Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Hospital Geral de Itapecerica obriga família de senhora a assinar termo de alta

Por Karen Santiago | 22/01/2013

hgis

Arquivo Jornal na NetSenhora esta ainda esta internada no Hospital Geral da cidade

Familiares de uma senhora de 75 anos estão em um grande impasse desde a noite da última segunda-feira (21). A senhora está em coma induzido após dois Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e internada no Hospital Geral de Itapecerica da Serra há mais de quatro meses, ela ainda sofre com uma bactéria contraída no próprio hospital, há aproximado 25 dias e come por meio de sonda, apesar disso, médicos dizem que ela está apta a receber alta e obrigam a filha dela a assinar um termo de alta.

De acordo com eles, caso o termo não seja assinado, o Hospital vai alegar abandono de incapaz e acionar o Estado para as devidas precauções. “Os médicos dizem que minha vó já está quase morrendo e agora só resta aguardar a morte dela, não no Hospital, mas sim em casa, porque eles precisam liberar o leito para outros pacientes”, afirma a neta da senhora.

A família contou ainda que a senhora, às 23h30, estava mais de 24 horas sem alimentação. “Ela está com mais três em seu quarto, as outras receberam comida, menos ela”, afirmaram. Segundo os familiares, o hospital além de obrigar a assinatura do termo, nem ao menos oferece uma ambulância para transportar a senhora, que precisa ser levada em carro próprio da família.

A família da senhora alega que não tem condições de cuidar dela em casa pela dificuldade de alimentá-la, carregá-la devido ao seu peso e até chegar próximo a ela, por causa da bactéria que não permite que ninguém chegue próximo a ela, sem o uso de máscaras, avental (jaleco) e luvas. “Não podemos ter contato com fezes, secreção e sangue”, contaram.

Além de todas essas complicações de saúde, a senhora ainda sofre de diabetes e pressão alta. Familiares dela contaram ao Jornal na Net que devido ao estado de saúde da senhora e os cuidados que ela precisa ter, a casa da filha dela já está toda equipada com cama, aparelhos de aspiração, pressão, fraldas, entre outros. Para ser cuidada em casa, a família precisa adquirir também balões de oxigênio, mas eles não têm condições, devido ao alto custo.

Familiares da senhora foram, na noite da última segunda-feira (21) até a Delegacia central da cidade registrar a ocorrência de Preservação de Direito. Agora eles já pensam em acionar até mesmo a justiça para que o Hospital Geral garanta o leito para a senhora e não mais obriguem a família a assinar um termo de alta.

Em contato com o Hospital, na manhã desta terça-feira, a reportagem foi informada que a senhora continua internada na Observação Adulto, agora em relação a permanência dela no hospital, não tivemos maiores informações.

lia

é lamentável criticarem a família dessa senhora ao invés da administração do hospital, eu passei por isso, me AMEAÇARAM dizendo que eu deveria assinar a alta do meu esposo ou iria responder por abandono, ele não estava sequer andando travado numa cama, a primeira vez o liberaram nessa situação, resultado não conseguimos fazer a fisioterapia marcada no mesmo hospital pois a ambulância não ia buscá-lo, quando conseguiu voltar andar, logo foi internado novamente e dessa vez foi liberado mais rapido ainda e a tal "assistente social" queria me convencer a ssinar e eu recusei, ela então foi até o quarto e disse a ele, que era eu que não queria levá-lo para casa, sentindo-se mal depois disso ele foi para casa a pé, levou horas a chegar, pois o deixaram esperando horas por uma ambulância para levá-lo e aproveitaram sua ausência no quarto e ocuparam o leito que ele estava.

Nascimento

A grande realidade é que o sistema público de saúde muitas das vezes tem como prestar um bom atendimento, no entanto pessoas se é que se pode chamar de pessoas se acham no direito de dizer quem pode ou não ficar internado em um hospital, o caso é que essa senhora é mais uma brasileira á pagar os impostos em dia por 75 anos,e,quando precisa de um hospital com 222 leitos,eu disse 222 leitos !!!!!!!Simplesmente não podem atender á essa necessidade. Será que se fosse um parente de qualquer que seja quem trabalhe nesse hospital ,precisaria de tudo isso? não estamos falando aqui de um paciente que possa andar,falar,se alimentar normalmente, e que não tenha nenhuma infecção hospitalar,e,sim de uma senhora em coma,com febre alta, diarreia continua, feridas por todo o corpo..... HHAAAA tá mas é melhor ouvir os dois lados!!!!! Não melhor ainda é melhor ver isso todos os dias quando algum idoso tem alta hospitalar!!!

isabel cristina

essa familia deve achar que velho é papel queimado não serve pra mais nada. vejo esse comportamento todos os dias em que um velho tem alta hospitalar. que pena tomara que esses filhos não sejam bem tratados pelos seus filhos. Lamento senhora o comportamento dos seus filhos

mira

Acho que o Jornal na Net deveria apurar e ouvir os dois lados da estória antes de publicar a reportagem.

20/08/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio para Rede Municipal de Saúde

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa esteve no dia 15 de agosto no Palácio dos...

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

20/08/2017

Carro capota perto da entrada do Assai na BR e deixa três feridos em Taboão

Um grave acidente de trânsito por pouco não acabou em tragédia neste domingo, 20, na rodovia...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.