Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Hospital Geral de Itapecerica obriga família de senhora a assinar termo de alta

Por Karen Santiago | 22/01/2013

hgis

Arquivo Jornal na NetSenhora esta ainda esta internada no Hospital Geral da cidade

Familiares de uma senhora de 75 anos estão em um grande impasse desde a noite da última segunda-feira (21). A senhora está em coma induzido após dois Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e internada no Hospital Geral de Itapecerica da Serra há mais de quatro meses, ela ainda sofre com uma bactéria contraída no próprio hospital, há aproximado 25 dias e come por meio de sonda, apesar disso, médicos dizem que ela está apta a receber alta e obrigam a filha dela a assinar um termo de alta.

De acordo com eles, caso o termo não seja assinado, o Hospital vai alegar abandono de incapaz e acionar o Estado para as devidas precauções. “Os médicos dizem que minha vó já está quase morrendo e agora só resta aguardar a morte dela, não no Hospital, mas sim em casa, porque eles precisam liberar o leito para outros pacientes”, afirma a neta da senhora.

A família contou ainda que a senhora, às 23h30, estava mais de 24 horas sem alimentação. “Ela está com mais três em seu quarto, as outras receberam comida, menos ela”, afirmaram. Segundo os familiares, o hospital além de obrigar a assinatura do termo, nem ao menos oferece uma ambulância para transportar a senhora, que precisa ser levada em carro próprio da família.

A família da senhora alega que não tem condições de cuidar dela em casa pela dificuldade de alimentá-la, carregá-la devido ao seu peso e até chegar próximo a ela, por causa da bactéria que não permite que ninguém chegue próximo a ela, sem o uso de máscaras, avental (jaleco) e luvas. “Não podemos ter contato com fezes, secreção e sangue”, contaram.

Além de todas essas complicações de saúde, a senhora ainda sofre de diabetes e pressão alta. Familiares dela contaram ao Jornal na Net que devido ao estado de saúde da senhora e os cuidados que ela precisa ter, a casa da filha dela já está toda equipada com cama, aparelhos de aspiração, pressão, fraldas, entre outros. Para ser cuidada em casa, a família precisa adquirir também balões de oxigênio, mas eles não têm condições, devido ao alto custo.

Familiares da senhora foram, na noite da última segunda-feira (21) até a Delegacia central da cidade registrar a ocorrência de Preservação de Direito. Agora eles já pensam em acionar até mesmo a justiça para que o Hospital Geral garanta o leito para a senhora e não mais obriguem a família a assinar um termo de alta.

Em contato com o Hospital, na manhã desta terça-feira, a reportagem foi informada que a senhora continua internada na Observação Adulto, agora em relação a permanência dela no hospital, não tivemos maiores informações.

lia

é lamentável criticarem a família dessa senhora ao invés da administração do hospital, eu passei por isso, me AMEAÇARAM dizendo que eu deveria assinar a alta do meu esposo ou iria responder por abandono, ele não estava sequer andando travado numa cama, a primeira vez o liberaram nessa situação, resultado não conseguimos fazer a fisioterapia marcada no mesmo hospital pois a ambulância não ia buscá-lo, quando conseguiu voltar andar, logo foi internado novamente e dessa vez foi liberado mais rapido ainda e a tal "assistente social" queria me convencer a ssinar e eu recusei, ela então foi até o quarto e disse a ele, que era eu que não queria levá-lo para casa, sentindo-se mal depois disso ele foi para casa a pé, levou horas a chegar, pois o deixaram esperando horas por uma ambulância para levá-lo e aproveitaram sua ausência no quarto e ocuparam o leito que ele estava.

Nascimento

A grande realidade é que o sistema público de saúde muitas das vezes tem como prestar um bom atendimento, no entanto pessoas se é que se pode chamar de pessoas se acham no direito de dizer quem pode ou não ficar internado em um hospital, o caso é que essa senhora é mais uma brasileira á pagar os impostos em dia por 75 anos,e,quando precisa de um hospital com 222 leitos,eu disse 222 leitos !!!!!!!Simplesmente não podem atender á essa necessidade. Será que se fosse um parente de qualquer que seja quem trabalhe nesse hospital ,precisaria de tudo isso? não estamos falando aqui de um paciente que possa andar,falar,se alimentar normalmente, e que não tenha nenhuma infecção hospitalar,e,sim de uma senhora em coma,com febre alta, diarreia continua, feridas por todo o corpo..... HHAAAA tá mas é melhor ouvir os dois lados!!!!! Não melhor ainda é melhor ver isso todos os dias quando algum idoso tem alta hospitalar!!!

isabel cristina

essa familia deve achar que velho é papel queimado não serve pra mais nada. vejo esse comportamento todos os dias em que um velho tem alta hospitalar. que pena tomara que esses filhos não sejam bem tratados pelos seus filhos. Lamento senhora o comportamento dos seus filhos

mira

Acho que o Jornal na Net deveria apurar e ouvir os dois lados da estória antes de publicar a reportagem.

19/04/2017

Vacinação contra gripe pretende imunizar 10 milhões de paulistas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra...

17/04/2017

Médicos de Itapecerica participam de oficina promovida pela Prefeitura

O setor de Educação Permanente da Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu,...

07/04/2017

TaboãoPrev recebe o 2º Ciclo de Palestras para Saúde do Servidor

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Taboão da Serra retoma, na próxima...

06/04/2017

Emoção e saudosismo marcam aniversário do CMHR Arco Íris em Itapecerica

Uma grande festa celebrou a comemoração de 25 anos do Centro Municipal de Habilitação e...

24/03/2017

Mutirão de saúde no AME Taboão, HGP e HGIS termina neste sábado, 25

Termina neste sábado, 25, o mutirão de saúde realizado pelo governo do estado para antecipar...

17/03/2017

Hospital Geral de Taboão, de Itapecerica e AME terão mutirão de saúde do governo

O governo do estado vai realizar um mutirão de saúde entre os dias 18 e 25 de março.Durante o...

15/03/2017

Campanha de Saúde celebra Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Itapecerica da...

07/03/2017

AME Taboão da Serra tem bom índice de aprovação pelos usuários e pacientes

A pesquisa anual de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde apontou uma média de...

05/03/2017

Dig Med chega a Embu-Guaçu com foco na qualidade do atendimento

Um coquetel com a presença de várias autoridades municipais, na sexta-feira, 3, marcou a...

02/03/2017

Prefeitura de Taboão faz novo concurso para contratar médicos

A prefeitura de Taboão da Serra abriu novo concurso público para a contratação de médicos para a...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.