Zoonoses reforça campanha contra a dengue nas Escolas Municipais de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/10/2012

Com o aumento da temperatura e das chuvas, período que as atividades do mosquito da dengue ficam mais intensas, a Secretaria de Saúde  e a Central de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Taboão da Serra, vai intensificar a campanha contra a dengue nas escolas municipais.

O foco da ação é levar conhecimento aos alunos por meio de vídeos e reportagens jornalísticas como ferramenta de mobilização da comunidade escolar no combate a doença. Um levantamento recente feito pela Zoonoses constatou que os recipientes com água parada ainda são os maiores responsáveis pela proliferação do mosquito.

“O nosso objetivo é estimular a mudança de hábitos, incentivando a adesão à coleta seletiva, reciclagem de materiais e reaproveitamento de resíduos orgânicos. As crianças absorvem muito rápido o que aprendem e quando chegam em casa conseguem passar a informação para a frente”, explica o diretor da Central de Controle de Zoonoses Clóvis José Sá.

E completa: “A reciclagem pode ser uma importante aliada no combate à doença, reaproveitando estes objetos, eliminamos possíveis focos de dengue”. A campanha comtempla também a implantação de oficinas para ensinar os alunos a reutilizar os recipientes.

“A discussão sobre o tratamento e o destino dos materiais recicláveis é fundamental para prevenir a dengue. A sugestão que damos aos educadores é que além das crianças, envolvam também a população local no processo”, finaliza Clóvis.

Por Daniela Monteiro

Comentários