Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Prefeitura de Taboão se nega a custear evento da Consciência Negra

Por Sandra Pereira | 22/11/2012

consciencia_negra4502

Divulgação Prefeito alegou dificuldades financeiras para não custear o evento

Não fosse a determinação dos organizadores do evento denominado a “Festa da Consciência Negra” não iria acontecer em Taboão da Serra nenhuma atividade para marcar a passagem do mês dedicado à consciência negra, que tem como símbolo de luta o herói da resistência negra nos quilombos alagoanos, Zumbi dos Palmares.

De acordo com Rose Menezes, integrante do Conselho Municipal do Negro, estava tudo pronto para realizar o evento no próximo dia 24, no Cemur, quando o prefeito Evilásio Farias suspendeu o empenho de pouco mais de 4 mil reais destinado a custear o evento. A assessoria de imprensa confirma que o prefeito não autorizou o custeio do evento, mas garante que ele não negou ajuda aos organizadores.

A cidade é uma das poucas do país onde o dia 20 de novembro, dedicado à consciência negra,  literalmente passou em branco. Também é um dos poucos locais onde a data é apenas ponto facultativo e não feriado.

Os organizadores começaram então uma corrida contra o tempo para conseguir os recursos para garantir a o custeio das bandas que vão se apresentar no local.

“Já estava tudo pronto, a cidade toda sabendo da festa quando o prefeito decidiu cancelar o empenho. Ele alegou que a prefeitura não tem dinheiro para bancar a festa”, disse Rose.
Ao longo dos últimos dias ela e os outros organizadores da festa se desdobram para conseguir doações capazes de bancar o custo do evento.

O panfleto de divulgação do evento conta com o logo da prefeitura da cidade. Também informa que a iniciativa da festa é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.

A programação da festa traz na abertura o Coral da Terceira Idade e Hino da África. Entre os convidados estão Fhernando Mplach, Big Banda Jazz, Soul, MPB, DJ Ademir, Ritmos Latinos R&B e Neo Soul.

O outro lado


A assessoria de imprensa da prefeitura disse ao Jornal na Net que a presidente da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, Leila Dias, informou ter enviado oficio ao prefeito Evilásio Farias solicitando a verba para custear a festa. Segundo a assessoria o prefeito não se negou a ajudar, porém alegou que estava sem orçamento para custear  o evento. 

“Os organizadores da festa estavam cientes desde o começo. Isso não é de agora”, disse a coordenadora por meio da assessoria. 

Ela relatou também que a Prefeitura de Taboão da Serra sempre ajudou liberando verba para realizar as comemorações referentes ao dia da consciência Negra, apenas no ano de 2012, isso não foi possível.

Segundo a assessoria a  coordenadora informou também que não viu problema algum nisso uma vez que todos, inclusive o CONEGRO, estavam cientes que não teriam a verba.

A festa está sendo custeada entre os organizadores e colaboradores do evento e vai acontecer neste  sábado, 24, no Cemur.

PROF MARCO ANTÔNIO GUERREIRO

Um sorriso negro, um abraço negro Traz....felicidade Negro sem emprego, fica sem sossego Negro é a raiz da liberdade. É isso aí Lucimar... Compareci à festa e senti um sentimento de nostalgia no ar, um momento único e de exaltação à população negra.Mas também acredito que poderíamos em muitos momentos abandonar as convicções políticas e partidárias, para darmos uma oportunidade para a vida acontecer completamente.Não ao racismo!!!Abaixo ao preconceito racial ou qualquer outro tipo!!! Viva a Zumbi dos Palmares!!!Vamos relembrar os feitos heróicos de Nelson Rolihlahla Mandela!!!Martin Luther King Jr ainda vive em nossas almas!!!Congratulations e força a Barak Obama!!!E parabéns ao Vereador eleito PROF MOREIRA, e a todos negros que lutam por direitos iguais e por melhores condições de vida para a população negra!!!

Oswaldo Teixeira

O movimento Negro de Taboão da Serra é totalmente fragmentado, tendo a impossibilidade de realizações de evento não só festivos e sim de reflexões. O conselho constituído á alguns anos é totalmente desarticulado, pois não consegue entre a população colaborar com as demandas e sim criticar o que é feito pela Coordenadoria - COPIR, que trabalha somente com uma pessoa, sem estrutura e verba deficiência do próprio governo de não respeitar as questões raciais e transversais. Houve lançamento de livro da lei 10.639/03 e 11.645/08, sem a mínima comunicação para as entidades e menos ainda para o Conegro e Copir . O Movimento Negro de Taboão da Serra, precisa urgentemente ser reestruturado com pessoas esclarecidas e que possam contribuir para efetiva política e não com pessoas que façam boicotes tentando que seja vislumbrado um cargo ou posicionamento futuro e outros governos. O movimento atacar o que é feito isso só mostra a desinformação e tiro em próprio pé. Esquecendo dá nossa contribuição da formação do país e que este país tem uma dívida histórica e trabalhista com os africanos e afrodescendentes, agora não é o momento de se colocar contra e sim agrupar ideias e ações. O povo que não conhece sua cultura , origem, crença e raça e como árvore sem raiz.

Gomes

A cidade foi saqueada e está numa pindaiba danada e querem grana para festa? Acorda povo.

LUCIMAR NOGUEIRA

NEGRO É A RAIZ DA LIBERDADEEEEEEEEEEEE. VAMOS A FESTA MEU POVO.

03/09/2017

Câmara de Taboão receberá Conferência da Igualdade Racial em setembro

Taboão da Serra realiza no próximo dia 29 a sua primeira Conferência da Igualdade Racial. O...

10/08/2017

Taboão da Serra sedia encontro do grupo C8 – Rota da Cultura

A Prefeitura de Taboão da Serra sediou na quinta-feira, 3 de agosto, uma reunião de trabalho do...

13/07/2017

Mostra Cultural do Projeto Aparecendo aconteceu domingo no Cemur

O projeto Aparecendo, que conta com o apoio do vereador Cido, foi realizado no  domingo, dia 8,...

12/07/2017

Corra e compre já seu ingresso para o rodeio de Itapecerica

Quem quiser aproveitar os shows do último final de semana da 39° edição da Festa do Peão de...

07/07/2017

Fim de semana tem rodeio em Itapecerica e quentão em Taboão

Neste fim de semana, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra possuem diversas atrações que prometem...

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.