Prefeituráveis de Itapecerica assinam termo que veta boca-de-urna na eleição
A três dias da eleição municipal, que acontece no dia 7 de outubro, os candidatos a prefeito pela cidade de Itapecerica da Serra, Erlon Chaves (PDT), José Maria (PT) e Edgar Cruz do PPS assinaram na tarde da última quarta-feira (03), no Fórum, um compromisso que garante uma eleição limpa, que veta a boca-de-urna, carreatas e uso de carros de som. Claudinei do PSOL, foi o único candidato que não assinou o compromisso que foi entregue para a Juíza de Direto da Zona Eleitoral. Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) assinou um dia depois, o compromisso.
O compromisso requer ainda da Justiça Eleitoral que forças policiais possam garantir a manutenção da ordem pública durante as madrugadas dos dias que antecedem a eleição, com intuito de garantir a integridade das propagandas políticas, uma vez, que segundo os candidatos, “a destruição das propagandas é recorrente”. José Maria e Erlon relataram que diversas propagandas deles e de seus candidatos a vereador foram destruídas por funcionários de outras coligações.
O Código Eleitoral determina a prática como crime com pena de até seis meses de detenção ou pagamento de 90 a 120 dias de multa (valor determinado pela juíza).
Em conversa com a juíza eles também pediram que forças policiais reforcem a segurança deles. Já que temem sofrer mais retaliações por parte de outras coligações. “Eles querem nos impedir [eu e os candidatos a vereador] de fazermos campanha”, afirma Zé Maria.