Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Incêndio que matou centenas em boate no Sul mobiliza região no Facebook

Por Edimon Teixeira | 27/01/2013

incendio1

Adriana Franciosi, Agência RBS Governo  do Estado divulgou lista prelimina

Os internautas da cidade de Taboão da Serra e cidades vizinhas têm usado a rede social Facebook ao longo deste domingo, (27), para prestar homenagem às centenas de vítimas de um incêndio durante a madrugada na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), para apoiar aos familiares e pedir doação de sangue. Show pirotécnico teria começado as chamas. O número de mortos chega a 233 e mais de 100 pessoas permanecem hospitalizadas.

Já na primeira hora após o anúncio da tragédia, a rede social já reunia dezenas de perfis criados para divulgar informações sobre o incêndio e como colaborar com doações, compartilhados por milhares de internautas. O assunto figurava entre os trending topics no Twitter (santamaria, boatekiss e riogrande), desde às 8h deste domingo.

O jornalista Adilson Oliveira, no texto intitulado “Muito a responder”, enumera uma série de questionamentos relacionados à autorização para funcionamento de casas noturnas como a Kiss, onde aconteceu a tragédia. “De fato um acidente, fatalidade ou mais uma total irresponsabilidade de muitos órgãos, empresas e pessoas?”, dispara.

 O alvará de funcionamento da casa noturna estava vencido desde agosto de 2012, informou o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do estado. Os relatos dos internautas são mistos de solidariedade aos familiares das vítimas e o pedido de apuração do ocorrido e punição aos culpados.

“Solidariedade ao povo gaúcho nessa que é considerada a maior tragédia do Estado e que haja uma apuração rigorosa dos fatos”, escreveu o vereador Ronaldo Onishi. A declaração é compartilhada pelo engenheiro civil de Embu das Artes, Cláudio Dias. “Soltar sinalizador em ambiente fechado é imprudência e irresponsabilidade”.

“Precisamos, sim, buscar os efeitos e as causas para evitar novos incidentes e responsabilizar os culpados”, continua. “Deus conforte o coração de todos! Estamos em orações com vocês de Santa Maria e com todo o Brasil”, escreveu o servidor Wendell Luis Barbosa, de Taboão da Serra, sentimento compartilhado por uma colega de trabalho.

 "Que fiquem em paz e na luz nesse caminho de volta para casa", comentou a também servidora da cidade Rosãngelle Christina. A presidente Dilma Rousseff voltou de Santiago do Chile, onde participava da cúpula entre América Latina e União Europeia, para acompanhar as operações. O governo local decretou 30 dias de luto.

Na região

As cidades de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra concentram algumas das mais populares casas de show da região sudoeste da Grande São Paulo: o “Canecão”, “O Caipirão” e a “Rampas Chopp & Show”, respectivamente. A primeira tem capacidade para 22.838 pessoas, a terceira, 4.000. O site da segunda não tem a informação.
A tragédia ocorrida no Sul deve abrir novos debates no que diz respeito ao funcionamento destas casas noturnas. Na página do “O Caipirão” lê-se que a casa shows é um “ambiente seguro, prático e agradável”. Ainda que, o espaço fora reformado recentemente, e que “todas as mudanças tiveram a aprovação do Corpo de Bombeiros”.

Já no site do “Canecão”, a casa diz contar com “uma equipe de profissionais altamente capacitados” para atender ao público, e cita garçonetes, caixas, seguranças, cozinheira, auxiliares de limpeza e bar man para justificar a afirmação. Não descreve, no entanto, se a casa obedece às normas de segurança exigidas para funcionamento do local.

O “Rampas Chopp & Show”, por sua vez, diz oferecer “um ambiente extremamente contagiante, descontraído e agradável”. A reportagem ligou para as casas de shows, “Canecão” e “Rampas Chopp & Show” neste domingo. A primeira cai na caixa postal após anúncio da programação, a outra pediu que ligasse nesta segunda, a partir das 10h. 

J M

As ¨casas de shows¨ de nossa região são todos pulgueiros irregulares e que não possuem alvará do corpo de bombeiros, existe risco de acidentes e grandes, ninguém fiscaliza nada por aqui,

Vereador Dr. Ronaldo Onishi

Parabéns pela matéria Edimon Teixeira, realmente essa tragédia irá servir de alerta as autoridades, acústica inflamável, combustão que libera fumaça altamente tóxica e letal, saída de emergências obstruídas, temos que rever a questão da segurança ,informar ao púbico como agir em casos como esses, sinalizar claramente as saídas de emergências, devemos redobrar os cuidados e o poder público ser rigoroso na fiscalização

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.