Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Investigação sobre eleição de Itapecerica passa à competência da PF

Por Karen Santiago | 25/11/2012

cartorio_itap1

Arquivo Jornal na NetJuíza eleitoral determinou que a PF investigue a eleição da cidade

O documento protocolado na justiça eleitoral pelos ex-candidatos e derrotados na disputa majoritária Erlon Chaves (PDT) e José Maria (PT) – relembre aqui – que visava requerer apurações em relação a possível boca de urna e manipulação do pleito realizado dia 7 de outubro, por parte da coligação do prefeito eleito, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB), é agora de competência da Polícia Federal em virtude do despacho dado pela juíza Patrícia de Assis Ferreira Braguini em 26 de outubro.

A juíza determinou que a fim de apurar a prática de crime de boca-de-urna, previsto no artigo 39, inciso 5º, da Lei das Eleições, seja instaurado um inquérito policial para apurar a prática. Ela solicitou ainda que uma oitiva seja marcada e testemunhas e o prefeito eleito Chuvisco, sejam ouvidos.

A competência da Polícia Federal na ocasião se dá pela degravação de dois cds que mostram a possível boca-de-urna do prefeito eleito e de sua vice, Chuvisco e Regina Corsini e também da coligação “Ação e Compromisso”. A juíza determinou a degravação, por meio de ofício ao Delegado da PF, Dr. Fernando Reis. Que foi protocolado, na última semana de outubro.

A juíza Patrícia recebeu ainda a ação de investigação com relação a um evento político, realizado dois dias antes do pleito, 5 de outubro, no Hotel Delfim Verde, promovido pelo atual prefeito Jorge Costa com estagiários da prefeitura, em troca de possíveis votos, que favoreceriam Chuvisco e manteriam os funcionários em seus cargos.

“Defiro a expedição de ofício ao Hotel Delfim Verde, para que esclareça a quem foi cedido o auditório do hotel, no dia 05.10.2012, informando, se possível, o nome dos presentes e esclarecendo se o Prefeito Jorge Costa ali esteve na data mencionada”, disse em seu despacho.

Em relação ao assunto o vereador e prefeito eleito, Chuvisco afirmou que não participou da eleição de forma suja e que nunca participaria. E ressaltou: “não haverá uma nova eleição, essa já aconteceu e o pleito eleitoral acabou. Haverá daqui quatro anos para a prefeitura”, disse.

17º

Renata

Pessoal eu tenho fotos e filmagens de boca de urna, inclusive da lurdes do PT que jogou papeis na minha porta de madrugada no dia da eleição e no meu quintal, até mandei para o jornal na net, mais como sempre nem divulgaram.Acho que vou levar para juiza!!!

16º

Fábio Alves Guimarães

Sou petista respeito o José Maria do PT pra caramba, eu trabalhei arduamente para que ele fosse eleito prefeito da nossa cidade. Que na última semana eu senti que não daria e que poderia ser até o Erlon Chaves sem problema algum foi feita a justiça dá própria população Itapecericana mas o Chuvisco que ganhou na boca de urna, fica inviável.

15º

giiberto

tambem em dois mil quando na releiçao,do lacir o jorge costa foi roubado,e ficou por isso mesmo, o processo democratico tem que ser claro, ou seja o eleitor tem qui ir votar livre nao sendo enpurrado como e feito,.SEI que rolou muito dinheiro.

14º

keila monteiro

Itapecerica é uma província mesmo....terra de coronelismo...sem lei.....

13º

Ana Paula Segala

Essa eleição foi fraudada. A população não merece ficar a merce desses políticos que governam só em causa própria enriquecendo sua conta bancária. Itapecerica merece respeito. Espero que a policia federal tome providencias.

12º

CARLOS

caro erlon, você reclama de boca de urna, e porque você ficou passeando nas salas de aula na escola Júlia de Castro Carneiro no Santa Júlia em plena eleição? Isso não caracteriza algum constrangimento ou coação? Depois ficou na escadaria juntamente com o Zé Maria boa parte da tarde.... Perder uma ou duas eleições não é o fim do mundo, haverá outras nas quais você poderá se candidatar e concorrer a uma vaga.

11º

CARLOS

se houve sequestro de carro, casas invadidas e não há registro de ocorrência ou pessoas identificadas, não pode afirmar que foi A ou B, isso sim é acusar sem ter provas, quer chupeta na farmácia vende kkkk.

10º

Paulo Freire

Nossa campanha foi aterrorizada pelo crime. Segundo os mesmos, pagos pela coligação do Erlon Chaves. Tivemos placas destruídas. tivemos o sequestro de carros. Tivemos casas de candidatos invadidas a mando da coligação do Erlon Chaves. Bloquearam nossa passagem em vários bairros. Houve descaradamente boca da coligação do Elon Chaves. Agora o Erlon vem Chorar e dizer que a campanha dele foi limpa o que dizer dos seus cúmplices com bandanas nos colégios do Engenho, Jornalista, Joaquim e muitos outros intimando e amedrontando as pessoas. Em um país que a justiça funcione esse Erlon Iria para a cadeia, ao invés de ficar chorando.Nossa coligação que agil dentro da lei é agora confrontada pelo incompetente politico chamado Erlon, chaves que acha que esta em Cuba outro paizinho qualquer e o chefe da campanha suja   que ficava ameaçando agente da campanha do chuvisco o tempo todo, agora vem esse Erlon dizer que a campanha dele foi limpa o pleito acabou.Toma vergonha na cara seu Erlon fica usando seu pessoal como massa de manobra subestimando a inteligencia dos outros.

Manoel

A eleicao de itapecerica foi comprada, todos sabem, mas a justiça sabe o que faz, se fosse o excelentissimo Dr Joaquim Barbosa que julgasse, dai o chicote estralava

odete

Que bom termos as divergências,PORÉM: Temos na cidade muita gente que não sabe matemática mesmo! A situação teve cerca de 30% de votos enquanto TODA a OPOSIÇÃO cerca de 48% mais os votos dos indecisos e nulos. Ou seja, vai gorvernar para SOMENTE 30% da população. Além do que temos que CHORAR mesmo, pela falta de honestidade e respeito que vivenciamos durante todo o processo eleitoral. O problema, não é perder pois não ganhamos o tempo todo,mas sim sermos ROUBADOS/LESADOS. Não só aqueles que disputaram o pleito mas toda a maioria da população que votou contra, que DEMOCRACIA é esta, onde a MAIORIA perde!

fabio st

BUÁ,BUÁ,BUÁ,BUÁ,BUÁ,BUÁ,BUÁ,BUÁ........

Luciano

Erlon aceite o resultado das urnas o povo escolheu o Chuvisco e vc foi bem votado também. Ficar com essa choradeira não resolve nada.

Alexandre

O que a polícia federal vai fazer pra mudar a vontade dos moradores de Itapecerica? Se liga Erlon eleição se ganha na urna e não no tapetão...Se prepara que em quatro anos tem mais

Sueli

Votei no Chuvisco e votaria 10 vezes não ganhei dinheiro nenhum só votei porque gosto dele. Ficar reclamando do resultado é coisa de perdedor mesmo

erlon Chaves de Castro

Nossa campanha foi aterrorizada pelo crime. Segundo os mesmos, pagos pela coligação de chuvisco. Tivemos placas destruidas. tivemos o sequestro de carros. Tivemos casas de candidatos invadidas a mando da coligação de chuvisco. Bloquearam nossa passagem em vários bairros. Houve discaradamente boca de urna. Agora o chuvisco vem dizer que a campanha não foi suja. Em um país que a justiça funcione ele iria para a cadeia, não para a prefeitura.Nossa coligação que agil dentro da lei é penalizada e o chefe da campanha suja, diz que não participou de campanha suja e que o pleito acabou.

Ricardo

Pensei que nada fosse ser apurado na eleição de Itapecerica da Serra, começo a acreditar que o Brasil ainda tem jeito. A Dra. Patricia está provando que está no lugar certo, "JUÍZA DE DIREITO" .....Parabéns Dra Patricia.

wilson

Tem mesmo que passar esta eleição a limpo , e colocar os culpados fora da prefeitura .

21/07/2017

Novos funcionários efetivos assumem cargos na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Taboão da Serra deu posse nesta sexta-feira, dia 21, para os novos...

21/07/2017

Vereador Eduardo Nóbrega defende aumento de efetivo da PM em Taboão da Serra

A questão da segurança irá voltar a pauta da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O vereador...

14/07/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público durante o recesso

A Câmara Municipal de Taboão da Serra entrou em recesso parlamentar no início de julho e neste...

12/07/2017

MPT pede veto e não descarta entrar com ação contra reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou ao presidente Michel Temer, nesta quarta-feira...

07/07/2017

Deputada Analice assume presidência da Assembleia e recebe delegação da Baviera

A deputada estadual Analice Fernandes assumiu interinamente a presidência da Assembleia...

07/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICM

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o...

05/07/2017

Tribunal de Contas reunirá prefeitos de Taboão, Embu, Itapecerica e região

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza em Suzano, na próxima quinta-feira...

05/07/2017

Assembleia aprova proposta de Alckmin que reduz valores de multa e juros de ICMS

Na tarde desta quarta-feira, 5 de julho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto...

04/07/2017

Vereadora Érica Franquini comemora o sucesso da 1ª audiência pública

Na quinta-feira, 29, a comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou a...

04/07/2017

Prefeito Jorge Costa fala sobre projetos de Itapecerica

Reeleito pela quarta vez para administrar a prefeitura de Itapecerica da Serra, o prefeito Jorge...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.