Sonho vira realidade: Ministro confirma Universidade Federal em Embu

Por Outro autor | 13/04/2010

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou no último dia 7 a instalação do campus da Universidade Federal da Região Sul e Sudoeste de São Paulo em Embu das Artes. A previsão é que a obra comece ainda este ano.

O primeiro prédio, com capacidade para 1,2 mil alunos, será construído com recursos dos municípios que formam o Conisud, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Embu-Guaçu.

A curto prazo, o prefeito de Embu, Chico Brito, garantiu o início das atividades da Universidade com a implantação de um campus de extensão para formação de profissionais da saúde, jovens do programa Primeiro Emprego do governo federal e da Universidade da Terceira Idade. Os cursos serão oferecidos a partir do segundo semestre na Escola Municipal Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara.

Antes de ir à Brasília, Chico Brito reuniu-se com a Pró-reitoria da Unifesp em São Paulo. O colegiado decidiu a formação de um grupo de trabalho com representantes do Conisud e do Vale do Ribeira para definir quais cursos serão oferecidos no campus de Embu. A proposta será entregue à Unifesp em 90 dias.
Articulada pelo senador Aloizio Mercadante, a reunião contou com a participação dos deputados federais João Paulo Cunha, Devanir Ribeiro, José Genoino, Carlos Zarattini e  José Mentor.

Em audiência com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o prefeito de Embu das Artes garantiu R$ 8 milhões dos R$ 16,7 milhões para a construção da primeira etapa do Parque da Várzea do Rio Embu-mirim, ainda em 2010.
Barretto ligou para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pedindo a liberação dos recursos antes de 3 de junho, data-limite determinada pela legislação eleitoral.

Com informações da Assessoria da PMETE

Comentários