Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Testemunha diz ter sido ameaçada por investigador no caso da fraude do IPTU

Por Karen Santiago | 25/01/2013

comarca

Sandra PereiraDepoimento desta quinta foi marcado por revelações

“Se você não colaborar vou pedir sua prisão. A juíza assina qualquer coisa, você fica aqui mesmo”. A principal revelação desta quinta-feira, 24, no quarto e último dia da 1ª parte do julgamento do processo que investiga a fraude do IPTU de Taboão da Serra foi feita pelo funcionário da prefeitura Rogério de Godoy e aponta uma possível ameaça do investigador chefe do processo, Ivan Jerônimo, morto em 8 de maio de 2012, durante um depoimento de Godoy na Delegacia Seccional, logo depois de ele depor na Comissão Especial de Inquérito (CEI), instaurada na Câmara Municipal, para apurar a fraude. 

O depoimento dele também foi marcado por outra revelação, agora envolvendo o ex-vereador Paulo Félix. Questionado pela defesa da ré Alexandra, se o ex-vereador teria o ameaçado se faltasse com a verdade e o prenderia, Godoy foi enfático ao afirmar: “Lá na frente não ameaçou, mas lá atrás sim” e completou, “prestei depoimento diretamente ao investigador, na mesma noite da CEI e ele já tinha o relatório da comissão, nada me tira da cabeça que foi o Paulo Félix que entregou para ele”, frisou.

Godoy disse ainda que não depôs ao investigador por livre espontânea vontade e que de uma certa forma se sentiu coagido, uma vez que logo depois do depoimento no CEI, uma viatura do GOI esteve em sua casa, intimado-o à ir até a Seccional e prestar depoimento. Ele foi na sua própria moto e ficou lá até 2h30 da manhã, só saiu de lá, depois de seus familiares saberem do acontecido e também funcionários da prefeitura. “Tive que voltar no dia seguinte de manhã para assinar o relatório”, afirmou.

Como nos depoimentos anteriores o funcionário afirmou que o usuário Zelda já existia há algum tempo no sistema, já a TEST não tinha nome de usuário. Ele disse que os usuários TERA e LED, da ex-funcionária Tereza Letícia chegaram a serem desabilitados, ao lado dela, mas depois acabaram aparecendo no sistema como habilitadas novamente.

Afirmou que a Conam era responsável por qualquer modificação no sistema. “Entrava quando queria e fazia o que queria. Diferente de hoje, que para fazer qualquer coisa no sistema precisa de autorização”, disse.

O depoimento do ex-secretário de Finanças, Edmilson Alves Ricci foi marcado por muitas controvérsias e divergências em relação a nomes, datas, inclusive em um Boletim Ocorrência registrado por ele em 2007 e etc, assunto muito explorado pelos advogados de defesa, um deles até o aconselhou para tomar mais cuidado com o que fala. O Ministério Público chegou a tomar a palavra e pedir que o advogado do réu Milton, fosse mais objetivo no assunto, o advogado de Valadão disse que o MP queria tolir o raciocínio dos advogados.

Partiu dele, a primeira denúncia de fraude em 2005, quando trabalhava na prefeitura e disse ainda que os usuários criavam senhas livremente, percebendo desta maneira que o “sistema era falho”. “O inquérito de 2009 é reflexo do estava sendo construído em 2005, tanto é que sabia que denuncie ao Ministério Público a fragilidade do sistema e pessoas corruptas que trabalham na prefeitura”, afirmou.

Pela manhã a funcionária da prefeitura Rosana Maciel foi ouvida. No final dos depoimentos, o Ministério Público requereu que testemunha Augusto Luis Gomes de Pinto seja ouvido antes mesmo das testemunhas de defesa. A defesa do réu Bruno requereu que o funcionário da prefeitura Valter das Virgens seja ouvido como prioridade. Ambos serão ouvidos antes das testemunhas de defesa.

A defesa dos réus Turíbio e Edgard requereu que o reconhecimento de Turíbio por parte de Edmilson seja feita em outra ocasião, uma vez que ele foi citado no depoimento de Ricci. A defesa de Milton, por sua vez, requereu acariação entre o policial Ronaldo e o delegado Raul Godói, que segundo ele, tiveram versões inconciliáveis no processo. O MP se mostrou contrário a acariação.

O juiz Guilherme Alves Lamas anunciou que a 2ª parte do julgamento, onde serão ouvidos as mais de 100 testemunhas de defesa acontece a partir do dia 23 de abril deste ano. Ele determinou que um ofício será deliberado com o nome das testemunhas e dias em que elas irão depor e para que todos os réus não compareçam todos os dias, será elaborado uma escala em ordem alfabética. 

Ao todo a Justiça ouviu 14 testemunhas de acusação arroladas no processo, um deles por precatória – veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

Anderson Lima

O povo Taboanense, ou é muito burro ou inocente, Rogério é testemunha de acusação e falou que foi coagido e ameaçado, somente o povo dessa terra acredita que a policia é boa e que o Ivan, era o deus da justiça, ele estava prestes a ser preso junto com a sua equipe, tem muita gente com culpa no iptu mas tem muita gente inocente também, agora achar que a policia é santa é ser burro demais!

Fernando

Pq nao falam nada da tal Planeta educacao que presta serviços de informática há anos bancando muita grana a todos prefeitos?

J M

Será que a Juiza, os policiais o Ministério Público fizeram esse imenso trabalho porque não gostavam de alguns políticos da cidade? Isso é tudo conversinha para desviar as atenções... são todos culpados e ficaram milionários dando golpe nos cofres da prefeitura, vão achando que as pessoas são bobas, vão...

anonimo

Pois é Sr. Dudu, como ja disse anteriormente o senhor ainda acredita em coelhinho da Pascoa e Papai noel, se o senhor não sabe o Fernandinho Beira Mar nega todas as acusações contra ele, o Marcola chefe do PCC tambem nega todas as acusações contra ele, os Nardones negaram o homicidio de Isabela Nardone , os irmãos Cravinho negram o homicidio dos pais de Suzane e assim vai acredito eu até Caim negou que matou Abel na verdade esse homicidio é tão esquisito que não sei se foi Caim que matou Abel ou se Abel matou Caim........

Dudu

Sistema falho, Juiza e antigo Investigador, FALHOS, prisões errôneas, tortura na família e amigos, cidadãos revoltados, circo armado.... E depois dessa frase “Se você não colaborar vou pedir sua prisão. A juíza assina qualquer coisa, você fica aqui mesmo”. Tenho a plena certeza de que o que aconteceu foi pura armação política para beneficiar o Ivan.

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

13/08/2017

Homem esfaqueia mulher e tenta se matar em seguida no Embu

O Dia dos Pais quase acabou em tragédia para uma mulher moradora de Embu das Artes. Ela foi...

12/08/2017

Prefeito Fernando Fernandes sanciona a Patrulha Guardiã Maria da Penha

Taboão da Serra é referência regional quando o assunto é a proteção à mulher, conforme prevê a...

11/08/2017

Acusado de tráfico de drogas é preso com cocaína, crack, maconha e lança perfume

Um homem foi preso acusado de tráfico de drogas foi preso na noite da última quinta-feira (10),...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.