, poluição, stress e acidentes: os carros.

sonia regina wendler varolo

Secretário, Taboão precisa de locais para lazer, um sesc por exemplo. Tem noticia que o parque das hortênsias,também será desativado, que é um local de lazer. Peço encarecidamente para não desativar a pista de cooper no jardim américa.

fabio

Palhaçada ! Todos os moradores usam a ciclovia ! Ainda bem que a D. Roseane Faria não foi eleita deputada federal, pois na época da eleição a ciclovia estava sendo implantada e era um "brinco" !!!! "Tudo pra Inglês ver" P A L H A Ç A D A !!!

CLOVIS

PARABÉNS PELA DECISÃO. CONCORDO QUE NECESSITAMOS DE MAIS ÁREAS DE LAZER, MAS ESTAS DEVEM SER FEITAS DE FORMA TRANSPARENTE, VIABILIZADA POR UMA EQUIPE TÉCNICA E COM PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO, NÃO DA FORMA COMO ESTA CICLOFAIXA FOI FEITA, SIMPLESMENTE POR INTERESSE POLITICO. O INTERESSE COMUM SEMPRE DEVE PREVALECER, AO INTERESSE INDIVIDUAL OU DE POUCOS.

Gomes

Ótima notícia. Aquela ciclovia era um elefante branco e para muito pouco servia. Deveriam se pensar em ciclovias em outros pontos da cidade, não sobre calçadas e tirando o pouco espaço dos carros, sem contar o dinheiro público que foi jogado na lata do lixo. Cadê o Evilásio para pagar essa fatura?

11/08/2017

Prefeitura de Embu busca parceria com o DETRAN – SP

Com o objetivo de melhorar as questões administrativas no município de Embu, que envolvem tanto...

09/08/2017

Com obras de retorno, Jardim Pirajuçara vai ganhar fluidez no trânsito

A prefeitura de Taboão da Serra dá continuidade à série de obras para melhoria do trânsito,...

08/08/2017

Indicação de condutor infrator pode ser feita pelo site do Detran.SP

Quem recebeu multa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) por uma...

08/08/2017

Motociclista de Taboão morreu e teve perna arrancada em grave acidente

Mais um morador de Taboão da Serra morreu vítima de um grave acidente de trânsito. Na tarde...

07/08/2017

Tragédia: 3 pessoas morreram e 2 ficaram feridas em acidente perto da Régis

Um grave acidente de carro deixou três pessoas mortas na madrugada deste domingo (6) nas margens...

02/08/2017

Régis Bittencourt voltou a ser fechada em novo protesto contra Temer

Manifestantes contrários ao presidente Michel Temer ocuparam trechos das principais vias que dão...

30/07/2017

Cido comemora conquista de duas lojas de recarga do BOM para Taboão

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, (DEM) comemorou a instalação de dois pontos de recarga...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

21/07/2017

Prefeitura de Taboão intensifica fiscalização no transporte público

Extintores descarregados, saída de emergência sem lacre, vazamento de ar,lanternas danificadas,...

17/07/2017

Ruas do Santo Eduardo, em Embu das Artes recebem mutirão

As equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana estiveram no Jd. Santo...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.