Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Eleição e violência marcaram setembro e outubro na região

Por Sandra Pereira | 28/12/2012

FF450_2

Sandra PereiraFF volta a prefeitura após ganhar eleição municipal de Taboão

A corrida eleitoral se intensificou em setembro em Taboão e Itapecerica. Os então candidatos a prefeito e vereadores ampliaram suas agendas de campanha, endurecendo o tom das críticas aos adversários e reforçando as principais propostas dos planos de governo já apresentados aos moradores.

Durante esse mês as escolas de Taboão da Serra sofreram uma onda de violência e arrastões que provocou medo em professores, pais e alunos e toda a comunidade escolar.  Vários protestos foram realizados pedindo o fim da violência. Ainda em setembro a audiência de instrução dos réus na chamada fraude do IPTU de Taboão foi cancelada novamente.

Em Itapecerica empresários e lojistas apresentaram à imprensa as obras do shopping da cidade que deve ser inaugurado em 2013.

A reta final da eleição marcou os primeiros dias de outubro. No dia 7 os moradores foram às urnas e democraticamente escolheram os prefeitos e vereadores que vão administrar as cidades nos próximos quatro anos. A eleição ocorreu tranquilamente nos municípios da região. Taboão elegeu o prefeito Fernando Fernandes, Itapecerica escolheu Chuvisco e no Embu Chico Brito foi reeleito.  Nas câmaras municipais a renovação foi bem ampla chegando até mesmo a surpreender uma vez que vários veteranos foram derrotados nas urnas.

Passados poucos dias da eleição uma onda de violência explodiu na região. Em apenas uma noite nove pessoas foram brutalmente assassinadas entre Taboão e Embu após a morte de um policial militar. Começou então uma verdadeira queda de braço em polícia e criminosos, que provocou toque recolher em vários bairros e forçou os moradores a conviver com o medo diariamente.

Em Taboão da Serra o pós-eleição provocou um colapso nos mais diversos serviços públicos. A saúde registrou atraso de pagamento de salários e problemas de atendimento. A coleta de lixo ficou mais precária e a prefeitura começou a sofrer pressão dos fornecedores empenhados em receber seus pagamentos.

Poucos dias antes um protesto do MTST por pouco não acabou em tragédia na Câmara. Os guardas municipais usaram gás de pimenta para dispersar os manifestantes. Vândalos destruíram grandes, cadeiras, e vários equipamentos do plenário.

Em Itapecerica os candidatos derrotados buscaram à Justiça tentando anular o resultado da eleição. Chuvisco ignorou o movimento e prometeu ao município uma administração transparente e com participação popular. Atendendo ao MTST os vereadores aprovaram a destinação de área para moradia popular.

No Embu logo após a eleição Chico Brito entrou em cena para impedir que os dois vereadores de oposição da cidade, Carlos do Embu e Ney Santos, tivessem espaço na mesa diretora da câmara.


18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.