Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Morador de Taboão luta para garantir exame de Cardiopatia em recém nascidos

Por Sandra Pereira | 30/10/2012

cardiopatia

Divulgação Exame feito nas primeiras horas de vida pode salvar bebês com problemas cardíacos

Foi depois de vivenciar a dor provocada pela descoberta de uma Cardiopatia no filho recém nascido que o gerente Henrique Nogueira, morador de Taboão da Serra, iniciou uma batalha em favor da realização de um exame capaz de identificar doenças cardíacas em bebês nas primeiras horas de vida. O pai já conseguiu  sensibilizar os vereadores Cido e Macário para apresentar um projeto de lei garantindo a realização do exame em todas as crianças que nascerem em Taboão.

A Cardiopatia congênita é a doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, que está presente no nascimento, mesmo que descoberta muito mais tarde. O problema pode levar à morte em poucos dias, o exame indolor identifica a doença e pode salvar a vida dos bebês.

“Agradeço a Deus e ao exame que diagnosticou a Cardiopatia pela vida do meu filho. Em alguns casos a doença é tão grave que o bebê pode morrer no caminho de casa”, afirma o pai do pequeno Luiz Davi.

A experiência adquirida no nascimento do filho motivou  Henrique a iniciar uma ampla mobilização na cidade esclarecendo pais e autoridades municipais sobre a necessidade de realização exame.

“Depois que eu comecei a divulgar essa causa vários bebês em Taboão da Serra já foram salvos. Minha meta é garantir que todas as crianças que nascidas na cidade, seja em hospital público ou privado tenham acesso ao exame”.

O jovem pai conta que Davi fez uma cirurgia com apenas seis meses de vida. A família já se prepara para a realização de um novo procedimento cirúrgico. O pai relata que já está em contato com os médicos buscando informações sobre o estado real de saúde do bebê e obter uma previsão sobre a data de realização da cirurgia.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.