Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores reclamam de entulho acumulado nas cidades da região

Por Karen Santiago | 15/02/2013

lixo1

Divulgação FacebookLixo acumulado na Avenida Armando Andrade - Centro de Taboão da Serra

A grande quantidade de entulho espalhado pelas ruas de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra ainda é uma realidade enfrentada pelos moradores de diversos bairros das cidades. Eles convivem em meio a restos de eletrodomésticos, construção e até lixo em calçadas e também terrenos baldios.

Devido ao acúmulo de entulho, os moradores também convivem com os bichos que insistem em entrar em suas residências, como ratos, baratas, cobras, além do mau cheiro.  “Não adianta lavar o quintal e limpar a casa, os bichos entram por causa do entulho nas ruas e nos terrenos baldios”, disse uma moradora do jardim Branca Flor, em Itapecerica.

Eles clamam por limpeza nestes locais, uma fiscalização mais freqüente e ainda responsabilidade dos moradores de terrenos baldios para cuidar do terreno e não deixar o entulho acumular.

Grande parte do entulho se acumula em terrenos baldios. Na cidade de Itapecerica a Lei Municipal nº 1.385 de 20 de dezembro de 2002  obriga os proprietários e possuidores de terrenos na cidade a construir e manter em bom estado de conservação muro, gradil e calçadas ao longo de seus imóveis. A Lei especifica ainda que a perfeita execução dos serviços serão fornecidas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. Os proprietários que estiverem em desacordo serão notificados para seu efetivo cumprimento, no prazo máximo de trinta dias, contados da data de intimação pessoal do proprietário ou possuidor do imóvel.

Após o prazo concedido para regularização, não havendo o cumprimento das exigências previstas, ao proprietário ou possuidor da área, será imposta multa equivalente a cinco UFMs (Unidades Fiscais do Município) para cada metro quadrado de calçada, muro de fecho ou gradil, que deveria ter sido construído em frente ao imóvel.

Em Taboão da Serra, além da apreensão do veículo, cuja multa é no valor de R$1.773,90, mais aquelas referentes às irregularidades do veículo, o responsável responderá um processo criminal pelo crime contra o meio ambiente.

Nas três cidades, a prefeitura determina que a Guarda Municipal fiscalize o despejo irregular de entulho. As denúncias devem ser feitas pelo 153. Os GCMs realizam diversas apreensões de caminhões despejando entulho nas ruas e o Jornal na Net já reportou as ocorrências em várias matérias - veja as últimas aqui, aqui, aqui e aqui.

santos

HÁ ANOS LUTO PARA LIMPAREM OS TERRENOS BALDIOS DO JARDIM BRANCA FLOR,ESSA LEI 1.385 É PARA OS TERREN0S SEREM LIMPOS CERCADOS E FEITO CALÇADAS. MAS A FISCALIZAÇÃO DEIXA A DESEJAR,OS DONOS DOS TERRENOS FICAM A VONTADE. VAMOS VER SE MELHORA COM A NOVA ADMINISTRAÇÃO.

Vera Lucia Martins

A onde estão os "CANDIDATOS"e vereadores eleitos que em suas campanhas criticaram tanto o lixo e entulhos nas ruas do Pazini e centro da cidade, porque eles não vão lá agora tirarem fotos apontando o lixo e resolvendo com seus devidos prefeitos?????????sá mudam as moscas.

Sandro

Este de lei Na cidade de Itapecerica a Lei Municipal nº 1.385, não serve para nada pois tem um terreno baldio ao lado da minha cheio de lixo moscas e ratos. bem atras do da prefeitura e ninguém faz nada. do que adianta esta lei se não tem fiscalização

anonimo

Isso nao é nada comparado ao lixo de um terreno de esquina na rua joao batista de moraes jardim paraiso itapecerica da serra,parece um lixao,ja que os donos nao querem saber a prefeitura devia tomar sei la isso é um horror...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.