Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Prefeitura de Taboão se nega a custear evento da Consciência Negra

Por Sandra Pereira | 22/11/2012

consciencia_negra4502

Divulgação Prefeito alegou dificuldades financeiras para não custear o evento

Não fosse a determinação dos organizadores do evento denominado a “Festa da Consciência Negra” não iria acontecer em Taboão da Serra nenhuma atividade para marcar a passagem do mês dedicado à consciência negra, que tem como símbolo de luta o herói da resistência negra nos quilombos alagoanos, Zumbi dos Palmares.

De acordo com Rose Menezes, integrante do Conselho Municipal do Negro, estava tudo pronto para realizar o evento no próximo dia 24, no Cemur, quando o prefeito Evilásio Farias suspendeu o empenho de pouco mais de 4 mil reais destinado a custear o evento. A assessoria de imprensa confirma que o prefeito não autorizou o custeio do evento, mas garante que ele não negou ajuda aos organizadores.

A cidade é uma das poucas do país onde o dia 20 de novembro, dedicado à consciência negra,  literalmente passou em branco. Também é um dos poucos locais onde a data é apenas ponto facultativo e não feriado.

Os organizadores começaram então uma corrida contra o tempo para conseguir os recursos para garantir a o custeio das bandas que vão se apresentar no local.

“Já estava tudo pronto, a cidade toda sabendo da festa quando o prefeito decidiu cancelar o empenho. Ele alegou que a prefeitura não tem dinheiro para bancar a festa”, disse Rose.
Ao longo dos últimos dias ela e os outros organizadores da festa se desdobram para conseguir doações capazes de bancar o custo do evento.

O panfleto de divulgação do evento conta com o logo da prefeitura da cidade. Também informa que a iniciativa da festa é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.

A programação da festa traz na abertura o Coral da Terceira Idade e Hino da África. Entre os convidados estão Fhernando Mplach, Big Banda Jazz, Soul, MPB, DJ Ademir, Ritmos Latinos R&B e Neo Soul.

O outro lado


A assessoria de imprensa da prefeitura disse ao Jornal na Net que a presidente da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, Leila Dias, informou ter enviado oficio ao prefeito Evilásio Farias solicitando a verba para custear a festa. Segundo a assessoria o prefeito não se negou a ajudar, porém alegou que estava sem orçamento para custear  o evento. 

“Os organizadores da festa estavam cientes desde o começo. Isso não é de agora”, disse a coordenadora por meio da assessoria. 

Ela relatou também que a Prefeitura de Taboão da Serra sempre ajudou liberando verba para realizar as comemorações referentes ao dia da consciência Negra, apenas no ano de 2012, isso não foi possível.

Segundo a assessoria a  coordenadora informou também que não viu problema algum nisso uma vez que todos, inclusive o CONEGRO, estavam cientes que não teriam a verba.

A festa está sendo custeada entre os organizadores e colaboradores do evento e vai acontecer neste  sábado, 24, no Cemur.

PROF MARCO ANTÔNIO GUERREIRO

Um sorriso negro, um abraço negro Traz....felicidade Negro sem emprego, fica sem sossego Negro é a raiz da liberdade. É isso aí Lucimar... Compareci à festa e senti um sentimento de nostalgia no ar, um momento único e de exaltação à população negra.Mas também acredito que poderíamos em muitos momentos abandonar as convicções políticas e partidárias, para darmos uma oportunidade para a vida acontecer completamente.Não ao racismo!!!Abaixo ao preconceito racial ou qualquer outro tipo!!! Viva a Zumbi dos Palmares!!!Vamos relembrar os feitos heróicos de Nelson Rolihlahla Mandela!!!Martin Luther King Jr ainda vive em nossas almas!!!Congratulations e força a Barak Obama!!!E parabéns ao Vereador eleito PROF MOREIRA, e a todos negros que lutam por direitos iguais e por melhores condições de vida para a população negra!!!

Oswaldo Teixeira

O movimento Negro de Taboão da Serra é totalmente fragmentado, tendo a impossibilidade de realizações de evento não só festivos e sim de reflexões. O conselho constituído á alguns anos é totalmente desarticulado, pois não consegue entre a população colaborar com as demandas e sim criticar o que é feito pela Coordenadoria - COPIR, que trabalha somente com uma pessoa, sem estrutura e verba deficiência do próprio governo de não respeitar as questões raciais e transversais. Houve lançamento de livro da lei 10.639/03 e 11.645/08, sem a mínima comunicação para as entidades e menos ainda para o Conegro e Copir . O Movimento Negro de Taboão da Serra, precisa urgentemente ser reestruturado com pessoas esclarecidas e que possam contribuir para efetiva política e não com pessoas que façam boicotes tentando que seja vislumbrado um cargo ou posicionamento futuro e outros governos. O movimento atacar o que é feito isso só mostra a desinformação e tiro em próprio pé. Esquecendo dá nossa contribuição da formação do país e que este país tem uma dívida histórica e trabalhista com os africanos e afrodescendentes, agora não é o momento de se colocar contra e sim agrupar ideias e ações. O povo que não conhece sua cultura , origem, crença e raça e como árvore sem raiz.

Gomes

A cidade foi saqueada e está numa pindaiba danada e querem grana para festa? Acorda povo.

LUCIMAR NOGUEIRA

NEGRO É A RAIZ DA LIBERDADEEEEEEEEEEEE. VAMOS A FESTA MEU POVO.

13/07/2017

Mostra Cultural do Projeto Aparecendo aconteceu domingo no Cemur

O projeto Aparecendo, que conta com o apoio do vereador Cido, foi realizado no  domingo, dia 8,...

12/07/2017

Corra e compre já seu ingresso para o rodeio de Itapecerica

Quem quiser aproveitar os shows do último final de semana da 39° edição da Festa do Peão de...

07/07/2017

Fim de semana tem rodeio em Itapecerica e quentão em Taboão

Neste fim de semana, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra possuem diversas atrações que prometem...

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

10/05/2017

Festa de Santa Cruz anima público com diversidade de cultura popular

As secretarias de Cultura e a de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes realizaram nos dias 5,...

05/05/2017

Ricardo Ozcar lança segundo CD no Pé da Serra em Embu

Explodiu! Na véspera de feriado, 30/04, a Casa de Shows Pé da Serra, em Embu das Artes, foi o...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.