Jorge Costa rechaça antiga Febem e embarga obra em Itapecerica da Serra

25/12/2012

A polêmica envolvendo a vinda da Fundação Casa para Itapecerica da Serra teve um novo capítulo na cidade. O prefeito Jorge Costa afirmou que embargou a construção do prédio, em um terreno ao lado do Centro de Detenção Provisória, o CDP, no bairro Potuverá, por falta de licença ambiental da Cetesb e autorização da Prefeitura faltando dias para o fim de seu mandato.

O local que já conta com placa do governo do Estado de São Paulo anunciando a obra, teve sua mata derrubada e máquinas trabalhando no terreno, segundo ele. O prefeito havia decidido e anunciado que a antiga Febem, não seria construída na cidade, depois de muita manifestação e até abaixo assinado contra a vinda da fundação. “Pelo menos enquanto eu estiver aqui, pode ter certeza que não entra um tijolo”, afirmou.

“Já havia decidido que não seria construído em Itapecerica e fui surpreendido faltando dias para ir embora com uma obra desse porte. Embarquei tudo, apreendi as máquinas e prendi quem estava lá”, pontuou. O prefeito foi até o local, após denuncia de outro assunto, contou ele. “Quando cheguei lá vi as máquinas derrubando toda a mata e com a placa do governo sobre a obra”, ressaltou.

Jorge Costa disse não ser contra a Fundação Casa e sim do jeito que a gestão é feita. Segundo ele a gestão é “completamente errada, porque colocam pessoas lá dentro e saem mais bandidos ainda”, afirmou. Ele comparou a fundação com a 1ª Febem, feita pela Alda Marco Antonio – atual vice-prefeita de Gilberto Kassab. 

“O projeto era todo diferente. O jovem ia, tinha psicólogo, saúde mental, curso técnico. Era questão de orgulho, tinha até teatro feito por semi-artistas. Hoje eles estão lá dentro com celular, vendendo pó, mandando matar gente aqui fora”, afirmou.

O prefeito questionou a atitude da Cetesb que embargou a construção de cinco creches na cidade e a atitude do governo do Estado em entrar na cidade, sem autorização alguma. “O Cadeião acabou com o bairro, tem muitas reclamações. Estou brigando para a fundação não vir para Itapecerica, entrei no Ministério Público e denunciei a obra”, finalizou.

O prefeito eleito, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) também rechaçou a vinda da Febem para o município e resumiu: “É muito prejuízo para a cidade” – veja matéria completa aqui.

Comentários