Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Usuários reclamam do Posto de Saúde e Pronto Socorro do Jardim Jacira

Por | 8/04/2010

jacira_1.jpg

Usuários criticam falta de estrutura das unidades de saúde do Jacira

Falta de limpeza, medicamentos, ambulância, médicos demora no atendimento e até falta de papel higiênico nos banheiros. Segundo os usuários essa é a realidade do Pronto Socorro e do Posto de Saúde do bairro Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra. Após receber diversas reclamações dos munícipes que necessitam do atendimento de saúde, a Reportagem do Jornal na Net foi conferir de perto as reclamações.

Rubea Ribeiro de Oliveira, moradora do bairro diz que não tem condições de ir até o Pronto Socorro central e é por este motivo que enfrenta fila, má vontade de médico, lixo espalhado por todos os lugares. “É muito difícil marcar consulta, demora muito tempo. Minha mãe, por exemplo, precisou usar a ambulância, mas o veículo estava quebrado”, conta Rubea.

Para Tatiane Lima Brito a situação tanto do posto de saúde, quanto do pronto socorro está precária, segundo ela os equipamentos estão velhos, isso quando não quebram e ficam impossibilitados de serem usados. “Não consegui fazer um exame de sangue, porque ficou faltando um frasco, não tinha esparadrapo, e às vezes não tem seringa”, afirmou.

Uma das maiores reclamações dos pacientes é sem dúvida a demora. Tatiane Lima conta que 10 pessoas são marcadas para o mesmo horário, “quem chegar primeiro é atendido, isso acontece porque só tem um médico no posto e ele se divide por pacientes, então demora mesmo”, relata Tatiane.

Após muitos relatos, a Reportagem do Jornal na Net percebeu a indignação das pacientes, que muitas vezes perdem um dia inteiro de trabalho, porque demoraram muito tempo no posto. “Estou esperando a mais de três horas, cheguei 11 horas e agora são 15h”, conta uma usuária do posto de saúde que não quis se identificar.

Os pacientes acreditam que a construção do novo Pronto Socorro e Posto de Saúde irá beneficiar a população do bairro. Rubea tem esperança que os Governantes comprem novos equipamentos, contrate mais médicos e que os munícipes não continuem mais vivendo no descaso.

Segundo alguns pacientes, o posto de saúde não tem água para beber, e o pronto socorro só tem um bebedouro. “Realmente a situação está precária, sofremos quando temos que passar no médico”, desabafa um munícipe.

Alguns usuários que dependem do posto de saúde e do pronto socorro contaram que antigamente não faltavam médicos. Segundo eles, a falta de doutores é de um tempo para cá, “com a falta de segurança, vigia, os médicos que trabalhavam aqui foram ameaçados por alguns criminosos, saíram e alguns estão com medo de voltar a trabalhar neste pronto socorro”, afirmaram.

 O outro lado

A Reportagem do Jornal na Net foi recebida pela Superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Michele Sales na tarde desta segunda-feira, (5) e ela esclareceu que os prontos-socorros (central e do Jardim Jacira) nunca ficaram sem médicos, “o que acontece é que quando é estabelecido a escala de 3 médicos, às vezes pode acontecer de ficar sem um doutor, que não pode ir devido a doença, ou algum problema pessoal, ou em troca de plantão, mas nenhum dos prontos-socorros ficam sem médicos”, afirmou.

Em relação às ambulâncias, Michele afirma que o pronto socorro do centro e do Jardim Jacira contam com quatro ambulâncias “duas novas e as outras duas mais antigas, pode acontecer de quebrar, mas nunca deixamos o munícipe sem atendimento”, conta.

A Superintendente relatou que a Secretária de Saúde entrou em um processo de concorrência para compras de novos materiais e medicamentos e afirmou orgulhosa que a cidade conta com uma Clinica de Hemodiálise, Laboratório de Municipalização e ainda está construindo Posto de Saúde nos bairros Analândia, Valo Velho e Crispim. “Estou a pouco tempo como superintendente, mas estou fazendo o meu máximo, para a saúde melhorar na cidade”, afirmou.

Segundo Michele as obras do novo pronto socorro e posto de saúde do Jardim Jacira serão entregues no final de maio, começo de junho, “por ser um espaço grande, contrataremos novos médicos, compraremos novos equipamentos, e sem dúvida os munícipes contarão com um melhor atendimento”, relatou.

Para preencher as vagas que serão abertas no pronto socorro do Jacira, será aberto novo edital para inscrição para concurso público, “os médicos que passaram na prova anterior, não foi suficiente para preencher todas as vagas”, afirmou.

19/06/2018

Vacina contra a gripe é prorrogada até o dia 22 em Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até a próxima...

15/06/2018

Prefeitura de Itapecerica conquista R$ 3,5 milhões de investimentos para a Saúde

A Prefeitura de Itapecerica da Serra conquistou através da Autarquia de Saúde-IS uma série de...

15/06/2018

Maternidade de Embu tem índice de parto normal acima da média brasileira

Por Daniela Kartin

A Maternidade Municipal Alice Campos Mendes Machado vem se tornando...

14/06/2018

Vacinação contra a Febre Amarela é prorrogada até está sexta 15 em Taboão

A campanha de vacinação contra a febre amarela foi prorrogada até está sexta-feira 15 em Taboão...

09/06/2018

Campanha de Vacinação Contra a Gripe é prorrogada até 15 de junho

Foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 15 de junho, a Campanha de Vacinação contra a Gripe....

07/06/2018

Imunização contra a gripe está abaixo do esperado em Taboão da Serra

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o Brasil até o dia 15 de...

04/06/2018

Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 15 de junho

Devido à paralisação dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde prorrogou até 15 de junho a...

28/05/2018

Taboão da Serra celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Centenas de pessoas participaram do evento em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial,...

21/05/2018

Aleitamento Materno: Embu das Artes é premiada pelo Ministério da Saúde

Durante o V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, realizado no Centro de Integralidade...

21/06/2018

Corpo aguarda identificação no IML para não ser sepultado como indigente

O corpo de um homem que foi assassinado na última sexta-feira (15) em Juquitiba está sem...

21/06/2018

Educadores participam de reunião pedagógica do Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvidos pela Arteris Régis...

21/06/2018

Campo da Vila Iase começa a ser preparado para implantação do gramado sintético

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura de Taboão serra iniciou...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.