Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Detentos encomendaram morte de PM executado em Taboão da Serra

Por Edimon Teixeira | 15/10/2012

morto

Rafael RezendePolicial foi assassinado em posto de gasolina da Kizaemon Takeuti

O assassinato do policial militar Helio Miguel Gomes de Barros, 36 anos, executado à paisana dentro um posto de gasolina na avenida Kizaemon Takeuti, em Taboão da Serra, no final da noite  dia 08 de outubro-relembre aqui-, fora encomendado por detentos, de acordo com informações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Polícia Civil paulista, em gravações obtidas pelo programa Fantástico, da Rede Globo.

A vítima estava no carro dele, um Polo preto, quando foi abordada por dois criminosos que ocupavam uma moto por volta das 22h. Os bandidos não teriam dito nada antes de atirar no policial. A vítima ainda foi levada para o Pronto-Socorro da Antena, mas não resistiu aos ferimentos. Em menos de cinco horas, em um raio de dois quilômetros, outras sete pessoas foram mortas.  “Tem um ‘salve’ para passar aqui”, diz um bandido em uma conversa grampeada.

Na gíria do crime, ‘salve’ significa um comunicado de uma quadrilha para criminosos que estão presos e também para os que estão nas ruas. Gravações obtidas pelo Fantástico revelam que um desses ‘salves’, enviado em agosto passado, era para matar policiais.  “Se eles ‘pegar’ um de nós, na covardia, cai dois deles”, fala um homem em uma conversa grampeada. “Então, já era, é isso que eu gosto”, responde outro.

Segundo investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Polícia Civil paulista, essa ordem está diretamente relacionada à recente onda de violência em São Paulo.  Os criminosos dão até prazo para a execução dos policiais. “Fica determinado o prazo de dez dias para ser concluída a cobrança”, institui um deles. O Ministério Público e as polícias Civil e Federal investigam a facção que age dentro e fora dos presídios paulistas.

Em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, integrantes desse bando declararam guerra contra a PM em uma conferência, com vários criminosos, em agosto passado. Um suspeito de chefiar a quadrilha do lado de fora das cadeias leu uma mensagem: “Em cima das execuções covardes realizadas pelos policiais militares, partindo diretamente da Rota, a resposta será à altura, pois sangue derramado se cobra do mesmo modo”.

Denúncia

Ainda de acordo com as gravações, a série de crimes que aconteceram na região metropolitana de São Paulo e baixada santista seguem ordem cronológica determinada pelos detentos. A entrevista da esposa de uma das vítimas ao Fantástico denuncia possível omissão da Comando da Polícia Militar, quanto à onda de violência que viria se formar, a partir da região litorânea de São Paulo, estendendo-se à capital.

Em entrevista concedida logo após a morte do marido, Rosana afirmou que Marcelo recebia ameaças há mais de um ano e que isso já era de conhecimento do comando da Polícia Militar. Segundo ela, haveria, inclusive, uma suposta gravação entregue à polícia, logo depois de uma operação no Morro do São Bento, em Santos, comandada por Fukuhara, em que um homem dizia que o sargento iria morrer.

Nesta operação, três homens foram mortos em um suposto confronto com a Polícia Militar. Ela afirmou ainda que Marcelo apenas tinha amigos, que se preocupavam com ele. E que ninguém da Polícia Militar a tinha procurado até a última quinta-feira (11). Um dia depois da morte do sargento Fukuhara, o alvo foi o soldado Hélio de Barros, assassinado em Taboão da Serra.

A Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar investigam se policiais militares estão envolvidos nas mortes de sete pessoas e na tentativa de assassinato de outras seis vítimas entre a noite do último dia 8 e a madrugada do dia 9, terça-feira passada, em Taboão e Embu das Artes.

Para o procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa , “De um lado, tem uma maior capacidade do estado na repressão do delito. Do outro lado, infelizmente, uma resistência por parte dessa delinquência.” Pondera. Mas ele assegura que “a população pode e deve permanecer tranquila porque haverá aplicação da lei”, afirmou à reportagem.

Com informações do G1

Aline leite

Te amo ainda hj Hélio Miguel

Márcio Amêndola de Oliveira

O procurador de Justiça deve estar brincando. De um lado "NÃO HÁ uma capacidade maior do Estado na repressão ao delito". O aumento gritante dos homicídios e dos crimes contra o patrimônio o desmentem (basta ver os índices oficiais de criminalidade em SP). De outro lado, ele fala de uma suposta "resistência por parte dessa delinquência". No meio estamos nós, os cidadãos, desprotegidos por um Estado incompetente e violento, e de outro, o crime cada vez mais ousado.

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

13/08/2017

Homem esfaqueia mulher e tenta se matar em seguida no Embu

O Dia dos Pais quase acabou em tragédia para uma mulher moradora de Embu das Artes. Ela foi...

12/08/2017

Prefeito Fernando Fernandes sanciona a Patrulha Guardiã Maria da Penha

Taboão da Serra é referência regional quando o assunto é a proteção à mulher, conforme prevê a...

11/08/2017

Acusado de tráfico de drogas é preso com cocaína, crack, maconha e lança perfume

Um homem foi preso acusado de tráfico de drogas foi preso na noite da última quinta-feira (10),...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.