Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde de Itapecerica e Taboão tem recebido duras críticas dos pacientes

Por Karen Santiago | 21/11/2012

samu1_1

DivulgaçãoCidade de Taboão só conta com uma ambulância funcionando, afirma Olívio Nóbrega

A área da saúde nos municípios de Itapecerica e Taboão da Serra tem recebido duras críticas. Os pacientes reclamam da demora no atendimento, da falta de ambulâncias, e da dificuldade de marcarem consultas, em especial na área de pediatria, como é o caso da Unidade Básica do Potuverá, às margens da Rodovia Régis Bittencourt. A dificuldade para conseguir um leito no Hospital Geral do Pirajuçara também é motivo de reclamações entre eles.

“Fui a UBS do Potuverá, no início deste mês, a consulta da minha sobrinha foi cancelada por falta de médico e remarcada para fevereiro. A alegação deles é que o Dr. José Martins estava afastado”, afirmou o tio da pequena de apenas 10 meses, em forma de anonimato.

A reportagem em contato com a autarquia de saúde foi informada que o médico José Martins não está afastado, tanto é que em um dia, antes do feriado atendeu 40 pacientes. “O que acontece é que a agenda dele está cheia até dezembro. Dia 3 será aberta a agenda pra janeiro”, disse uma funcionária da pasta.

Ela completou afirmando que a outra doutora que atende na unidade, está de férias e só tem agenda agora com ela, em janeiro. A UBS conta somente com dois pediatras, segundo apurou a reportagem.

A falta de ambulâncias e a quebra delas foi alvo de críticas do vereador Olívio Nóbrega, na última sessão da Câmara Municipal, terça (13). Ele acusou o prefeito Evilásio Farias de não cumprir com o que fala e ainda disse que uma família esperava desde segunda-feira para conseguir uma vaga de internação, quando conseguiu, não tinha ambulância para transportá-los.

“A vaga foi cedida, mas a ambulância não. Os parentes que tiveram que socorrer o familiar. O Samu está sem manutenção e combustível, só tem uma ambulância funcionando e as outras paradas no pátio. O dinheiro foi gasto, mas as ambulâncias não foram arrumadas. Há apenas uma ambulância para socorrer 250 mil habitantes”, afirmou.

Foram quinze minutos dentro do PS do Antena e a reportagem constatou o desespero de uma mãe, que clamava por uma vaga de leito no Hospital Geral do Pirajuçara. A atendente dizia: “estamos tentando, mais três vezes, o Hospital negou o leito”. A mãe, inconformada desabafava: “ela não pode mais esperar, algo pode acontecer e não temos condições de levá-la para outro lugar”.

Essa é a situação em que vivem muitos dos pacientes. Se quiserem marcar consultas, ainda esse ano, precisam madrugar e enfrentar uma grande fila para passarem com os médicos. A falta de leito, por sua vez, já foi amplamente discutido entre as cidades da região, por meio de reuniões do Conisud – aqui.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão esclareceu que algumas unidades móveis do Samu, que fazem parte da reserva técnica, estão em manutenção aguardando peças para reposição.

Segundo a Secretaria de Manutenção da Prefeitura, as peças já foram solicitadas ao fabricante do veículo e, tão logo sejam entregues, as ambulâncias retornarão ao plantão.

netty

Olha, o que eu ja reclamei, destes postos de saúde aqui em taboão, são péssimos, vc faz exames, ou eles não mandam pra análize, porque as desculpas, sempre são, acidente de percusso, ... isso é direto, haja acidentes de percussos, o que acontece...hem..... fora o mal atendimento.

Saulo

Esse Zé das couves, já foi rejeitado pela populaçõa. Até que enfim o povo enchergou esse sujeito. Agora vamos orar pro Chuvisco não dar nenhuma secretaria pra ele. Ele e os demais que tbém foram reprovados. Já chega o caos que está esta adminitraçao. 8 anos já deu de bagunça. Vai la chuvisco, poe gente que preste, e a nossa esperança

matheus

ja pegaram a reclamar,agora guenta tiveram chance de mudar,prifiriu comtinuar a mesmisse,o jose marthis, e mala e nao faz nada,so levou o dinheiro da saude e mais nada.

ANA PAULA

É saúde excelente é só aqui em Embu Das Artes que não tem médicos , não tem greve , todas as ambulâncias estão funcionando perfeitamente, temos remédios a vontade o atendimento dos funcionários é de muito respeito, é uma beleza ...tomem vergonha ou pelo menos respeito pelos outros ...

Marta

Esse dr. Jose Martins ainda existe ? pensei que já teria sumido da cidade pois não faz nada mesmo

Antonio Pereira

O problema de falta de ambulâncias na cidade de Taboão da Serra é antigo. Ora falta peças, Ora falta diesel para abastecer, ora falta verba para comprar peça. Sempre foram de uma incompetência imensa com relação a estes veículos na cidade. Na Usina, onde fica a oficina, o pátio está abarrotado de carros sucatas oficiais esperando conserto. Outro detalhe, a equipe de mecanicos da prefeitura JAMAIS recebeu qualquer treinamento para realizar consertos em veículos modernos. É um poço sem fundo.

20/08/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio para Rede Municipal de Saúde

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa esteve no dia 15 de agosto no Palácio dos...

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

20/08/2017

Carro capota perto da entrada do Assai na BR e deixa três feridos em Taboão

Um grave acidente de trânsito por pouco não acabou em tragédia neste domingo, 20, na rodovia...

20/08/2017

Taboão premia 21 alunos vencedores do concurso “Mitos e Lendas”

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu, na noite de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.