Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

UBS Parque Pinheiros pode ter energia cortada, informa funcionário

Por | 24/10/2012

ubs

Divulgação - Google Street ViewFuncionários denunciam possível corte de energia elétrica

“Ligaram na quinta-feira e deram o aviso de corte”. O ultimato teria sido feito pela AES Eletropaulo, empresa que administra o fornecimento em Taboão da Serra, de acordo com um funcionário da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Pinheiros, sobre a possibilidade do corte no fornecimento de energia elétrica para o local.

“Se cortarem a energia não terá nem como marcar consulta”, explicou. Funciona no mesmo prédio da UBS uma Central Odontológica. Em prédios anexos, uma Escola de ensino fundamental e outros órgãos que formam o Centro Social Urbano (CSU), onde são dispensados à população serviços de corte de cabelo, pintura e escova.

A quadra poliesportiva do local acomoda também atividades esportivas e de lazer no período noturno. O servidor não informou se as atividades destes locais também poderiam ser afetadas, caso houvesse a suspensão da energia elétrica.

Ainda de acordo com o funcionário que entrou em contato com a redação do Jornal na Net, as condições para atendimento aos pacientes no local tem piorado a cada dia. “A unidade não tem mais nenhum clínico (geral)”, disse o empregado, que afirmou ainda haver apenas três profissionais: dois ginecologistas e um psiquiatra.

A reportagem passou pelo prédio e deparou com situação de desordem. “Como é que marcam minha consulta e uma semana atrás e quando chego aqui não tem médico”, questionou uma paciente. Há avisos espalhados por toda a unidade informando que não haverá marcação de consulta para clínico.

“Olha, minha senhora, não tem médico” explica a atendente. Questionada sobre quando a haveria atendimento, a servidora diz não haver previsão. O Jornal na Net havia adiantado na semana passada - relembre aqui- a situação de defasagem de médicos na saúde pública do município, na ocasião o secretário da pasta, Milton Parron informou que esta fazendo em todas as unidades de saúde um remanejamento de médicos.

A reportagem apurou que os profissionais que atendiam nas UBS’s da cidade receberam na última quinta-feira o comunicado de que não mais seriam pagos. Os profissionais em questão eram de cooperativas, por sua vez pagas pelo atual governo. Permanecem apenas os concursados e funcionários mantidos pela Organização Social Iacta Saúde.

O outro lado

O Jornal na Net entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura que, por meio de nota oficial informou a Secretaria da Saúde está substituindo gradativamente os médicos das Unidades Básicas de Saúde contratados através da Fonseca Amorim por profissionais concursados, tomando-se o cuidado para não haver prejuízo para a população. Hoje mesmo já foi encaminhado um clínico para a UBS Pq. Pinheiros.

Com relação às contas de luz, a nota afirma que não procede a informação de que o fornecimento de energia será cortado. E ainda ressalta que todas as contas da Prefeitura estão sendo regularizadas, inclusive as contas de água do SAMU.

Segurança e Saúde

O caso relatado por um funcionário da UBS Parque Pinheiros que afirma que a unidade pode ter a energia elétrica cortada a qualquer momento não é o primeiro envolvendo a prefeitura do município em faltar ao cumprimento de suas obrigações no que diz respeito aos pagamentos dos débitos dos equipamentos.

Em dezembro de 2011 a base da GCM (Guarda Civil Municipal) no Pirajussara teve sua energia elétrica cortada pela AES Eletropaulo.  Apenas três meses da primeira suspensão dos serviços, em março deste ano, novamente a GCM teve a energia elétrica da base no Pirajussara cortada. Na ocasião, a imprensa local apurou que os agentes haviam ligado por conta própria a energia para não trabalharem no escuro.

Informações extra-oficias dão conta de que as viaturas da guarda municipal da cidade, em sua quase totalidade, alugadas, já começaram a ser devolvidas à empresa que presta serviço a prefeitura. Apenas no último fim de semana, três veículos teriam sido entregues à empresa.

O outro lado

Procurado pela reportagem do Jornal na Net, o secretário de Segurança, coronel Silas afirmou que as três viaturas devolvidas à empresa, no último final de semana, são as grandes e foram devolvidas porque o prazo do contrato tinha esgotado.

De acordo com ele, a devolução das viaturas não interferiu no trabalho realizado pela GCM, uma vez, que os locais que elas eram utilizadas, outras viaturas pequenas foram colocadas para a realização do patrulhamento.

SAMU

Uma internauta identificada apenas como Jennifer relatou em comentário na reportagem que fala do caos que se forma na saúde pública do município que a situação é preocupante também no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O Samu de Taboão da serra tem 37 (trinta e sete) contas de água atrasadas”, escreveu. “O que será que acontece na cidade que nem conta de água a prefeitura paga? cadê a grana da cidade? cadê o prefeito?”, questiona em tom de desabafo.

16/10/2017

Luzia Aprígio realiza 7ª campanha Outubro Rosa em Taboão da Serra

Em adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, pelo sétimo ano consecutivo, Luzia Aprígio...

13/10/2017

Alunas de Massoterapia realizam atividade com o público

Visando colocar em prática todo o conteúdo das aulas, a Escola de Moda, Beleza e Estética do...

13/10/2017

Vereadoras de Taboão se unem em alerta contra o Câncer de Mama

As quatro vereadoras de Taboão da Serra se uniram em apoio a campanha contra o Câncer de Mama. A...

06/10/2017

Prefeitura realizou palestras sobre a prevenção e conscientização do câncer

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria dos Direitos...

04/10/2017

Coordenadoria dos Direitos da Mulher realiza palestra sobre Prevenção ao câncer

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, irá realizar nesta quinta-feira, 5, uma palestra sobre...

03/10/2017

Atualização de vacinas continua nas unidades de saúde em Embu das Artes

A Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes continua atualizando a carteira de vacinação...

03/10/2017

Shopping Taboão tem instalação artística no Outubro Rosa

O Shopping Taboão está com instalação artística para chamar a atenção para o diagnóstico precoce...

02/10/2017

Ministério da Saúde repassa R$ 30,4 milhões para combate ao Aedes aegypti

O Ministério da Saúde liberou em setembro R$ 30,4 milhões referentes à segunda parcela de...

02/10/2017

Diabetes e outras doenças crônicas são as que mais afetam os idosos

O envelhecimento é um processo que acontece de maneira natural em toda população. Com o aumento...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.