Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

2012 começa com aumento de passagem e enchentes em Taboão da Serra

Por | 28/12/2012

alagamento1

Arquivo Jornal na NetAlagamentos foram constantes nos primeiros meses do ano

O primeiro dia do ano em Taboão da Serra foi marcado pelo aumento da passagem dos ônibus circulares para R$ 3,00, maior tarifa cobrada no País. O reajuste foi considerado abusivo e provocou protestos na cidade, mesmo assim o valor foi mantido. Em fevereiro, os ônibus intermunicipais também sofreram aumento. No mesmo período em que o custo elevado do transporte público revoltava a população as enchentes castigavam sem dó levando os moradores das regiões mais atingidas a sentir na pele o desespero de perder tudo. Os motoristas sofreram com os congestionamentos recordes na Régis Bittencourt por causa dos alagamentos na pista.

Ainda nos primeiros dias do ano a Justiça adiou a retomada da audiência de instrução dos acusados de participação na chamada fraude do IPTU de Taboão da Serra. A juíza, titular do caso, Flávia Castellar, deixou a cidade após ser promovida para o Fórum da Barra Funda.

Nessa mesma época um dos principais responsáveis pela Operação Cleptocracia, como ficou conhecida a fraude do IPTU, o investigador Ivan Jerônimo, desistiu da idéia de disputar a prefeitura de Taboão e pediu sua desfiliação do PMDB, partido no qual havia ingressado em outubro de 2011. No mês seguinte o Tribunal de Justiça determinou que os acusados não poderiam voltar aos seus cargos. 

Ainda no começo de 2012 a estréia do Cats na Copa São Paulo trouxe expectativa aos torcedores de Taboão da Serra.  Mas, frustrando a torcida, o time não conseguiu um bom resultado na competição e foi eliminado rapidamente. O mesmo aconteceu na série A3, a qual o time não conquistou praticamente nenhuma vitória e não se classificou para a próxima fase.

Ainda no início do ano, as sacolinhas plásticas ficaram proibidas de serem distribuídas, dividindo opiniões entre as pessoas. No mês seguinte os supermercados precisaram oferecer opções as sacolinhas plásticas, sem comercializa-las a valores maiores de R$ 0,19 centavos.

Em Fevereiro as enchentes voltaram a castigar as cidades da região. A falta de vagas em creches também foi uma grande dificuldade enfrentada pelas mães das crianças. Uma delas precisou até entrar na justiça para garantir uma vaga na rede municipal de ensino de Taboão. 

Atraso na coleta de lixo marcou início do ano em Itapecerica

Em Itapecerica o começo de 2012 foi marcado pelo colapso na coleta de lixo na cidade. Durante as primeiras semanas do ano a falta de coleta deixou os moradores indignados. O problema ocorreu na maior parte dos bairros e só foi resolvido quando a prefeitura terceirizou o serviço. Logo nos primeiros dias do ano o Ministério Público (MP) reforçou a luta da população de Itapecerica contra a Sabesp, a fim de garantir abastecimento de água e a implantação da coleta e tratamento de esgoto na cidade.

Várias ruas do jardim Montesano  foram recapeadas no começo de 2012. A  chegada das academias públicas agradou aos itapecericanos de várias idades, e a abertura de vagas na frente de trabalho completou o ciclo de ações positivas.

Na corrida pela prefeitura de Itapecerica o PT de Zé Maria e o PPS de Edgard Cruz anunciaram candidatura própria que foi confirmada posteriormente.

No mês seguinte, um guarda municipal de Itapecerica foi preso acusado de matar sua mulher, durante uma briga na casa onde moravam, no Jardim Jacira. Ele atirou na cabeça dela e contra a sua própria cabeça, na véspera do Carnaval. Ele sobreviveu, já sua esposa faleceu e foi enterrada no dia seguinte, na terça de Carnaval.

Já em Embu das Artes o ano começou sinalizando que a violência voltaria a ser fator preocupante. Logo nos primeiros dias de 2012 um policial foi executado com dois tiros na cabeça em pleno centro da cidade. A polícia suspeitou que ele foi vítima de um grupo de extermínio.

Também no começo do ano a chegada do Corpo de Bombeiros e a inauguração do Mc Donalds localizado na Avenida Elias Yazbek agradaram a população de Embu. Além desses “presentes”, os moradores contaram também com a reforma da Unidade Básica da Saúde do Jardim Vista Alegre.

Em Fevereiro, por sua vez, o filho do vereador Milton do Rancho, foi denunciado pelo Ministério Público por séries de acidentes e morte de uma vítima.

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

10/10/2017

Servidores de Itapecerica que atendem ao público participam de treinamento

A Secretaria Municipal de Administração, através do setor de Treinamento e Capacitação, promoveu...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.