Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Embu das Artes realiza sua XIII Feira de Artes do Santa Teresa neste fim de semana contra a violência contra os jovens

Por Sandra Pereira | 23/11/2012

feira_3

DivulgaçãoMoradores de vários bairros da cidade e da região prestigiaram o evento em 2011

Mais de 100 artistas, divididos em 10 palcos, apresentarão as mais de 300 atrações  da XIII Feira de Artes do Santa Tereza,  neste domingo, 25/11, das 10 às 22h na rua Cerqueira César em Embu das Artes.  A já tradicional Feira, que reúne mais  20.000 pessoas todos os anos, apresentará shows de música de diversos ritmos (MPB, Rock, Hip-Hop, Samba rock e Black music , Gospel, Infantil, eletrônica) roda de capoeira, exposições de fotos e artes, Circo,  Palco Infantil, Culinária, Parque de Diversões, debates, cinema, desfile, poesia e Sarau   e  a apresentação do Maracatu Nação Kambinda do Teatro Popular Solano Trindade, do bloco Desbundas Artes e apresentações de fanfarras das escolas Mauro Ferreira, Reinaldo da Gama, Elza Marreiro Medina, jornalista José Ramos e Salvador Julianelli.

A XIII Feira de Artes do Santa Teresa é realizada desde o ano 2000 quando  o produtor cultural Anivaldo Laurindo teve a idéia de promover uma feira artística na rua, onde a comunidade pudesse participar diretamente e passar um dia inteiro se divertindo, com bom gosto e boas atrações. “Afinal, no bairro as alternativas de lazer eram reduzidas. Então, se reunissem todos e cada um contribuísse de alguma forma trazendo suas melhores atividades para a Feira de Artes, o dia seria maravilhoso!” – disse ele. Desde então, uma vez por ano, no mês de novembro, esse mesmo grupo se organiza com outras comunidades culturais e artistas, dirigindo a mesma energia criativa para a concretização do projeto.

A presidente da Casa de Cultura Santa Tereza, Vanessa Aderaldo, informou que o tema escolhido para esta Feira, são os 458 anos de Embu das Artes, comemorados em julho passado, em conjunto com os 20 anos da própria Casa de Cultura Santa Tereza, criada em 1992. Segundo ela, toda a equipe  de colaboradores e muitos alunos estarão trabalhando na organização da Feira que além dos 10 palcos, terá mais de 60 barracas de artesanato e culinária e contará com a apresentação de diversos pontos de culturas como Associação Zumaluma, Circulo Palmarino, Teatro Popular Solano Trindade, Sarau da Serra, Sarau do Binho, Salve Embu, grupos de capoeira, hip hop, dj´s, fanfarras, fotos do  IPHAN, (Instituto do Patrimonio Histórico e Arqueológico nacional), da Light e mais dezenas de atrações.

“Além de comemorar os 20 anos da Casa de Cultura Santa Tereza,  a XIII Feira é importantíssima no contexto de violência contra os jovens negros da periferia, para alertar as autoridades do distanciamento crescente entre o Estado e a população mais jovem e carente.” – declarou Vanessa.  Segundo ela , a Casa de Cultura foi criada em 1992, com o objetivo principal do enfrentamento e a prevenção da violência e da  pobreza, da geração de renda, agregar as pessoas, promover a paz, propiciar um espaço para a cultura solidária, promover amplo debate sobre a destruição dos recursos naturais e materiais da vida social e econômica hoje, o adensamento de população nas cidades sem estrutura urbana e a insuficiência de políticas públicas voltadas para a superação desses problemas, que persistem apesar do esforço de Entidades e pessoas comprometidas com a transformação das condições de vida na sociedade atual.

Programação:

A Feira será aberta hoje , 23/11, às 20h  com um debate sobre os  458 anos de Embu das Artes, com a presença de Renato Gonda, Antonio Cagnin, Raquel Trindade, Marcio Amêndola e Anivaldo, continuará sábado com a apresentação do filme “Embu Terra das Artes” (que participou da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) às 15h e terá também um desfile de modas no domingo, 25/11, a partir das 15h. Todas essas apresentações  serão na sede da Casa de Cultura Santa Tereza, na rua Cerqueira Cezar, 164.

No domingo, a Feira será em toda a rua, com mais de 50 barracas, parque infantil, 10 palcos e shows na rua. O Palco 1 será de MPB com duplas sertanejas, hip-hop, poesia samba soul, Peu Oliveira e Vitor da Trindade; o palco 2 será de música eletrônica , com a apresentação de dezenas de DJ´s, o Palco 3 de rock, o Palco 4 de música Gospel, o Palco 5 inantil, o Palco 6  tambem de MPB com artistas de samba , o palco 7 de Black music, samba rock, funk, samba soul, rap, flash back, charme, etc.

A programação completa você consegue pelo site www.casadeculturasantatereza.org.br. Mais informações pelo telefone 11 -4149-5315 entrada franca

19/11/2017

Taboão da Serra participará do 1º Encontro Multicultural do C8 neste sábado no P

A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra vai participar do 1º Encontro Multicultural...

17/11/2017

Dia da Consciência Negra é feriado municipal em Embu e Itapecerica

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro é feriado municipal em Embu das Artes e Itapecerica da...

17/11/2017

Concurso elege Rainha, Princesa e Miss Simpatia da Beleza Negra 2017 no Cemur

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade...

16/11/2017

Auditório da Cultura receberá nesta quinta-feira, 16 Sarau do Itapoesia

Poetas da região se reúnem na terceira quinta-feira de cada mês para apresentarem e divulgarem...

15/11/2017

1º Encontro Multicultural do C8 - Rota da Cultura reúne atrações de 8 cidades

O 1º Encontro Multicultural do C8 - Rota da Cultura acontece sábado (18/11), das 8h às 17h, no...

12/11/2017

Jovem de Taboão é destaque em peça na Praça Roosevelt

O jovem Vinícius Santos de Santana, morador da rua Arujá, no Jardim Comunitário, em Taboão da...

11/11/2017

Prefeitura de Taboão promove diversas atividades na Semana da Consciência Negra

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade...

09/11/2017

Expo Contemporâneos 2017 reúne obras de 44 artistas

A “Expo Contemporâneos 2017” acontece entre os dias 10 e 26 de novembro no

07/11/2017

Mês da Consciência Negra: programação com seminários, cultura, cinema etc.

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social...

21/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

21/11/2017

Nova fase da Lava Jato investiga corrupção na Transpetro; alvo é um ex-gerente

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução...

21/11/2017

Presídios terão banco de dados sobre situação de detentos

Um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai reunir as informações...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.