Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

MTST diz que vai exigir punição de Macário e GCMs por tumulto na Câmara

Por Karen Santiago | 3/10/2012

gcm1

Divulgação CMTSIntegrantes do MTST tentam quebrar grade e são impedidos pela GCM

O tumulto e quebra-quebra entre integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Guardas Municipais que se deu, devido a não votação de um projeto que transforma duas áreas residenciais, uma no Jd. Helena e outra no Pq. Laguna, em Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), para a construção de moradias para famílias carentes, na sessão da Câmara de Taboão última terça-feira (2) - relembre aqui, resultou em uma nota oficial do Movimento cobrando uma punição para Macário e GCMs pelo acontecimento. Na ocasião a Casa de Leis ficou destruída, cinco pessoas feridas, entre elas dois GCMs, e duas presas.

De acordo com um dos representantes do movimento, Guilherme Buolos um ato de denúncia, nesta quinta-feira (4) que começa na Praça Nicola Vivilechio às 9h deve tomar as ruas da cidade. Manifestantes vão seguir para a Câmara para denunciar, “a irresponsabilidade da condução da sessão feita pelo presidente Macário (PT)” e logo depois, seguem para a Prefeitura, onde exigirão reunião com o prefeito e comandante da Guarda para a identificação e punição dos responsáveis pelo acontecimento na sessão.

O Movimento ainda divulgou uma nota oficial sobre o tumulto e quebra-quebra na sessão. De acordo com a nota, cerca de 400 pessoas das ocupações Chico Mendes, Silvério de Jesus e Che Guevara foram duramente reprimidas pela GCM de Taboão da Serra, a mando do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Macário (PT), que teria ofendido os manifestantes e encerrado a sessão sem ao menos votar o projeto.

Com isso, iniciou-se um tumulto, que terminou com tiros de arma de fogo disparados por guardas municipais, alguns inclusive à paisana e “quatro companheiros do MTST foram brutalmente espancados pelos guardas, tendo sido atendidos no pronto socorro Akira Tada”, detalha a nota.

De acordo com a nota "após o ocorrido, alguns vereadores, liderados pelo vereador e presidente da Câmara Macário, não se deram por satisfeitos e foram até o 1 DP de Taboão para buscar criminalizar o MTST e nos responsabilizar pelos danos".

“O maior responsável por toda a confusão é o Presidente da Câmara, que conduziu o processo de forma irresponsável, autoritária e leviana. Além disso, boa parte dos danos foram causados pela ação despreparada da própria GCM. São eles os responsáveis por mais de 15 feridos do MTST, sendo 3 idosos. Vale mencionar que alguns vereadores, em especial o vereador Paulo Felix, estiveram ao lado do Movimento”, afirma a nota.

O MTST exige ainda a punição dos responsáveis pelas agressões e relata que repudia as cenas de violência e a postura de alguns vereadores, em especial do Sr. Macário. “Esperamos que o Partido dos Trabalhadores adote uma conduta de punição em relação a este vereador, que reprime o movimento popular e se submete servilmente à especulação imobiliária, tendo arquitetado a retirada de terrenos de ZEIS no município”, finaliza.

O outro lado

O comandante da Guarda, Coronel Silas afirmou em entrevista por telefone ao Jornal na Net que se não fosse a presença da GCM os manifestantes teriam destruído ainda mais a Câmara. De acordo com ele, a GCM usou da força para conter parte do estrago na Câmara e não, por despreparo.

Já a assessoria de imprensa do presidente Macário (PT) afirmou que o projeto não estava na pauta da sessão e seria votado em regime de urgência. Mas, por questão de segurança a sessão foi suspensa por dez minutos, tempo que não foi respeitado pelos manifestantes.

21º

Carrasco

O cambada vai trabalhar meu;voces querem ganhar casa de graça?;MTST;que piada só no Brasil mesmo acham que tem direitos poxa vcs são os verdadeiros baderneiros desta nação e baderna sem que ser coibida com força se necessario e todos presos.hehe

20º

carrasco

É Claudia Maria então ja que tu trabalha faz assim moça trabalhe e compre tua casa não fica querendo oque não te pertence seria mais digno pra vcs.

19º

José Maria Mendes

Eu acho que foi tudo armado para não votarem o projeto que ajudaria o povo e ainda de quebra levar uma graninha com as reformas superfaturadas.

18º

Gomes

O Macário que disse que político ¨tem que ganhar bem para não meter a mão¨ já será punido com poucos votos no dia 07/10/12.

17º

Leo Leme

Vejam bem, conhecendo bem o MTST sei que é de trabalhadores de baixa renda e não de aruaceiros como diz alguns, quem conhece sabe que o MTST, é pacífico e organizado, ao contrário de quem desvia verba pública, luta com representação para que o governo cumpra seu papel, o qual recebe do ministério das cidades milhões todo ano para investir em moradia, e apenas faz parques em beira de córregos poluidos - só em Ts. No Palácio do governo foram recebidos como sempre pacificamente e guiados pela exelente PM;e uma comissão falou com o governador e com representantes do CDHU. Só fale se conhecer os fatos. MTST, A LUTA É PRA VALER.

16º

Daniel

parabéns à GCM! proteção do patrimônio publico em primeiro lugar! Aliás, quem apanhou... Apanhou porque começou a badernar! Ninguem apanha porque estava rezando.

15º

Wagner

A GCM esta de parabéns, por ter reprimido esses arruaceiros e eveitado um prejuizo ainda maior para os cidadão de bem que ao contrário destes do movimento MTST pagam seus impostos!

14º

CLAUDIA MARIA PEREIRA

como vcs são ignorantes,quando a gcm pegar alguém da familia de vcs e dar um pau,ai sim eu quero ver vcs dar os parabéns pra eles,voces são muito mal informados sobre o movimento.não precisa mandar o povo trabalhar,pois eu ja trabalho.

13º

giane

Tá todo mundo certo ai certo, é melhor esperar pra desapropriar esses terrenos, pra construtoras com dinheiro e trazer pessoas com dinheiro pra cidade, vcs acham que as autoridades querem mais pobres na cidade, pra que? Pra precisar de creche de escola, de cesta, de saude, imagine eles querem gente que não icomode a cidade. Então meus amigos, moradia é um direito de todo cidadão, não faço parte do movimento, mas se eles não lutarem pelos seus direitos, niguem pensa, mas não custa votar pra doar o terreno pra cdhu, se fosse pra aumentar o salario deles com certeza tinha até secão extraordinaria.

12º

Jaime Gonçalves da Silva

Isso é brasil tudo pode tudo faz e nós pagamos, enquanto tem pessoas trabalhando quase 18 horas por dia tem muitos fazendo o vimos nesta terça feira, um mato de vandalismo, politica suja e nojenta e ainda é os GCMS que estão errados? faça meu favor, isso aqui não é casa de mãe joana.

11º

Marcos

Macário fez por merecer seu cargo de presidente e agiu com reponsabilidade. Gostei de ver se ele não acaba a sessão tinha morrido gente lá. Agora esse MTST tá cada vez mais abusado. Não respeita nada e nem ninguém uma pouca vergonha.

10º

Luciana

É muita cara de pau desses povo destruir a câmara, as imagens mostram tudo bem claro. Depois posam de inocente e querem atirar contra o Macario. Ele agiu certo e salvou a vida de quem tava lá. Parabéns Macário. Você está com a razão.

Gomes

Quem sempre convida esse Boulos do MSTS para barganhar áreas que não são deles na cidade é o Paulo Félix. Estes é que devem ser processados e pagar o prejuizo que a cidade teve. FORA de TS baderneiros oportunistas. Parabéns a GCM.

NECO

QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO COBRE DESTE MOVIMENTO OS PREJUÍZOS CAUSADOS POR ESTES IRRESPONSÁVEIS , PRINCIPALMENTE DESTE GUILHERME BOLULOS , O PREJUÍZO CAUSADO E O TRANSTORNOS A NÓS TRABALHADORES FECHANDO RODOVIAS IMPEDINDO-NOS CHEGAR EM CASA APÓS UM EXAUSTIVO DIA DE TRABALHO. SE ELES TRABALHASSEM , TERIAM COMO COMPRAR SUAS CASAS.

NECO

AH , ENTÃO FOI A GCM QUE DEPREDEOU O CAMARA ? ME POUPE. ARRUMEM UM EMPREGO E NOS DEIXE EM PAZ( NÓS TRABALHADORES.

Marte

Arruaça e depredação de bem publico é crime ! Respeito quem respeita, mas tenho nojo de quem destrói o que o povo adquiriu com o suor de seus impostos.

Flavia

É fácil responsabilizar a GCM,com informações desta reportagem,podemos ler que eram aproximadamente 400 pessoas jogando encontos de cadeiras e quebrando tudo o que conseguiram,contra cinco GCM,esse estardalhaço todo para quem assistiu tudo de forma alguma foi causado pelos GCM!,como quem estava lá e viu;muito me admira em uma época de tanta informação ficar encoberto esta...

Humberto Quiloti

Todo político que diz "Meu Povo" deveria ser preso por apropriação indébita,a mentira é tão constante nos ambientes políticos, que a verdade já se faz duvidosa. Vamos acorda meu Povo melhor de Taboão da Serra. Em época de eleição deveria ser é 1 de abril.

Carlos

Esses caras são um bando de desocupados mesmo. Eles é que devem ser identificados e punidos pela polícia. Cometem crime e depois querem acusar os outros. Vão se tocar.

Cristiano Santana

Geraldo em primeiro lugar parabens pela forma que você apresenta seu programa com um ótimo bom-humor, sei também que vc não apoia os movimentos que lutam em pró de moradia, mais quando eu fiquei desempregado e sem ter onde morar foi esse movimento que me socorreu, sou morador de Taboão da Serra a mais de dez anos e por aqui e os municipios vizinhos Embú das Artes e Itapecerica da Serra existem varios terrenos desocupados a dezenas de anos esperando o progresso da região e assim a supervalorização , resumindo: a votação de ontem na Camara Municipal era por um terreno que já era (ZEIS) pra moradia popular a o Prefeito Evilásio junto com a corja de Vereadores envolvidos em diversas denuncias, mudaram o destino dessa area, como toda a população estava lá presente adiaram a votação pra quando estiverem entre eles mesmos poderem deixar esses terrenos para a supervalorização que os Empresários já aguardam, Desculpe pelo seu conhecimento de causa.

LUCIANO SILVA

É muito fácil responsabilizar a gcm pelo tumultuo, porém para que fique bem claro, é atribuição da gcm, a proteção do bem público e todos nós sabemos como agem os manifestantes do "MTST" não respeitão ninguém !!! são verdadeiros baderneiros... PARABÉNS GCMTS ! vocês estão ai pra cuidar do que é nosso... e por favor verifiquem se esses manifestantes são cidadãos de Taboão da Serra... DUVIIIIIIIIIIDO !!! PORQUE EU SOU DE Taboão, conheço o povo de Taboão e posso afirmar que é um povo educado, jamis fariam isso...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Fiscalização do CROSP em ação conjunta com a Vigilância Sanitária identifica pro

Depois de receber uma denúncia sobre suspeita de exercício ilegal da Odontologia, na cidade de...

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

19/09/2017

Polícia Federal investiga fraudes em 14 concursos públicos

A Polícia Federal descobriu fraudes em 14 concursos públicos nacionais aplicados pela Fundação...

16/09/2017

PM recupera aparelhagem de som roubada de igreja no valor de 8 mil em Embu

Uma ação rápida da PM resultou na prisão de dois homens acusados de furtar toda a aparelhagem de...

10/09/2017

Moradores do Vista Alegre denunciam assaltos cometidos por trio de menores

Cansados dos assaltos constantes, os moradores do jardim Vista Alegre, em Embu das Artes,...

08/09/2017

PM prende três homens por roubo de veículo e tentativa de homicídio em Taboão

Três homens foram presos por policiais da 3ª Cia do 36M, na noite desta quinta-feira, 7 poucas...

06/09/2017

ROMU de Taboão recebe novos escudos entregues pelo prefeito Fernando Fernandes

A equipe do ROMU (Ronda Ostensiva Municipais), da Secretaria de Segurança Pública de Taboão da...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.