Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Abordagem da GCM termina com um jovem morto em Itapecerica

Por Karen Santiago | 6/01/2013

delegacia

Arquivo Jornal na NetOcorrência foi apresentada na Delegacia da cidade

Uma abordagem de rotina da Guarda Civil Municipal terminou em tragédia, na noite do último sábado (5) em Itapecerica da Serra. Um jovem de 16 anos foi atingido com um tiro em seu tórax pelo guarda Edson Tadeu Daraio, de 47 anos, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Pronto Socorro central. Ele e por volta de seis outros jovens foram abordados na avenida Soldado PM Gilberto Augustinho, no Jardim Cinira.

De acordo com informações do comandante da corporação, Marques, a arma disparou de forma acidental, após um dos jovens tentar tomar a arma do guarda. “O guarda tentou se defender. Foi legítima defesa”, afirmou. Ainda de acordo com ele, o jovem tem passagens pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma delas de Lesão Corporal Culposa. Ele foi socorrido pelos próprios guardas e logo após, o GCM se apresentou na Delegacia da cidade.

Tadeu foi indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar e por ter se apresentado espontaneamente à autoridade policial e devido à complexibilidade do caso, o qual exige resultado da perícia, o guarda irá responder em liberdade.

O armamento dele, um revólver calibre 38 foi apreendido. A perícia foi ao local da abordagem e agora a Polícia Civil aguarda o resultado do laudo, para concluírem os reais sinais que indicam a morte do jovem.

A família dele e os diversos moradores do bairro estão indignados com o ocorrido, eles também foram à Delegacia, onde o caso foi registrado.

Agora Tadeu fica afastado da corporação e terá acompanhamento psicológico. “Esse é um procedimento normal quando algum guarda se envolve em ocorrência de troca de tiros”, afirmou Marques.

35º

Dienia

Parabéns mesmo aos gcms que se empenham de verdade em suas rondas, e que mostram cada vez o quanto são merecedores de mais valorização e reconhecimento dos nossos municipes e politicos do nosso município!

34º

Carrasco

E pra finalizar gomadinho não vou mais perderr meu precioso tempo com seus devaneios tenho outras matérias com pessoas realmente inteligentes para debaterr se cuida engomadinho boa sorte.

33º

CARRASCO

Risos meu de que buraco tu saiu rapâ?;engraçado não vi teu nome covarde e alias nunca vou ver sabe porque?; tu nunca vai dar as caras porque tu é como os tatus vivem escondidos em buracos e só da as caras quando te convém e sou sim muito policia se tua esposa ou familiares precisarem é so pedir e rsos ajudo com prazer.agora vc rsos boa sorte.faz assim vai jogando video game o engomadinho enquanto eu trabalho de verdade contra o crime e vem cá nem te conheço.

32º

Policia de Verdade

Carrasco porque não escreve seu nome de verdade pra que todos os policias do 25º BPMM/ e 36ªBPM/M toda a Polícia de Verdade saiba quem é você, escrever tolice e se esconder é fácil queremos ver você falar pessoalmente. A Polícia de Verdade não fica justificando um erro pelo erros dos outro a Polícia de Verdade assumi seu erro e tenta concerta-lo.

31º

Wesley

Eu lamento o fato que ocorreu com este jovem, e tudo tem que ser apurado a conduta o guarda municipal se realmente havia uma suspenda fundada para ocorrer a abordagem e se o garoto teve alguma reação para ter acontecido o disparo da arma, eu sou morador da cidade a mais de 35 anos e depois que a guarda municipal começou a patrulhar nossas ruas, me sinto mais seguro inclusive na minha rua já foi detido um ladrão que roubou uma garota e foi a guarda municipal quem atendeu, não sei o desfecho da ocorrência mas, eu vou ser honesto que a guarda municipal tem feito sua parte para ajudar os moradores da minha cidade, mas temos que respeitar a dor desta mãe que perdeu um filho próximo a completar 17 anos.

30º

Carrasco

para vc suposto Marcio ha não vou ficar aqui perdendo meu tempo falando sobre leis pra vc quer saber mais estude;oque dispuser a lei cara se encontro vc fora de hora ou qualquer hum da tua familia se eu achar necessario revisto ou os acompanho a delegacia caso criem problemas se eu achar necessario depois ha corra atraz de seus direitos....ka kaka ka ´pra vc.

29º

carrasco

esse Marcio ou marcinha é engraçado poder de policia o sabe tudo quem tem é o administrador que sim este faculta o poder de policia a quem lhe direito que em prol do coletivo restringe direitos individuais: estude mais coleguinha boa sorte, no teu cursinho; soube que o governo da apoio de bolsas boa sorte.

28º

marcio

DESDE quando guarda civil metropolitana pode abordar e revistar?nao sao nenhuma e quer ser policia.... As guardas municipais não podem realizar busca pessoal (art.244 do CPP), tão pouco podem abordar veículos apenas "suspeitos", lembrando que se for produto de ilícito, é crime permanente, logo, se nos termos do art.301 do CPP qualquer do povo pode, seria ilógico negar isso as GMs, mas abordar apenas com o fim de averiguação ou fiscalização de trânsito, as guardas não podem, apesar de que ninguém aqui é criança e muitas vezes, por razões políticas as guardas realizam estes tipos de ações e as próprias polícias se omitem. A CF/88 (Constituição Federal de 1988), é a nossa Lei Maior, no seu art.5º, inciso LIV assevera "ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;", ainda no mesmo artigo e no inciso LXI tipifica "ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;" A busca pessoal somente poderá ser realizada por agentes públicos em cumprimento a específica ordem judicial ou, então, sem ordem judicial, desde que possuam atribuição de prevenção ou investigação criminal, qualificados pelo exercício do poder de polícia. Em razão de sua fórmula procedimental, a diligência constitui atividade de caráter tipicamente policial, mesmo que destinada exclusivamente à colheita de provas para a instrução do processo.

27º

carrasco

Senhor gomes apesar que este não é teu nome só fiz uma comparação o cérebro!;tanto na abordagem em campo limpo quanto nesta se houve desvio de conduta não cabe vc julgar e vc ha ha paredes tem houvidos vc é tolo;sabe porque se meu filho ficar 00:30 na esquina com colegas sabe la Deus fazendo oque em um momento que pessoas são executadas nas esquinas em porta de bar em que nem uma mulher grávida esta segura ao chegar para descançar em casa,meu não fala besteira e ja te falei o semn noção vc não estava lá e eu como sou profissional e vc um curioso aparentemente tu parece policia por algumas poucas palavras profissionais mas não passa de amador e pior mais um fã de Datena so sabe os males da vida ao ver as noticias de jornal eu vivencio ela o curioso presta atenção saia do armario conheça melhor a vida a teu redor.

26º

Gomes

Sr. Carrasco, vc é um sem noção... quer dizer que os GCM´s foram abordar os garotos para cometer uma tragédia como a do Campo Limpo? Por favor, pare de escrever tolices no jornal.

25º

Wiliam

Quanta besteira, vão procurar algo de útil pra fazer em vez de ficar aqui escrevendo besteira !

24º

paredes tem ouvidos

Carrasco, vc é carrasco mesmo em, você estava no local do crime? também não estava na ocorrencia? também não. eu não sou policial, e não sou tão burro, desculpe, seria uma injustiça com os animais, tão INCOMPETENTE de fazer uma abordagem com um revolver cal. 38 que por sinal é MANUAL e não automático, impossivel ter sido disparo acidental, na abordagem, um policial fica na contenção, e em quanto o outro faz a revista necessária, agora revistar um civil com arma em punho, meu Deus que incopetencia, façam mil favor que a justiça seja feita, um policial totalmente dispreparado, que deveria estar cuidando do patrimonio público, eles estavam quebrando algum orelhão por acaso, não estava conversando com amigos no bairro em que morava, praticamente na rua em que morava, poxa, na rua de sua casa, se não podemos mais ter o direito de ir e vir o que vamos fazer da vida agora, ficar a merces de uns guardas que deveriam estar cuidado das capivaras la do carioca. bando de carniceiro.. agora vem dizer que errar é humano, cara foi uma vida embora, o que eles teriam que preservar vidas, estão acabando com elas, o garoto éra simplesmente um garoto.. simples assim. que meter o nardoni senta no cano sem tirar a massa de mira pra quando puxar.... o cara com dedo no gatilho e o cão puxado, tremendo igual uma vara verde, por que eu sei que os GCM gela na hora da abordagem por que eu ja vi, não tem competencia a altura nem dos pracinhas, por isto eu sou a favor da ROTA, eduque bem seu filho hoje para não ser um GCM amanha.

23º

carrasco

Ha este gomes não sabe de nada; e a execução cometida pela guarnição de tático no Campo limpo Gomes aqueles também não tinham treinamento?é duro ter que houvir abobrinha de amador como vc!..

22º

Carrasco

Senhora Joyce Nunes nossa a senhora deve ser perita criminal pelas afirmações uam coisa e´ver os fatos outra coisa é se colocar em terceira pessoa afirmando oque não viu ;e pra começo de conversa abordagem mediante busca pessoal devido fundado suspeita lamento mas é normal;infelizmente houve a morte do rapaz mas afirmar desova de corpo e demais pelo amor de Deus intendo seus sentimentos pelo garoto mas não fala besteiras.

21º

Carrasco

Senhor Tadeu!; pelo pouco que conheço do Senhor e os demais sei que infelizmente deve ter sido acidente ou ter uma explicação viavel para isto;aqueles curiosos que julgam aqui tem que parar de serem hipócritas pois tanto nessa ação quanto outras que a sociedade vem observando com relação não só vcs que julga-se inimigos da guarda mas tanto policia civil ,militar federal enfim gente errar é humano;vc que que julga tal agente da lei e ai parceiro(a);se tu nunca errou jogue a primeira pedra;minhas condolências a familia deste adolescente força pt saudações aos demais.

20º

joyce nunes

Em memoria de walisson Leao:Saudades...o acontecido foi na Rua Getulio Vargas, por volta da 00:30,Wallison e mais 3 amigos conversando na porta de casa,quando um carro da Guarda Ambiental( GCM) chega e para em cima deles com os farois ligados e mandam os mesmos encostar na parede com a mao na Cabeca todo arrogantes,intimidando os mesmos com a Arma apontada para os rapazes e disseram q se rencontrassem alguma coisas com eles,fariam eles comer...nao revistaram os garotos, pularam os dois primeiros e ja foram direto em Walisson com a arma apontada para ele,walisson nao teve nenhuma reacao como estao dizendo,e o Gcm efetuou o disparo que atravessou suas costas e pegou na parede o projetil atingindo de raspao o amigo do lado,apos o disparo Walisson se vira E fala"o que foi que vc fez..." e ja cai.Com isso o Gcm ficou pertubado e joga Walisson pra cima do outro amigos ,e um dos amigos pegam Walisson e coloca na viatura,sem a ajuda de nenhum dos Guardas...a Mae de Walisson estava vindo buscar o filho pra dormir e presenciou tudo no caminho,ao chegar o amigo que colocou Walisson na viatura coloca a mae tbm,mas infelizmente segundo a propria mae Wallison ja saiu Morto do local.Se a mae do menor Walisson nao tivesse comparecido no local,eles iriam desovar Walisson por ai,pq quando chegaram ao Pronto Socorro de Itapecerica,os Guarda disseram que haviam encontrado Walisson morto no Valo Velho,a Mae ouvindo essa mentira, gritou para o Medico que isso tudo era mentira pois ela mesma havia presenciado eles Assassinando o seu filho...Walisson de apenas 16 anos completaria 17 anos dia 11 de janeiro,estava trabalhando,feliz e cheio de planos para o futuro,infelizmente esse futuro nao vai ser possivel pois os sonhos de um garoto foram tirado,sem poder se defender,de alguem que nem poderia ter abordado,pois isso nao era o trabalho deles,e por causa disso agora uma familia sofre, pois a alegria da casa lhes foi tirada,a alegria dos amigos com o Sorriso que cativava qualquer um que vesse.Essas declaracoes é a verdade dos fatos e pra que tudo isso nao fique impune,pq muitas coisas que esta saindo na midia nao é a verdade... Walisson Leão...Saudades!

19º

julio cesar soares

Primeiro guarda municipal não é policial militar,civil, não precisa dizer mais nada, afinal o rapaz esta morto, gms com toda certeza arredondaram a ocorrencia.

18º

Marisa

tem que descer bala mesmo,malandro que atrapalha o desenvolvimento do mundo tem que ter este fim,infelizmente,antes que alguem de nossas familias va antes da hora de DEUS OKKKKKKK!!!!! forca Tegon tudo vai dar certo!!!!!

17º

Antonio

O Guarda ou Policial é sempre apontado pela população como o vilão, mas ninguém comenta que o jovem já foi baleado na perna a pouco tempo atrás... O que será que ele fez ? Tão inocente !

16º

juliana costa

senhor Adao um analfabeto igual ao senhor deveria estudar para saber o que trabalho de policia

15º

J M

Esse Tegon é um fanfarrão, fizeram uma tremenda bobagem e aparece para falar que entende de segurança, se entendessem e tivessem treinamento não matariam o garoto à toa.

14º

Carlos

Caro Adão me parece que você não sabe diferenciar um rabo de um focinho, não precisa estar estampado POLÍCIA para ser um policial, sinto muito que a população do Brasil e tão fraca de estudo que fala somente por achismo ou por que ouviu outra pessoa falar o que também não sabe, que saber o significado de polícia vai ler o código tributário, não vou falar o artigo, pois se quer saber corra atrás. Agora o indivíduo é santo, porém ninguém fala que ele já teve 3 passagem pela polícia, acredito que se no Brasil o menor que cometesse crime fossem julgado como qualquer outro seríamos mais evoluído, pois a própria constituição garante que somos iguais a todos. o art 30 da constituição garante os municípios legislar por interesse local, se você acha que só existe pm como polícia não quero que aconteça, mas quando estiver sua irmã, mãe, filha e/ou mulher sendo estuprada e estiver passando uma viatura da GCM por gentileza pede socorro que o senhor será bem atendido,Vai criticar as aberrações que a PM comete como por exemplo essa ultima chacina no campo limpo, os pms que mataram um jovem que o monitoramento da GCM flagrou na major telles, os haillanders cortadores de cabeça, criticar é fácil vai lá e paga o velório do rapaz cidadão de bem que segundos informações comandava 3 biquieras.

13º

roberto

Olha lamentamos muito o ocorrido,mas qto ao fato ocorrido em quase 18 anos de existencia da GCMIS essa e a primeira ocorrencia com vitima fatal acho que responde a qualquer um que possa achar que tenha sido despreparo do GCM.

12º

Carlos

Caro Adão me parece que você não sabe diferenciar um rabo de um focinho, não precisa estar estampado POLÍCIA para ser um policial, sinto muito que a população do Brasil e tão fraca de estudo que fala somente por achismo ou por que ouviu outra pessoa falar o que também não sabe, que saber o significado de polícia vai ler o código tributário, não vou falar o artigo, pois se quer saber corra atrás. Agora o indivíduo é santo, porém ninguém fala que ele já teve 3 passagem pela polícia, acredito que se no Brasil o menor que cometesse crime fossem julgado como qualquer outro seríamos mais evoluído, pps a própria constituição garante que somos iguais a todos..

11º

Justin

Sr TEGON. Conheço a familia e falei com a mãe do adolecente que estava presente no momento do fato. Se você estava também deve se pronunciar e nao se omitir igual ao seu "colega" que efetuou o disparo e falou que houve reação da parte do adolecente.

10º

Fabio

Quando fazem bobagens e cometem erros inventam desculpas para se safar e ainda aparece um monte de colega GCM aqui para defender? Espero que a sindicância interna e o inquérito policial surtam algum efeito e punição, pois, o rapaz não era marginal, era somente mais um garoto de periferia;

cururu do norte

É ISTO AI GCM AGORA TUDO DE RUIN VAI VIM PARA CIMA DE VOCES,MAIS NÃO ESQUENTA NÃO É NORMAL A SOCIEDADE NÃO TEN CORAGEN DE DENUNCIAR UM TRAFICANTE UM BANDIDO MAIS PARA SUBJUGAR AS PESSOAS ISTO SIM TADEU BOA SORTE E OS FAMILIARES DO RAPAS MINHAS CONDOLENCIAS.

Mario

mentira! ele não tentou tomar a arma do policial, a policia vai apurar, mais testemunhas disseram que o guarda estava muito confuso e despreparado para abordagem, e garantiram que o menino jamais tentou tomar a arma do mesmo!

Ivan

Lamentável termos GCM's PM's sem treinamento adequado para efetuar uma abordagem. Sei que o rapaz era de familia !!! Soh peço que seja investigado mais criteriosamente a conduta deste policial.

Anna carolyna

Eu estou muito triste pelo ocorido, vamos sentir muitas saudades de vc amigo walison. Na minha opinião acho que guarda civil não é pra matar vc's não acham? e tbem acho que essa historia deveria ser investigada muito bem por que quando é gente que tem poder eles claro vão colocar a culpa para os mais fracos e acho q essa historia esta muito mal contada mais como os mais fracos não tem vez ne verdade mais minha opinião isso foi um fato que não deveria ficar assim sem nada a fazer acho que o guarda deve ser punido e muito bem punido fica assim minha opinião.

Adão

É o que acontece quando a GCM, despreparada, quer fazer trabalho de policia, quando não é policia. Se suspeitaram, deveriam acionar a PM.

um guarda de verdade

Eu concordo que tudo deve ser bem investigado, mas sempre vai surgir a Questao sera que os guardas estao preparados.Porque sempre vai existir esse LObe MILITAR que tenta confundir a opiniao publica ,para CONTINUARMOS ACHANDO .Que segurança e so dever, do Estado.Afinal TODAS AS MORTES QUE A POLICIA COMETEU ATE HOJE.FOI DESPREPARO? VA TRABALHAR NA RUA .E VEJA O QUE E ESTAR , ESTAR CARA ,CARA COM ESSES

tegon

Caro sr gomes,se o senhor tem um pouco de conhecimento em segurança,deve saber que dependendo da abordagem todas tem a sua distancia de segurança,estranho ao sr que e um civil que nao entende nada de segurança,e quando quiser criticar uma açao policial, esteje primeior no lugar da ocorrencia,para depois questionar se ta certo ou errado.

mateus

Eu lamento o fato ocorrido e espero que seja apurado com todo rigor da lei, mas o guarda não pode deixar de se defender; E também não posso esquecer o pelo trabalho que a guarda municipal tem feito em nossa cidade.cl

Gomes

Essa história de que o rapaz tentou tomar a arma do GCM precisa ser melhor investigada. Mesmo que seja verdade, cadê o treinamento destes guardas? Não há distância de segurança nas abordagens, muito estranho.

25/09/2017

Bandidos roubam carga de R$ 12 mil em biscoito no Embu e fazem motorista refém

O motorista de um veículo que transportava uma carga de biscoito avaliada em R$12 mil foi...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Fiscalização do CROSP em ação conjunta com a Vigilância Sanitária identifica pro

Depois de receber uma denúncia sobre suspeita de exercício ilegal da Odontologia, na cidade de...

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

19/09/2017

Polícia Federal investiga fraudes em 14 concursos públicos

A Polícia Federal descobriu fraudes em 14 concursos públicos nacionais aplicados pela Fundação...

16/09/2017

PM recupera aparelhagem de som roubada de igreja no valor de 8 mil em Embu

Uma ação rápida da PM resultou na prisão de dois homens acusados de furtar toda a aparelhagem de...

10/09/2017

Moradores do Vista Alegre denunciam assaltos cometidos por trio de menores

Cansados dos assaltos constantes, os moradores do jardim Vista Alegre, em Embu das Artes,...

08/09/2017

PM prende três homens por roubo de veículo e tentativa de homicídio em Taboão

Três homens foram presos por policiais da 3ª Cia do 36M, na noite desta quinta-feira, 7 poucas...

25/09/2017

Bandidos roubam carga de R$ 12 mil em biscoito no Embu e fazem motorista refém

O motorista de um veículo que transportava uma carga de biscoito avaliada em R$12 mil foi...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.