Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

UBS Parque Pinheiros pode ter energia cortada, informa funcionário

Por Karen Santiago | 24/10/2012

ubs

Divulgação - Google Street ViewFuncionários denunciam possível corte de energia elétrica

“Ligaram na quinta-feira e deram o aviso de corte”. O ultimato teria sido feito pela AES Eletropaulo, empresa que administra o fornecimento em Taboão da Serra, de acordo com um funcionário da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Pinheiros, sobre a possibilidade do corte no fornecimento de energia elétrica para o local.

“Se cortarem a energia não terá nem como marcar consulta”, explicou. Funciona no mesmo prédio da UBS uma Central Odontológica. Em prédios anexos, uma Escola de ensino fundamental e outros órgãos que formam o Centro Social Urbano (CSU), onde são dispensados à população serviços de corte de cabelo, pintura e escova.

A quadra poliesportiva do local acomoda também atividades esportivas e de lazer no período noturno. O servidor não informou se as atividades destes locais também poderiam ser afetadas, caso houvesse a suspensão da energia elétrica.

Ainda de acordo com o funcionário que entrou em contato com a redação do Jornal na Net, as condições para atendimento aos pacientes no local tem piorado a cada dia. “A unidade não tem mais nenhum clínico (geral)”, disse o empregado, que afirmou ainda haver apenas três profissionais: dois ginecologistas e um psiquiatra.

A reportagem passou pelo prédio e deparou com situação de desordem. “Como é que marcam minha consulta e uma semana atrás e quando chego aqui não tem médico”, questionou uma paciente. Há avisos espalhados por toda a unidade informando que não haverá marcação de consulta para clínico.

“Olha, minha senhora, não tem médico” explica a atendente. Questionada sobre quando a haveria atendimento, a servidora diz não haver previsão. O Jornal na Net havia adiantado na semana passada - relembre aqui- a situação de defasagem de médicos na saúde pública do município, na ocasião o secretário da pasta, Milton Parron informou que esta fazendo em todas as unidades de saúde um remanejamento de médicos.

A reportagem apurou que os profissionais que atendiam nas UBS’s da cidade receberam na última quinta-feira o comunicado de que não mais seriam pagos. Os profissionais em questão eram de cooperativas, por sua vez pagas pelo atual governo. Permanecem apenas os concursados e funcionários mantidos pela Organização Social Iacta Saúde.

O outro lado

O Jornal na Net entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura que, por meio de nota oficial informou a Secretaria da Saúde está substituindo gradativamente os médicos das Unidades Básicas de Saúde contratados através da Fonseca Amorim por profissionais concursados, tomando-se o cuidado para não haver prejuízo para a população. Hoje mesmo já foi encaminhado um clínico para a UBS Pq. Pinheiros.

Com relação às contas de luz, a nota afirma que não procede a informação de que o fornecimento de energia será cortado. E ainda ressalta que todas as contas da Prefeitura estão sendo regularizadas, inclusive as contas de água do SAMU.

Segurança e Saúde

O caso relatado por um funcionário da UBS Parque Pinheiros que afirma que a unidade pode ter a energia elétrica cortada a qualquer momento não é o primeiro envolvendo a prefeitura do município em faltar ao cumprimento de suas obrigações no que diz respeito aos pagamentos dos débitos dos equipamentos.

Em dezembro de 2011 a base da GCM (Guarda Civil Municipal) no Pirajussara teve sua energia elétrica cortada pela AES Eletropaulo.  Apenas três meses da primeira suspensão dos serviços, em março deste ano, novamente a GCM teve a energia elétrica da base no Pirajussara cortada. Na ocasião, a imprensa local apurou que os agentes haviam ligado por conta própria a energia para não trabalharem no escuro.

Informações extra-oficias dão conta de que as viaturas da guarda municipal da cidade, em sua quase totalidade, alugadas, já começaram a ser devolvidas à empresa que presta serviço a prefeitura. Apenas no último fim de semana, três veículos teriam sido entregues à empresa.

O outro lado

Procurado pela reportagem do Jornal na Net, o secretário de Segurança, coronel Silas afirmou que as três viaturas devolvidas à empresa, no último final de semana, são as grandes e foram devolvidas porque o prazo do contrato tinha esgotado.

De acordo com ele, a devolução das viaturas não interferiu no trabalho realizado pela GCM, uma vez, que os locais que elas eram utilizadas, outras viaturas pequenas foram colocadas para a realização do patrulhamento.

SAMU

Uma internauta identificada apenas como Jennifer relatou em comentário na reportagem que fala do caos que se forma na saúde pública do município que a situação é preocupante também no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O Samu de Taboão da serra tem 37 (trinta e sete) contas de água atrasadas”, escreveu. “O que será que acontece na cidade que nem conta de água a prefeitura paga? cadê a grana da cidade? cadê o prefeito?”, questiona em tom de desabafo.

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.