Perueiros de Taboão vão brigar contra a extinção da categoria

Por Sandra Pereira | 13/12/2012

O transporte alternativo de Taboão da Serra terá um dia decisivo nesta sexta-feira, 14 de dezembro, quando se acaba o prazo dado pela prefeitura para o encerramento das atividades dos perueiros em Taboão. Mas, a extinção da categoria não deve acontecer passivamente. De ambos os lados a determinação é manter a decisão já tomada.

Perueiros ouvidos pelo Jornal na Net disseram que não vão aceitar a decisão da prefeitura de acabar com o transporte alternativo. Eles Afirmaram estar cientes de que a determinação da prefeitura é aprender os veículos do transporte alternativo que circularem a partir desta sexta e recolher os mesmos para o pátio da usina. Apesar do risco iminente de perder os microônibus os motoristas revelam que não pretendem parar de rodar.

“Fomos orientados por advogados a continuar rodando. É o que eu e muitos outros vamos fazer. Se tiver apreensão, como já sabemos que a prefeitura quer fazer, vamos recolher as notificações, repassar ao advogado e recorrer à Justiça”, relatou Cristiano Silva.

Desde 2009 o transporte alternativo de Taboão da Serra enfrenta uma crise sem precedentes, que resultou na extinção de várias linhas, apreensão e até mesmo perda de alguns veículos. Atualmente, restam apenas as linhas 3 e 8, consideradas menos rentáveis e que agora também correm risco de extinção. Todas as demais foram eliminadas no início de um processo licitatório que nunca foi finalizado na cidade e parece não ter data para acabar.

Nos últimos trinta dias os quase 100 profissionais que atuam no transporte alternativo de Taboão se mobilizaram de várias formas. Eles participaram das sessões na câmara, distribuíram uma carta aberta aos moradores explicando que a categoria pode ser extinta pela prefeitura e tentaram fazer contato com o prefeito eleito Fernando Fernandes  (PSDB), a fim de sensibilizá-lo para que possa impedir o fim da atividade.  Até o final desta sexta será possível saber se eles vão ou não permanecer trabalhando com transporte de passageiros em Taboão.

Comentários