Vice-prefeito de Embu-Guaçu é preso acusado de acobertar falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina

Por Sandra Pereira | 19/04/2010

O médico Fernando Sapede, vice-prefeito de Embu-Guaçu, foi preso nesta segunda-feira, por volta das 12h30, na prefeitura da cidade, acusado de favorecer os crimes de falsidade ideológica e exercício irregular da medicina. O vice-prefeito é acusado de contratar para trabalhar em sua clínica na rua Boa Vista, nº 56, o brasileiro, Rodrigo Olmado, formado em Medicina na Venezuela. O médico não tem autorização do Conselho Regional Medicina para trabalhar no Brasil.

Rodrigo Olmado foi detido enquanto estava trabalhando na clínica do vice-prefeito. Os dois foram levados para a Delegacia Seccional de Taboão da Serra, onde vão aguardar que a Justiça decida se eles vão responder aos processos detidos ou em liberdade.

vicebebado.jpg

Vice-prefeito também é secretário de saúde da cidade

De acordo com o delegado Erasmo Pedroso o médico formado na Venezuela trabalhava na clínica do vice-prefeito onde prescrevia medicamentos e exames no nome de Fernando Sapede. As receitas emitidas por Rodrigo Olmado eram assinadas e carimbadas em nome de Fernando Sapede.

“Os dois vão responder por falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão. Isso não quer dizer que Olmado não é  um bom médico. Mas, independente disso ele não tem autorização para exercer a medicina no Brasil”, afirmou o delegado. “Como eles não são marginais na verdadeira acepção jurídica devem responder em liberdade condicional”, complementou.

O delegado disse que Rodrigo Olmado admitiu que atendia e prescrevia em nome de Fernando Sapede, com o conhecimento e anuidade dele e com a função de garantir lucro ao vice-prefeito, já que a clínica é de sua propriedade.

Erasmo Pedroso Filho contou que a polícia descobriu o fato por meio de uma denuncia anônima.

Recentemente o vice-prefeito foi acusado de dirigir embriagado e atropelar um jovem na cidade. O carro dele na ocasião estava com o IPVA atrasado desde 2006.

No começo da noite os dois acusados foram levados para a Delegacia Central de Taboão da Serra, até que seja decido se eles vão ficar em liberdade ou encaminhados ao CDP de Itapecerica da Serra. Os dois foram levados algemados e foram tratados como presos comuns até a chegada dos advogados.

A reportagem do Jornal na Net não pode conversar com o vice-prefeito. Na prefeitura da cidade os funcionários tentaram negar a prisão dele.

No final da noite pessoas ligadas aos dois disseram que a prisão deles teria sido armada pela oposição na cidade.

O médico que se formou na Venezuela justificou que  deu entrada no CRM há dois anos e aguarda a liberação do seu número de registro no Brasil para poder trabalhar. Ele disse que cumpriu todas as exigência antes de dar entrada no CRM. Na Venezuela ele trabalhava como cirurgião.

Comentários