Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Jorge Costa rechaça antiga Febem e embarga obra em Itapecerica da Serra

Por Karen Santiago | 25/12/2012

jorge

Arquivo Jornal na NetJorge Costa entrou no Ministério Público contra a vinda da antiga Febem para a cidade

A polêmica envolvendo a vinda da Fundação Casa para Itapecerica da Serra teve um novo capítulo na cidade. O prefeito Jorge Costa afirmou que embargou a construção do prédio, em um terreno ao lado do Centro de Detenção Provisória, o CDP, no bairro Potuverá, por falta de licença ambiental da Cetesb e autorização da Prefeitura faltando dias para o fim de seu mandato.

O local que já conta com placa do governo do Estado de São Paulo anunciando a obra, teve sua mata derrubada e máquinas trabalhando no terreno, segundo ele. O prefeito havia decidido e anunciado que a antiga Febem, não seria construída na cidade, depois de muita manifestação e até abaixo assinado contra a vinda da fundação. “Pelo menos enquanto eu estiver aqui, pode ter certeza que não entra um tijolo”, afirmou.

“Já havia decidido que não seria construído em Itapecerica e fui surpreendido faltando dias para ir embora com uma obra desse porte. Embarquei tudo, apreendi as máquinas e prendi quem estava lá”, pontuou. O prefeito foi até o local, após denuncia de outro assunto, contou ele. “Quando cheguei lá vi as máquinas derrubando toda a mata e com a placa do governo sobre a obra”, ressaltou.

Jorge Costa disse não ser contra a Fundação Casa e sim do jeito que a gestão é feita. Segundo ele a gestão é “completamente errada, porque colocam pessoas lá dentro e saem mais bandidos ainda”, afirmou. Ele comparou a fundação com a 1ª Febem, feita pela Alda Marco Antonio – atual vice-prefeita de Gilberto Kassab. 

“O projeto era todo diferente. O jovem ia, tinha psicólogo, saúde mental, curso técnico. Era questão de orgulho, tinha até teatro feito por semi-artistas. Hoje eles estão lá dentro com celular, vendendo pó, mandando matar gente aqui fora”, afirmou.

O prefeito questionou a atitude da Cetesb que embargou a construção de cinco creches na cidade e a atitude do governo do Estado em entrar na cidade, sem autorização alguma. “O Cadeião acabou com o bairro, tem muitas reclamações. Estou brigando para a fundação não vir para Itapecerica, entrei no Ministério Público e denunciei a obra”, finalizou.

O prefeito eleito, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) também rechaçou a vinda da Febem para o município e resumiu: “É muito prejuízo para a cidade” – veja matéria completa aqui.

13º

Celso amaro

Paulo Silveira, Antes quero deixar claro que sou contra a Fundação Casa, e nem vou expor as questões, por motivos óbvios. E falo com conhecimento de causa. Ilegal ou não, qualquer cidadão , no mínimo, politizado, deveria agradecer ao Prefeito Costa. O que eu sei é que ele fez as vezes de todos os cidadãos de bem da nossa cidade: brigou muito pra evitar isso. Nadou contra a maré, e até aqui conseguiu evitar essa catástrofe. E concordo com vc, quando diz que o Prefeito é autoritário. Porém, se assim não fosse, ele não conseguiria administrar uma cidade com tantos problemas, provocados pelo PSDB, tão e somente. Viajo pela região, vou muito a Brasília, e posso afirmar que nossa cidade, depois desse "autoritarismo", é respeitada,admirada e não mais aquela cidade submissa à mercê de aproveitadores e oportunistas. Tento ser o mais imparcial possível, não sou Jorge Costa, porém não tenho como ignorar o avanço que IS teve. Lacir, PSDB (é claro que existem exceções)conheci de perto demais prá dizer alguma coisa boa. Agora, na minha opinião, a melhor coisa que o Sr Jorge fez, independente de construções, asfaltos, patrimonio pra cidade,etc foi dar subsídios à população, principalmente a mais humilde,para que tivesse liberdade de escolha, escolhas dignas e com responsabilidade. E tenho esperança de que essa semente dê muitos frutos e que ninguém mais se deixe levar por subterfúgios e falsas promessas, e que escolham pessoas competentes para nos representar. Fato é, que essa eleição foi um sinal de que esse dia está chegando (começou pelos vereadores) Os maus foram "dispensados". E o que me preocupa, é que o futuro prefeito, não é autoritário, não tem autoridade e nem perfil de administridador. O retrocesso vem aí. Só resta esperar que o povo reaja, é ele que tem o poder. E que esse poder seja soberano.

12º

Constancia

E aí eu pergunto... Quanto será que estão levando prá aceitar a construção de uma Febem em itapecerica?..

11º

Rafael Barberino

Construir presídios e "febens" é uma humilhação para a cidade? Se ao menos fossemos uma das mais pacíficas cidades do Estado quem sabe, mas a realidade é bem outra: praticamente lideramos os índices de criminalidade. Agora, fazer o que com nossos criminosos e dilinquentes juvenis (que não são poucos)exportar para alguma cidade mais pacífica que a nossa? Que dilema, ein: é necessário construir presídios, C.D.P. e "febens", mas nenhuma cidade quer recebê-los, o que fazer?

10º

Paulo Silveira

Eu entendi a reportagem. A pergunta que eu fiz foi retórica, não literal. A questão que eu levantei não é pouco inteligente. Não estou questionando o mérito da construção da “Febem”, estou questionando a atitude autoritária do prefeito, que, apesar de ter se apoiado em uma situação de ilegalidade, apenas parece um arroubo de revanchismo contra o partido do governo do Estado.Evidentemente que ele se apoiou numa questão legal. Não poderia fazê-lo de outra forma.

mira

Sr., Paulo Silveira o Sr. como Jornalista deveria formular questões um pouco mais inteligentes. A obra esta irregular e o Prefeito é contra a obra...e dai. Foi embargada aproveitando-se da irregularidade da obra e pronto. Que questões mais sem pé nem cabeça.

ANA PAULA

Prefeito Jorge Costa esta muito certo ,agora os comentarios de Carlos e Paulo Silveira eu só posso lamentar pois devem de ser do PSDB da grande Deputada Analice Fernandes que ela e o sr. Lacir só trazem este tipo de obra para nos .

Solange Camargo

Moro aqui a 34 anos , e o cadeião foi o maior investimento feito , é isso que o PSDB faz bem e muito bem ,acabar com o sossego dos outros, votaram neles agora vamos amargar mais essa.

TASSIO DE TREIU

Os tucanos nem assumiram e já estão mostrando como vai ser o coitado do Chuvisco sera um pau mandado aguardaremos e vamos ver . Uma pena , HERLON SOCORRO......

paulo ricardo silveira

Estou com o prefeito, tem que embargar essa obra mesmo, ja nao chega o CADEIAO e agora a fundaçao casa, coitado do povo de Itapecerica, logo vao montar uma Penitenciaria, nao tem que deixar mesmo, isso e uma humilhaçao para esta cidade. Eles falam fundaçao casa, o que, uma escola para formaçao para marginais, isso sim.

Adelino

Regina Corsine como fica isso ???? vc não é do PSDB ? vc não é amiguinha da Deputada Analice ? e vai deixar essa m.... acontecer aqui de novo ? estarei aqui nos próximos 4 anos te esperando ...viu........

Paulo Silveira

A obra foi embargada por que está irregular ou por que o prefeito é contra? Se está irregular, certo. mas se é por ele ser contra... bom, deixa para lá. Ele está indo embora. Vá. Não volte.

Resposta:Porque está irregular, não tem licença da Cetesb.

carlos

Graças à Deus que este prefeito e o de taboão da serra serão varridos da política onde somente pensaram nos seus bolsos. Ufa!

Daniel

Concordo que Febem é um depósito de marginais - aprendizes de vagabundos! O ECA é uma piada! Esta "porcaria" de Estatuto da Criança e do Adolescente concede mais DIREITOS do que DEVERES! Criança e adolescente só tem direitos e punição aos pais que querem dar uma educação sem demagogia. Hoje, alunos agridem professores, se for o inverso, o professor é punido só por olhar feio. Agora, não dá para tratar esses marginais com regalias! Teatro nem quem está fora tem condições de ir. Marginais tem que trabalhar, devem custear o "tempo de férias" que estão lá na febem!

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

24/06/2017

Audiência Pública na Câmara Municipal debateu investimentos da saúde em Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou no último dia 14...

24/06/2017

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova LDO em primeira votação

Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 20,...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.