Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Redução de médicos nas UBS de Taboão prejudica atendimento de pacientes

Por | 18/10/2012

ubs1_1

Ricardo VazMédicos estão sendo remanejados nas UBSs da cidade

O número de médicos reduzidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Taboão da Serra tem causado grandes transtornos aos moradores da cidade que precisam de atendimento. Segundo apurou a reportagem do Jornal na Net o principal déficit no quadro de especialidades, é a do Clínico Geral. Ginecologista e pediatra, as unidades até contam.

Essa era a situação encontrada durante todo o horário de expediente na UBS do Parque Pinheiros. Lá a reportagem conseguiu informações que haviam dois ginecologistas atendendo os pacientes e um pediatra. Algumas pessoas reclamaram que tinham consultas marcadas, mas pela falta do clinico, não conseguiram atendimento.

De acordo com o secretário de Saúde, Milton Parron, a redução de médicos, aconteceu devido à necessidade do remanejamento de alguns médicos terceirizados que prestavam serviço pela Fonseca Amorim, para médicos concursados [da prefeitura]. “A situação nas unidades deve ser normalizada nos próximos dias”, disse.

O secretário esclareceu ainda que o atendimento médico nos pronto socorros municipais está mantida e que o remanejamento dos profissionais concursados das UBSs é para racionalização e melhoria dos serviços prestados na nas unidades.

A reportagem apurou ainda, que além da dificuldade encontrada pelos pacientes, os funcionários temem sofrer represálias, pela falta de atendimento nas unidades. A direção dos órgãos pediu apoio da Guarda Municipal para prevenir, que possíveis agressões aconteçam.

De acordo com o secretário de Segurança, coronel Silas, apesar do temor dos funcionários, nenhuma ocorrência extraordinária aconteceu. Ainda, segundo ele, rondas normais foram realizadas e é comum a Guarda Civil Municipal prestar apoio nas UBS.

Queda de parte do teto

No último sábado, dia 13, uma parte do gesso que revestia o forro do saguão de espera para classificação de risco, de responsabilidade, da Organização Social, Iacta Saúde, caiu. Ninguém ficou ferido, segundo apurou o Jornal na Net.

O gesso já foi retirado para a colocação de um novo. Em conformidade com a legislação vigente está havendo uma cotação de preços para iniciar os reparos necessários.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.