Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Testemunha diz ter sido ameaçada por investigador no caso da fraude do IPTU

Por Karen Santiago | 25/01/2013

comarca

Sandra PereiraDepoimento desta quinta foi marcado por revelações

“Se você não colaborar vou pedir sua prisão. A juíza assina qualquer coisa, você fica aqui mesmo”. A principal revelação desta quinta-feira, 24, no quarto e último dia da 1ª parte do julgamento do processo que investiga a fraude do IPTU de Taboão da Serra foi feita pelo funcionário da prefeitura Rogério de Godoy e aponta uma possível ameaça do investigador chefe do processo, Ivan Jerônimo, morto em 8 de maio de 2012, durante um depoimento de Godoy na Delegacia Seccional, logo depois de ele depor na Comissão Especial de Inquérito (CEI), instaurada na Câmara Municipal, para apurar a fraude. 

O depoimento dele também foi marcado por outra revelação, agora envolvendo o ex-vereador Paulo Félix. Questionado pela defesa da ré Alexandra, se o ex-vereador teria o ameaçado se faltasse com a verdade e o prenderia, Godoy foi enfático ao afirmar: “Lá na frente não ameaçou, mas lá atrás sim” e completou, “prestei depoimento diretamente ao investigador, na mesma noite da CEI e ele já tinha o relatório da comissão, nada me tira da cabeça que foi o Paulo Félix que entregou para ele”, frisou.

Godoy disse ainda que não depôs ao investigador por livre espontânea vontade e que de uma certa forma se sentiu coagido, uma vez que logo depois do depoimento no CEI, uma viatura do GOI esteve em sua casa, intimado-o à ir até a Seccional e prestar depoimento. Ele foi na sua própria moto e ficou lá até 2h30 da manhã, só saiu de lá, depois de seus familiares saberem do acontecido e também funcionários da prefeitura. “Tive que voltar no dia seguinte de manhã para assinar o relatório”, afirmou.

Como nos depoimentos anteriores o funcionário afirmou que o usuário Zelda já existia há algum tempo no sistema, já a TEST não tinha nome de usuário. Ele disse que os usuários TERA e LED, da ex-funcionária Tereza Letícia chegaram a serem desabilitados, ao lado dela, mas depois acabaram aparecendo no sistema como habilitadas novamente.

Afirmou que a Conam era responsável por qualquer modificação no sistema. “Entrava quando queria e fazia o que queria. Diferente de hoje, que para fazer qualquer coisa no sistema precisa de autorização”, disse.

O depoimento do ex-secretário de Finanças, Edmilson Alves Ricci foi marcado por muitas controvérsias e divergências em relação a nomes, datas, inclusive em um Boletim Ocorrência registrado por ele em 2007 e etc, assunto muito explorado pelos advogados de defesa, um deles até o aconselhou para tomar mais cuidado com o que fala. O Ministério Público chegou a tomar a palavra e pedir que o advogado do réu Milton, fosse mais objetivo no assunto, o advogado de Valadão disse que o MP queria tolir o raciocínio dos advogados.

Partiu dele, a primeira denúncia de fraude em 2005, quando trabalhava na prefeitura e disse ainda que os usuários criavam senhas livremente, percebendo desta maneira que o “sistema era falho”. “O inquérito de 2009 é reflexo do estava sendo construído em 2005, tanto é que sabia que denuncie ao Ministério Público a fragilidade do sistema e pessoas corruptas que trabalham na prefeitura”, afirmou.

Pela manhã a funcionária da prefeitura Rosana Maciel foi ouvida. No final dos depoimentos, o Ministério Público requereu que testemunha Augusto Luis Gomes de Pinto seja ouvido antes mesmo das testemunhas de defesa. A defesa do réu Bruno requereu que o funcionário da prefeitura Valter das Virgens seja ouvido como prioridade. Ambos serão ouvidos antes das testemunhas de defesa.

A defesa dos réus Turíbio e Edgard requereu que o reconhecimento de Turíbio por parte de Edmilson seja feita em outra ocasião, uma vez que ele foi citado no depoimento de Ricci. A defesa de Milton, por sua vez, requereu acariação entre o policial Ronaldo e o delegado Raul Godói, que segundo ele, tiveram versões inconciliáveis no processo. O MP se mostrou contrário a acariação.

O juiz Guilherme Alves Lamas anunciou que a 2ª parte do julgamento, onde serão ouvidos as mais de 100 testemunhas de defesa acontece a partir do dia 23 de abril deste ano. Ele determinou que um ofício será deliberado com o nome das testemunhas e dias em que elas irão depor e para que todos os réus não compareçam todos os dias, será elaborado uma escala em ordem alfabética. 

Ao todo a Justiça ouviu 14 testemunhas de acusação arroladas no processo, um deles por precatória – veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

Anderson Lima

O povo Taboanense, ou é muito burro ou inocente, Rogério é testemunha de acusação e falou que foi coagido e ameaçado, somente o povo dessa terra acredita que a policia é boa e que o Ivan, era o deus da justiça, ele estava prestes a ser preso junto com a sua equipe, tem muita gente com culpa no iptu mas tem muita gente inocente também, agora achar que a policia é santa é ser burro demais!

Fernando

Pq nao falam nada da tal Planeta educacao que presta serviços de informática há anos bancando muita grana a todos prefeitos?

J M

Será que a Juiza, os policiais o Ministério Público fizeram esse imenso trabalho porque não gostavam de alguns políticos da cidade? Isso é tudo conversinha para desviar as atenções... são todos culpados e ficaram milionários dando golpe nos cofres da prefeitura, vão achando que as pessoas são bobas, vão...

anonimo

Pois é Sr. Dudu, como ja disse anteriormente o senhor ainda acredita em coelhinho da Pascoa e Papai noel, se o senhor não sabe o Fernandinho Beira Mar nega todas as acusações contra ele, o Marcola chefe do PCC tambem nega todas as acusações contra ele, os Nardones negaram o homicidio de Isabela Nardone , os irmãos Cravinho negram o homicidio dos pais de Suzane e assim vai acredito eu até Caim negou que matou Abel na verdade esse homicidio é tão esquisito que não sei se foi Caim que matou Abel ou se Abel matou Caim........

Dudu

Sistema falho, Juiza e antigo Investigador, FALHOS, prisões errôneas, tortura na família e amigos, cidadãos revoltados, circo armado.... E depois dessa frase “Se você não colaborar vou pedir sua prisão. A juíza assina qualquer coisa, você fica aqui mesmo”. Tenho a plena certeza de que o que aconteceu foi pura armação política para beneficiar o Ivan.

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

25/04/2017

Polícia Rodoviária Federal divulga Balanço da operação Tiradentes

Durante a Operação Tiradentes da Polícia Rodoviária Federal 2017 que ocorreu entre os dias 20 e...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.