Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Incêndio que matou centenas em boate no Sul mobiliza região no Facebook

Por Edimon Teixeira | 27/01/2013

incendio1

Adriana Franciosi, Agência RBS Governo  do Estado divulgou lista prelimina

Os internautas da cidade de Taboão da Serra e cidades vizinhas têm usado a rede social Facebook ao longo deste domingo, (27), para prestar homenagem às centenas de vítimas de um incêndio durante a madrugada na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), para apoiar aos familiares e pedir doação de sangue. Show pirotécnico teria começado as chamas. O número de mortos chega a 233 e mais de 100 pessoas permanecem hospitalizadas.

Já na primeira hora após o anúncio da tragédia, a rede social já reunia dezenas de perfis criados para divulgar informações sobre o incêndio e como colaborar com doações, compartilhados por milhares de internautas. O assunto figurava entre os trending topics no Twitter (santamaria, boatekiss e riogrande), desde às 8h deste domingo.

O jornalista Adilson Oliveira, no texto intitulado “Muito a responder”, enumera uma série de questionamentos relacionados à autorização para funcionamento de casas noturnas como a Kiss, onde aconteceu a tragédia. “De fato um acidente, fatalidade ou mais uma total irresponsabilidade de muitos órgãos, empresas e pessoas?”, dispara.

 O alvará de funcionamento da casa noturna estava vencido desde agosto de 2012, informou o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do estado. Os relatos dos internautas são mistos de solidariedade aos familiares das vítimas e o pedido de apuração do ocorrido e punição aos culpados.

“Solidariedade ao povo gaúcho nessa que é considerada a maior tragédia do Estado e que haja uma apuração rigorosa dos fatos”, escreveu o vereador Ronaldo Onishi. A declaração é compartilhada pelo engenheiro civil de Embu das Artes, Cláudio Dias. “Soltar sinalizador em ambiente fechado é imprudência e irresponsabilidade”.

“Precisamos, sim, buscar os efeitos e as causas para evitar novos incidentes e responsabilizar os culpados”, continua. “Deus conforte o coração de todos! Estamos em orações com vocês de Santa Maria e com todo o Brasil”, escreveu o servidor Wendell Luis Barbosa, de Taboão da Serra, sentimento compartilhado por uma colega de trabalho.

 "Que fiquem em paz e na luz nesse caminho de volta para casa", comentou a também servidora da cidade Rosãngelle Christina. A presidente Dilma Rousseff voltou de Santiago do Chile, onde participava da cúpula entre América Latina e União Europeia, para acompanhar as operações. O governo local decretou 30 dias de luto.

Na região

As cidades de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra concentram algumas das mais populares casas de show da região sudoeste da Grande São Paulo: o “Canecão”, “O Caipirão” e a “Rampas Chopp & Show”, respectivamente. A primeira tem capacidade para 22.838 pessoas, a terceira, 4.000. O site da segunda não tem a informação.
A tragédia ocorrida no Sul deve abrir novos debates no que diz respeito ao funcionamento destas casas noturnas. Na página do “O Caipirão” lê-se que a casa shows é um “ambiente seguro, prático e agradável”. Ainda que, o espaço fora reformado recentemente, e que “todas as mudanças tiveram a aprovação do Corpo de Bombeiros”.

Já no site do “Canecão”, a casa diz contar com “uma equipe de profissionais altamente capacitados” para atender ao público, e cita garçonetes, caixas, seguranças, cozinheira, auxiliares de limpeza e bar man para justificar a afirmação. Não descreve, no entanto, se a casa obedece às normas de segurança exigidas para funcionamento do local.

O “Rampas Chopp & Show”, por sua vez, diz oferecer “um ambiente extremamente contagiante, descontraído e agradável”. A reportagem ligou para as casas de shows, “Canecão” e “Rampas Chopp & Show” neste domingo. A primeira cai na caixa postal após anúncio da programação, a outra pediu que ligasse nesta segunda, a partir das 10h. 

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

30/11/2017

Caminhada entra na história de Taboão como maior ato contra violência à mulher

Uma multidão de crianças, jovens, adultos e idosos caminhou em Taboão da Serra, vestida de...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.