Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Animais abandonados na rua: drama e risco de doenças

Por Sandra Pereira e Karen Santiago | 19/04/2010

dog.jpg

Cachorros moradores de rua drama e perigo à saúde

A quantidade de cachorros abandonados nas ruas de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica impressiona. Além de estar passíveis de adquirir várias doenças como sarna, ou câncer, esses animais são sujos e maltratados. Para quem gosta de animais ver os cachorros sem rumo pelas ruas não é nada facial.

A Reportagem do Jornal na Net já recebeu diversas queixas dos munícipes sobre a questão e pode comprovar que a quantidade de cachorros nas ruas e avenidas das cidades é muito grande.

A Zoonoses das cidades de Itapecerica da Serra, Taboão e Embu das Artes faz um trabalho preventivo com as famílias, para tentar diminuir entre outros fatores, a quantidade de animais nas ruas e os riscos de doenças que eles podem transmitir.

O Doutor Marcelo Monteiro Pinto, da vigilância em saúde de Embu das Artes acredita que a causa de animais nas ruas é o abandono, que afeta a saúde pública e que está diretamente ligado a falta de hábitos de posse, propriedade ou guarda responsável dos cães e gatos.

“A zoonoses tenta evitar riscos que os animais soltos na rua podem causar, tais como, (acidentes por mordedura e acidentes automobilísticos) por meio de ações educativas junto aos proprietários dos animais”.

Marcelo, explica que estas ações procuram responsabilizar os proprietários para os perigos e as conseqüências de manter animais soltos, além das questões legais quanto à participação destes em acidentes. Quando não há proprietário para responsabilizar é realizado o recolhimento para as dependências do Centro de Controle de Zoonoses. “Essas ações acontecem por meio de palestras, vídeos, panfletos e incentiva o controle populacional através do método cirúrgico (castração) com a realização de mutirões de castração”, afirma.

Ao contrário do que muita gente pensa, os animais que são recolhidos das ruas, não são sacrificados. Segundo o Doutor Marcelo, estes animais abandonados passam por uma avaliação veterinária, com o intuito de estabelecer o estado de saúde e o temperamento. “Após a avaliação os animais são encaminhados para a castração (cirurgia) e ficam a disposição para adoção”, explica Marcelo.

Os munícipes devem ter conscientização e, além disso, cuidar do animalzinho de estimação e se ele não cumprir com a sua obrigação, após a posse do animal ele pode responder através de leis.

O Doutor Marcelo Monteiro Pinto enfatiza que todo o cão e gato devem ser conduzidos em vias e logradouros públicos de forma segura utilizando coleira e guia ou caixa de transporte. Ele lembra que o animal deve ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal.

“Os Centros de Controle de Zoonoses utilizam Leis Municipais (Disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos), Estaduais (Código de proteção aos animais) e Leis Federais (Crimes ambientais)”, explica.

YRAN RODRIGUES

OI ESTOU QUERENDO ADOTAR UM CACHORRO DE PORTE PQUENO SE POSSIVEL OBRIGADO YRAN

leticia aparecida martins

tem um cão perto da minha casa cego e surdo que esta quaze morrendo como faço para contatar a zoonose pode me ajudar

leticia aparecida martins

tem um cão perto da minha casa cego e surdo que esta quaze morrendo como faço para contatar a zoonose pode me ajudar

negao

o negao fugiu ja tem ums dias viram ele nas imediaçoes do pirajussara bairro castilho ele nao tem rabo melhum e preto rotvale e docel amavel meu orkut lucia.novaes@hotmail.com por favor se acharem ele na rua estams procurando

isadora

é um absurdo pessoas maltratarem seres indefesos e amorosos q apesar de serem maltratados voltam para seus domos como se nadativesse acontecida

gabriela

eu acho qe se a pessoa ñ qer criar um animal ela ñ dive compralo ou adotalo mais ela vai compra ou adota e joga fora como se fose lixo eu adeio isso

Lourdes Sprenger

Se a esterilização for intensificada a disposição da população, se a identificação de animais por chip ou tatuagem for efetiva, feiras de doações, e educação nas escolas para a guarda responsável com responsabilização de quem abandona, certamente o problema irá diminuir.

Claudia

Realmente isso é um descaso. Mais é muito bom ver que o Jornal na Net, pesquisa todo tipo de noticia até mesmo algo como esse, onde as pessoas passam]e fazem um descaso. Parabéns mais uma vez!

Carmem Cunha

Mas Taboão da Serra não foi em algum momento cidade modelo na questão do controle da natalidade? Se não estou enganada falava-se muito no trabalho desenvolvido nesta cidade. Onde foi parar....? Carmem Porto Alegre/RS.

22/05/2017

Mais de cem pessoas são atendidas no Mutirão da Saúde em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Governo e Autarquia Municipal de...

19/05/2017

Vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe segue até o dia 26 de maio em todo o Estado de...

17/05/2017

Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros tomam remédio por conta própria

Quando você sente dor ou mal estar, qual a primeira coisa que faz? Para 68% dos brasileiros a...

13/05/2017

Dia da vacina contra o vírus H1N1 acontece nesse sábado, 13 em Taboão

Sábado, 13, é o dia “D” da campanha de vacinação contra o vírus influenza H1N1 nas treze UBS -...

10/05/2017

Fechamento de Farmácia Popular prejudica pacientes de baixa renda

A partir deste mês, os pacientes de baixa renda ou que dependem de medicamentos importantes que...

09/05/2017

Vacinação reduz a mortalidade em pacientes com doença pulmonar crônica

Com a chegada do outono, termômetros registram temperaturas mais baixas e o período de seca...

04/05/2017

Vereador Luiz do Depósito cobra que Ney Santos cumpra promessa e reabra PS Vazam

O vereador Luiz do Depósito (PMDB) anunciou na sessão da Câmara Municipal de Embu das Artes...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

29/04/2017

Vacina contra o vírus H1N1 pretende imunizar 64 mil pessoas em Taboão

A Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza H1N1, organizada pelo Ministério da Saúde,...

22/05/2017

Mais de cem pessoas são atendidas no Mutirão da Saúde em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Governo e Autarquia Municipal de...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

22/05/2017

Prefeitura de Itapecerica reúne professores para entrega de kits desportivos

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Esporte e Lazer, reuniu...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.