Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Galeria dos Vereadores será inaugurada na Câmara de Embu das Artes

Por Outro autor | 27/11/2012

galeria1

Câmara Municipal de Embu das ArtesO quadro com os vereadores da primeira legislatura de Embu, ocorrida entre 1960 e 1963

A Câmara Municipal de Embu das Artes, em iniciativa inédita na Região, inaugura na próxima quarta-feira, 28 de novembro, no Plenário Mestre Gama, às 18h, a Galeria dos Vereadores, que resgata a imagem de todos os vereadores e vereadoras que marcaram a história do Poder Legislativo Embuense desde a primeira legislatura após a Emancipação.

De janeiro de 1960 a dezembro de 2012 passaram pela Câmara 116 políticos que representaram o Poder Legislativo nos últimos 53 anos, em 12 legislaturas. O departamento de Comunicação da Câmara, através de pesquisa do jornalista e historiador Márcio Amêndola de Oliveira conseguiu levantar as fotos dos homenageados, através de vários arquivos. A dificuldade maior foi a ausência de um arquivo completo no Poder Legislativo. Muitas das imagens de sessões e da vida da Câmara não foram preservadas e havia lacunas imensas a serem preenchidas.

O jornalista, com ajuda de arquivos pessoais e muitas fotos cedidas pelo ex-prefeito e ex-vereador Annis Neme Bassith, conseguiu reconstituir um banco de dados com as imagens de todos os vereadores que passaram pela Câmara. O arquivo do Jornal Fato Expresso, cedido gratuitamente por Amêndola também foi utilizado nesta reconstituição.

Resgate

O presidente da Câmara Municipal, vereador Silvino Bomfim de Oliveira Filho, que apoiou e patrocinou o projeto, afirmou que “a memória daqueles que representaram esta cidade no parlamento fica agora preservada para as gerações futuras, como uma justa homenagem àqueles que fizeram e fazem a história democrática deste município”. Para ele, “é um grande orgulho encerrar meu mandato oferecendo este acervo à cidade”.

Os painéis, divididos em legislaturas, tem as fotos, nomes dos vereadores e cargos ocupados na estrutura do legislativo (Mesas). Nas placas antigas em que apareciam apenas os nomes e cargos, sem as fotos, havia erros e imprecisões, como nomes grafados incorretamente, omissões dos suplentes efetivados durante o mandato, e até incorreções de cargos.

Pesquisando nos arquivos da Câmara e antigas atas e termos de posse, Amêndola conseguiu corrigir todos os erros e imprecisões, além de deixar farto material de pesquisa para os interessados pela história democrática da cidade.

São 13 quatros no total, apesar de ter havido até 2012 um total de 12 legislaturas. Ocorre que na 9ª Legislatura, entre 1997 e 2000, por decisão judicial 18 vereadores foram afastados por 6 meses. Na ocasião, 18 suplentes foram convocados pelo único vereador não afastado, Geraldo Leite da Cruz (PT). O vereador Cruz acabou se tornando presidente da Câmara naquele período, de junho a dezembro de 1999. Pela excepcionalidade da situação, o Legislativo decidiu pela confecção de um quadro extra da nona Legislatura, com as fotos dos suplentes.

Márcio Amêndola já havia realizado outras pesquisas e projetos que resultaram na Galeria dos Presidentes, reinaugurada há alguns anos; na Sala dos Emancipadores; no ‘batismo’ do prédio do poder Legislativo com o nome da primeira vereadora mulher de nossa História – agora a Câmara chama-se “Casa Legislativa Vereadora Maria Antonieta Martins de Almeida”, em iniciativa da ex-presidente da Casa, vereadora Maria das Graças de Souza (2005-2006) – e na abertura da Biblioteca Pública Vereador Afonso Carpi, que funciona em um anexo da Câmara desde 2006.

O jornalista e historiador também foi o responsável pela pesquisa e imagens das galerias dos Prefeitos e Vice-Prefeitos, atualmente expostas no prédio da Prefeitura Municipal de Embu das Artes, sempre se utilizando de seus arquivos pessoais e de arquivos cedidos por famílias antigas da cidade, já que no município ainda não existe um Centro de Memória e Documentação, que reúna em um único local os documentos, fotos, vídeos e objetos de valor histórico da comunidade.

(Assessoria de Comunicação – Câmara de Embu das Artes)

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

08/11/2017

Jorge Costa recebe Campos Machado e comitiva regional em Itapecerica da Serra

O deputado estadual Campos Machado, PTB, foi recebido com festa em Itapecerica da Serra na noite...

02/11/2017

Câmara fará Sessão Solene pra entregar título ao presidente da OAB

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na terça-feira, 7, às 19h, a Sessão Solene para a...

01/11/2017

Vereadores debatem ideologia de gênero e Nóbrega comemora fala do prefeito

Os vereadores de Taboão debateram na sessão desta terça-feira, 31, a ideologia de gênero, com...

31/10/2017

Evento no Parque das Hortênsias encerrou Outubro Rosa em Taboão

Num animado evento no Parque das Hortênsias, a prefeitura de Taboão da Serra encerrou em grande...

28/10/2017

Projeto do vereador Carlinhos do Leme incentiva homens a fazer exame de Próstata

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade, no dia 25, projeto de lei de...

20/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

20/11/2017

Consciência não tem cor, mas a minha é negra e me ensinou desde cedo a lutar

Consciência não tem cor. Mas, a verdade é que se você ainda não tomou consciência de que a vida...

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.