Biblioteca Castro Alves passa a receber intervenção cultural do Liceu de Artes

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2012

A partir do dia 16 de outubro uma parceria entre o Liceu de Artes e a Biblioteca Castro Alves, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, pretende levar, gratuitamente, cultura e entretenimento à população do município. A música de câmara, como é chamada, pretende unir elementos musicais e literários em apresentações quinzenais.

Segundo o bibliotecário Alex Silva, 30, um dos idealizadores do evento, a proposta surgiu da necessidade de promover mais visibilidade tanto à Biblioteca Castro Alves, quanto ao Liceu de Artes, atraindo, assim, um número maior de visitantes aos locais. “Queremos colocar movimento na biblioteca, aí que surgiu a ideia da música. Sabendo que o Liceu de Artes possuí alguns projetos, resolvemos tentar fazer esse link”, conta.

Professor de flauta no Liceu de Artes, Paulo Gilberto, 50, comenta que o objetivo desse projeto é “levar ao público que está assistindo [as apresentações] à reflexão, ao conhecimento da música. E, é claro, abranger os espaços culturais”. É  também uma forma encontrada de evidenciar os trabalhos dos músicos e professores.

A aproximação entre a música do Liceu de Artes e o rico acervo literário da Biblioteca Castro Alves, aparentemente incomum, será inovador pelo fato de enriquecer ainda mais a cultura e a educação musicais e literárias de Taboão da Serra.

História

Realizada em palácios e em residências nobres no período Classicista e Barroco, historicamente falando, a Música de Câmara é composta por um pequeno grupo de instrumentos e/ou vozes. O sentido da palavra “câmara” remete à “sala”, ou “quarto”, a ambientes mais íntimos, e os executantes geralmente apresentavam-se em jantares, sarais etc. No Brasil, adotou uma postura mais específica na construção do Choro.

Por Dereck Gomes

Comentários