Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Usuários reclamam do Posto de Saúde e Pronto Socorro do Jardim Jacira

Por Sandra Pereira e Karen Santiago | 8/04/2010

jacira_1.jpg

Usuários criticam falta de estrutura das unidades de saúde do Jacira

Falta de limpeza, medicamentos, ambulância, médicos demora no atendimento e até falta de papel higiênico nos banheiros. Segundo os usuários essa é a realidade do Pronto Socorro e do Posto de Saúde do bairro Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra. Após receber diversas reclamações dos munícipes que necessitam do atendimento de saúde, a Reportagem do Jornal na Net foi conferir de perto as reclamações.

Rubea Ribeiro de Oliveira, moradora do bairro diz que não tem condições de ir até o Pronto Socorro central e é por este motivo que enfrenta fila, má vontade de médico, lixo espalhado por todos os lugares. “É muito difícil marcar consulta, demora muito tempo. Minha mãe, por exemplo, precisou usar a ambulância, mas o veículo estava quebrado”, conta Rubea.

Para Tatiane Lima Brito a situação tanto do posto de saúde, quanto do pronto socorro está precária, segundo ela os equipamentos estão velhos, isso quando não quebram e ficam impossibilitados de serem usados. “Não consegui fazer um exame de sangue, porque ficou faltando um frasco, não tinha esparadrapo, e às vezes não tem seringa”, afirmou.

Uma das maiores reclamações dos pacientes é sem dúvida a demora. Tatiane Lima conta que 10 pessoas são marcadas para o mesmo horário, “quem chegar primeiro é atendido, isso acontece porque só tem um médico no posto e ele se divide por pacientes, então demora mesmo”, relata Tatiane.

Após muitos relatos, a Reportagem do Jornal na Net percebeu a indignação das pacientes, que muitas vezes perdem um dia inteiro de trabalho, porque demoraram muito tempo no posto. “Estou esperando a mais de três horas, cheguei 11 horas e agora são 15h”, conta uma usuária do posto de saúde que não quis se identificar.

Os pacientes acreditam que a construção do novo Pronto Socorro e Posto de Saúde irá beneficiar a população do bairro. Rubea tem esperança que os Governantes comprem novos equipamentos, contrate mais médicos e que os munícipes não continuem mais vivendo no descaso.

Segundo alguns pacientes, o posto de saúde não tem água para beber, e o pronto socorro só tem um bebedouro. “Realmente a situação está precária, sofremos quando temos que passar no médico”, desabafa um munícipe.

Alguns usuários que dependem do posto de saúde e do pronto socorro contaram que antigamente não faltavam médicos. Segundo eles, a falta de doutores é de um tempo para cá, “com a falta de segurança, vigia, os médicos que trabalhavam aqui foram ameaçados por alguns criminosos, saíram e alguns estão com medo de voltar a trabalhar neste pronto socorro”, afirmaram.

 O outro lado

A Reportagem do Jornal na Net foi recebida pela Superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Michele Sales na tarde desta segunda-feira, (5) e ela esclareceu que os prontos-socorros (central e do Jardim Jacira) nunca ficaram sem médicos, “o que acontece é que quando é estabelecido a escala de 3 médicos, às vezes pode acontecer de ficar sem um doutor, que não pode ir devido a doença, ou algum problema pessoal, ou em troca de plantão, mas nenhum dos prontos-socorros ficam sem médicos”, afirmou.

Em relação às ambulâncias, Michele afirma que o pronto socorro do centro e do Jardim Jacira contam com quatro ambulâncias “duas novas e as outras duas mais antigas, pode acontecer de quebrar, mas nunca deixamos o munícipe sem atendimento”, conta.

A Superintendente relatou que a Secretária de Saúde entrou em um processo de concorrência para compras de novos materiais e medicamentos e afirmou orgulhosa que a cidade conta com uma Clinica de Hemodiálise, Laboratório de Municipalização e ainda está construindo Posto de Saúde nos bairros Analândia, Valo Velho e Crispim. “Estou a pouco tempo como superintendente, mas estou fazendo o meu máximo, para a saúde melhorar na cidade”, afirmou.

Segundo Michele as obras do novo pronto socorro e posto de saúde do Jardim Jacira serão entregues no final de maio, começo de junho, “por ser um espaço grande, contrataremos novos médicos, compraremos novos equipamentos, e sem dúvida os munícipes contarão com um melhor atendimento”, relatou.

Para preencher as vagas que serão abertas no pronto socorro do Jacira, será aberto novo edital para inscrição para concurso público, “os médicos que passaram na prova anterior, não foi suficiente para preencher todas as vagas”, afirmou.

16º

Viviane

A UBS do Jardim Jacira é uma vergonha Fecha as 17:00 hs mas quando é 16:40hs os funcionarios nao atendem mais. Eu fui hoje dar vacina na minha filha e a funcionaria disse que tinha fechado antes pq elas tem outras coisas p/ fazer... Isso é uma falta de respeito...........

15º

dete souza

os moradores da clinica da familia lorenço de mello de paciência já fizerão varias reclamação da agente leni trata os moradores da rua coronel tito porto carreiro surpe mau ainda não tirarão esssa agente desse posto de saude em nome de todos moradores

14º

Iraci Rosa

Hoje por mais uma vez passei nervoso neste posto de saúde do jacira,sempre que vou ao clinico minha pressão tá alta eo medico sem me atender manda a enfermeira medicar.Eu levando cedo para ser atendida logo e ele passa um monte de gente na minha frente.Já procurei a diretoria que é a MICHELE ela disse que são regras do posto.Que diabos de regras são essas que primeiro somos medicados para depois o medico atender nem pronto socorro e assim.Pois hoje eu me recusei a ser medicada por uma enfermeira.Mudem essa diretora.

13º

delizia dos santos

oi só to escrevendo agora pois nao sabia deste.a uns 5anos atras,minha filha estava con 40 gral de febre fiz a ficha e fiquei a esperar,outros pasientes chegavam e passa na minha frente, com minha filha nos braços perguntei,e a rescepiconista,pulou o balcao,e me bateu no rosto fiquei a chorar ,o medico diante do meu desespero,pos minha filha no soro a noite quase toda, mas passe o tempo que passar jamis esquecerei a umilhaçao que pasei neste lugar mas que deus tome comta de nos pois precizamos deste bem publico .e de todos que neste momemto esta a merce da sorte. e da misericordia de deus.

12º

monica

a minha reclamacao e que vamos ao posto medico e nao temos o atendimento como deveriamos ter muito falta de igiane,eoutra nunca coseguimos consutar temos que arrisca a nossas vidas saindo de madrugada p ir ao posto e ainda nao conseguimos consutar porque so consuta quem conhece alguem que trabalha la dendro,acho uma injustiça temos que passar porisso sendo que samos todos iguais,quero saber de voces como fica essa situacao?

11º

DRICA

Ñ SABEMOS SE MORREMOS EM CASA OU AI NESTE ESTABELECIMENTO É VERGONMHOSO

10º

ADRIANA APARECIDA FERRAZ SILVA

É VERGONHOSO O ATENDIMENTO!!!!!!!!!!!! PRECISAMOS DE AJUDA ALGUEM SE CANDIDATA !!!

ANGELICA GOMES TEIXEIRA

eu gostaria de saber porque tudo que vai marcano posto de uma simples consulta tem seu tempo extipulado até um cartão do sus que precisava com certa urgencia tive que esperar 8 dias para fazer fui retirar meu exame de papa nicolau ñ consequi porque tinha que ser outro dia gente o exame é meu eu tenho direito é assim ou das 7as8 ou das 9as 10 pronto passou este horario ñ inssista elas ñ atende tem que ser todos juntos ou ñ atendo uma porcaria ese atendimento vai lá as 13 hora tão lá de titititi...por favor né.....eu pg IPTU TAMBém

helineusa

Bom dia eu estou indignada com a saude em são paulo, acabei de vim do posta de saude (8:30), para levar minha filha no pediatra e eles não estão atendendo porque estão sem sistema ( os computadores não funcionam, e um absurdo, porque eles não fazem manualmente, e o poco caso que fazem com as pessoas, o posto de saude e no cambuci.

rosangela

Quando vai melhora isso? quando o novo UBS fica pronto

jacqueline

ja que tem reclamaçoes no posta do jacira;no posto de santa julia nao tem vacinas nao tem material para colher o papa nicolau etc...n tem medicos e quem leva a pior sao as atententes que n tem culpa .ate o diretor n faz padidos de material resumino a historia estamos perdido. desde ja agradeço mais por favor nos ajude

jacqueline

ja que tem reclamaçoes no posta do jacira;no posto de santa julia nao tem vacinas nao tem material para colher o papa nicolau etc...n tem medicos e quem leva a pior sao as atententes que n tem culpa .ate o diretor n faz padidos de material resumino a historia estamos perdido. desde ja agradeço mais por favor nos ajude

paola do carmo

Já completou um 4 meses que não chegão as fitas reagentes para teste de glicemia os diabeticos estão apavorados ,pois não tem condição de compra aquiem casa tem 2 pessoas dependentes .

Millena

Esse pronto socorro e o hô E nojento... E uma vergonha para o nosso bairro.

alison rogerio

NOSSA AMBULANCIA É UMA S 10 VELHA SEM FECHADURA NA PORTA TRASEIRA,NAO 4 CARROS COMO DISSE A SECRETARIA,SEMPRE FOMOS TRATADOS PELOS ADMINISTRADORES COMO CACHORROS,OS FUNCIONARIOS DO PS DO JACIRA SEMPRE ATENDERAM COMO PODERAM,SEMPRE ALEM DO NORMAL MUITAS VEZES COM O CORAÇAO PRA DIZER A VERDADE,PORQUE EQUIPAMENTOS NAO EXISTE AQUI,ESQUECERAM DE RELATAR O RX QUE NUNCA FUNCIONA AQUI...QUANTO AO NOVO PS APOSTO COM QUALQUER UM QUE NAO IRA FICAR PRONTO ATÉ O FINAL DE MAIO,O PREFEITO FALOU QUE OS EQUIPAMENTOS JA ESTAVAM COMPRADOS E ESTAVAM LA DENTRO DO PREDIO,,,,MENTIRA... ELE DISSE SÓ PRA LUBRIDIAR AS PESSOAS QUE ESTAVAM NA REUNIAO NAQUELA OCASIAO... A POPULAÇAO MERECE O QUE HOJE PASSA ESSA É A REALIDADE!

Alan

Esse pronto socorro é uma vergonha !!!!!!!!!!!

19/04/2017

Vacinação contra gripe pretende imunizar 10 milhões de paulistas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra...

17/04/2017

Médicos de Itapecerica participam de oficina promovida pela Prefeitura

O setor de Educação Permanente da Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu,...

07/04/2017

TaboãoPrev recebe o 2º Ciclo de Palestras para Saúde do Servidor

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Taboão da Serra retoma, na próxima...

06/04/2017

Emoção e saudosismo marcam aniversário do CMHR Arco Íris em Itapecerica

Uma grande festa celebrou a comemoração de 25 anos do Centro Municipal de Habilitação e...

24/03/2017

Mutirão de saúde no AME Taboão, HGP e HGIS termina neste sábado, 25

Termina neste sábado, 25, o mutirão de saúde realizado pelo governo do estado para antecipar...

17/03/2017

Hospital Geral de Taboão, de Itapecerica e AME terão mutirão de saúde do governo

O governo do estado vai realizar um mutirão de saúde entre os dias 18 e 25 de março.Durante o...

15/03/2017

Campanha de Saúde celebra Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Itapecerica da...

07/03/2017

AME Taboão da Serra tem bom índice de aprovação pelos usuários e pacientes

A pesquisa anual de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde apontou uma média de...

05/03/2017

Dig Med chega a Embu-Guaçu com foco na qualidade do atendimento

Um coquetel com a presença de várias autoridades municipais, na sexta-feira, 3, marcou a...

02/03/2017

Prefeitura de Taboão faz novo concurso para contratar médicos

A prefeitura de Taboão da Serra abriu novo concurso público para a contratação de médicos para a...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.