Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde de Itapecerica e Taboão tem recebido duras críticas dos pacientes

Por Karen Santiago | 21/11/2012

samu1_1

DivulgaçãoCidade de Taboão só conta com uma ambulância funcionando, afirma Olívio Nóbrega

A área da saúde nos municípios de Itapecerica e Taboão da Serra tem recebido duras críticas. Os pacientes reclamam da demora no atendimento, da falta de ambulâncias, e da dificuldade de marcarem consultas, em especial na área de pediatria, como é o caso da Unidade Básica do Potuverá, às margens da Rodovia Régis Bittencourt. A dificuldade para conseguir um leito no Hospital Geral do Pirajuçara também é motivo de reclamações entre eles.

“Fui a UBS do Potuverá, no início deste mês, a consulta da minha sobrinha foi cancelada por falta de médico e remarcada para fevereiro. A alegação deles é que o Dr. José Martins estava afastado”, afirmou o tio da pequena de apenas 10 meses, em forma de anonimato.

A reportagem em contato com a autarquia de saúde foi informada que o médico José Martins não está afastado, tanto é que em um dia, antes do feriado atendeu 40 pacientes. “O que acontece é que a agenda dele está cheia até dezembro. Dia 3 será aberta a agenda pra janeiro”, disse uma funcionária da pasta.

Ela completou afirmando que a outra doutora que atende na unidade, está de férias e só tem agenda agora com ela, em janeiro. A UBS conta somente com dois pediatras, segundo apurou a reportagem.

A falta de ambulâncias e a quebra delas foi alvo de críticas do vereador Olívio Nóbrega, na última sessão da Câmara Municipal, terça (13). Ele acusou o prefeito Evilásio Farias de não cumprir com o que fala e ainda disse que uma família esperava desde segunda-feira para conseguir uma vaga de internação, quando conseguiu, não tinha ambulância para transportá-los.

“A vaga foi cedida, mas a ambulância não. Os parentes que tiveram que socorrer o familiar. O Samu está sem manutenção e combustível, só tem uma ambulância funcionando e as outras paradas no pátio. O dinheiro foi gasto, mas as ambulâncias não foram arrumadas. Há apenas uma ambulância para socorrer 250 mil habitantes”, afirmou.

Foram quinze minutos dentro do PS do Antena e a reportagem constatou o desespero de uma mãe, que clamava por uma vaga de leito no Hospital Geral do Pirajuçara. A atendente dizia: “estamos tentando, mais três vezes, o Hospital negou o leito”. A mãe, inconformada desabafava: “ela não pode mais esperar, algo pode acontecer e não temos condições de levá-la para outro lugar”.

Essa é a situação em que vivem muitos dos pacientes. Se quiserem marcar consultas, ainda esse ano, precisam madrugar e enfrentar uma grande fila para passarem com os médicos. A falta de leito, por sua vez, já foi amplamente discutido entre as cidades da região, por meio de reuniões do Conisud – aqui.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão esclareceu que algumas unidades móveis do Samu, que fazem parte da reserva técnica, estão em manutenção aguardando peças para reposição.

Segundo a Secretaria de Manutenção da Prefeitura, as peças já foram solicitadas ao fabricante do veículo e, tão logo sejam entregues, as ambulâncias retornarão ao plantão.

netty

Olha, o que eu ja reclamei, destes postos de saúde aqui em taboão, são péssimos, vc faz exames, ou eles não mandam pra análize, porque as desculpas, sempre são, acidente de percusso, ... isso é direto, haja acidentes de percussos, o que acontece...hem..... fora o mal atendimento.

Saulo

Esse Zé das couves, já foi rejeitado pela populaçõa. Até que enfim o povo enchergou esse sujeito. Agora vamos orar pro Chuvisco não dar nenhuma secretaria pra ele. Ele e os demais que tbém foram reprovados. Já chega o caos que está esta adminitraçao. 8 anos já deu de bagunça. Vai la chuvisco, poe gente que preste, e a nossa esperança

matheus

ja pegaram a reclamar,agora guenta tiveram chance de mudar,prifiriu comtinuar a mesmisse,o jose marthis, e mala e nao faz nada,so levou o dinheiro da saude e mais nada.

ANA PAULA

É saúde excelente é só aqui em Embu Das Artes que não tem médicos , não tem greve , todas as ambulâncias estão funcionando perfeitamente, temos remédios a vontade o atendimento dos funcionários é de muito respeito, é uma beleza ...tomem vergonha ou pelo menos respeito pelos outros ...

Marta

Esse dr. Jose Martins ainda existe ? pensei que já teria sumido da cidade pois não faz nada mesmo

Antonio Pereira

O problema de falta de ambulâncias na cidade de Taboão da Serra é antigo. Ora falta peças, Ora falta diesel para abastecer, ora falta verba para comprar peça. Sempre foram de uma incompetência imensa com relação a estes veículos na cidade. Na Usina, onde fica a oficina, o pátio está abarrotado de carros sucatas oficiais esperando conserto. Outro detalhe, a equipe de mecanicos da prefeitura JAMAIS recebeu qualquer treinamento para realizar consertos em veículos modernos. É um poço sem fundo.

26/06/2017

Cirurgia plástica no inverno traz benefícios que vão do pós-operatório à rotina

Quando começa a preparação para a realização de uma cirurgia plástica, uma das dúvidas mais...

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

26/06/2017

Polícia Civil prende homem que extorquia mulher com vídeo erótico

Na tarde de quarta-feira (21/6), policiais civis do 92º Distrito Policial (Decap) prenderam um...

26/06/2017

Eleição define as integrantes do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra

Uma eleição geral realizada na tarde dessa segunda-feira (19), no Auditório José David...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.