Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Usuários reclamam do Posto de Saúde e Pronto Socorro do Jardim Jacira

Por | 8/04/2010

jacira_1.jpg

Usuários criticam falta de estrutura das unidades de saúde do Jacira

Falta de limpeza, medicamentos, ambulância, médicos demora no atendimento e até falta de papel higiênico nos banheiros. Segundo os usuários essa é a realidade do Pronto Socorro e do Posto de Saúde do bairro Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra. Após receber diversas reclamações dos munícipes que necessitam do atendimento de saúde, a Reportagem do Jornal na Net foi conferir de perto as reclamações.

Rubea Ribeiro de Oliveira, moradora do bairro diz que não tem condições de ir até o Pronto Socorro central e é por este motivo que enfrenta fila, má vontade de médico, lixo espalhado por todos os lugares. “É muito difícil marcar consulta, demora muito tempo. Minha mãe, por exemplo, precisou usar a ambulância, mas o veículo estava quebrado”, conta Rubea.

Para Tatiane Lima Brito a situação tanto do posto de saúde, quanto do pronto socorro está precária, segundo ela os equipamentos estão velhos, isso quando não quebram e ficam impossibilitados de serem usados. “Não consegui fazer um exame de sangue, porque ficou faltando um frasco, não tinha esparadrapo, e às vezes não tem seringa”, afirmou.

Uma das maiores reclamações dos pacientes é sem dúvida a demora. Tatiane Lima conta que 10 pessoas são marcadas para o mesmo horário, “quem chegar primeiro é atendido, isso acontece porque só tem um médico no posto e ele se divide por pacientes, então demora mesmo”, relata Tatiane.

Após muitos relatos, a Reportagem do Jornal na Net percebeu a indignação das pacientes, que muitas vezes perdem um dia inteiro de trabalho, porque demoraram muito tempo no posto. “Estou esperando a mais de três horas, cheguei 11 horas e agora são 15h”, conta uma usuária do posto de saúde que não quis se identificar.

Os pacientes acreditam que a construção do novo Pronto Socorro e Posto de Saúde irá beneficiar a população do bairro. Rubea tem esperança que os Governantes comprem novos equipamentos, contrate mais médicos e que os munícipes não continuem mais vivendo no descaso.

Segundo alguns pacientes, o posto de saúde não tem água para beber, e o pronto socorro só tem um bebedouro. “Realmente a situação está precária, sofremos quando temos que passar no médico”, desabafa um munícipe.

Alguns usuários que dependem do posto de saúde e do pronto socorro contaram que antigamente não faltavam médicos. Segundo eles, a falta de doutores é de um tempo para cá, “com a falta de segurança, vigia, os médicos que trabalhavam aqui foram ameaçados por alguns criminosos, saíram e alguns estão com medo de voltar a trabalhar neste pronto socorro”, afirmaram.

 O outro lado

A Reportagem do Jornal na Net foi recebida pela Superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Michele Sales na tarde desta segunda-feira, (5) e ela esclareceu que os prontos-socorros (central e do Jardim Jacira) nunca ficaram sem médicos, “o que acontece é que quando é estabelecido a escala de 3 médicos, às vezes pode acontecer de ficar sem um doutor, que não pode ir devido a doença, ou algum problema pessoal, ou em troca de plantão, mas nenhum dos prontos-socorros ficam sem médicos”, afirmou.

Em relação às ambulâncias, Michele afirma que o pronto socorro do centro e do Jardim Jacira contam com quatro ambulâncias “duas novas e as outras duas mais antigas, pode acontecer de quebrar, mas nunca deixamos o munícipe sem atendimento”, conta.

A Superintendente relatou que a Secretária de Saúde entrou em um processo de concorrência para compras de novos materiais e medicamentos e afirmou orgulhosa que a cidade conta com uma Clinica de Hemodiálise, Laboratório de Municipalização e ainda está construindo Posto de Saúde nos bairros Analândia, Valo Velho e Crispim. “Estou a pouco tempo como superintendente, mas estou fazendo o meu máximo, para a saúde melhorar na cidade”, afirmou.

Segundo Michele as obras do novo pronto socorro e posto de saúde do Jardim Jacira serão entregues no final de maio, começo de junho, “por ser um espaço grande, contrataremos novos médicos, compraremos novos equipamentos, e sem dúvida os munícipes contarão com um melhor atendimento”, relatou.

Para preencher as vagas que serão abertas no pronto socorro do Jacira, será aberto novo edital para inscrição para concurso público, “os médicos que passaram na prova anterior, não foi suficiente para preencher todas as vagas”, afirmou.

10/11/2018

Ações de prevenção e conscientização marcam campanha Outubro Rosa de Taboão

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde, realizou diversas atividades da...

01/11/2018

Taboão da Serra sediou o 14º Fórum Regional de Saúde Bucal

Taboão da Serra recebeu o 14º Fórum Regional de Saúde Bucal no auditório da FECAF. O evento...

29/10/2018

Certificação ONA torna Hospital São Francisco referência em cidades da região

Com mais de 20 anos de atuação na área da saúde, o Hospital São Francisco é uma das melhores...

29/10/2018

Multidão caminha no centro de Taboão em alerta contra o Câncer de Mama

Uma multidão animada e consciente, vestida de rosa, tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em...

24/10/2018

Priscila Sampaio promove 5ª Caminhada contra o Câncer de Mama em Taboão

A vereadora Priscila Sampaio, do PRB, promoverá no próximo sábado, dia 27, a 5ª Caminhada contra...

24/10/2018

Luzia Aprígio realiza o 8º Pedágio de conscientização de prevenção ao Câncer de

Na manhã do dia 20 de outubro, Luzia Aprígio reuniu amigos e colaboradores para realizar pelo 8º...

23/10/2018

Embu terá multirão de papanicolau na próxima terça-feira, 30

Em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (Cejam), a Secretaria Municipal de...

22/10/2018

Ajude a jovem Mikaele a realizar o sonho de voltar a andar; doe o que puder

Fui ajudar a Mikaele Conceição a conseguir a prótese que ela precisa para andar, mas, no final,...

03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

12/11/2018

Moradora do Pirajuçara que estava desaparecida foi encontrada na região do Brás

Amanda Bispo de Oliveira, de 22 anos, moradora do Pirajuçara, em Taboão da Serra, que estava...

12/11/2018

Estação São Paulo-Morumbi começa a funcionar em horário integral

A Estação São Paulo-Morumbi, a mais próxima do município de Taboão até o momento, começou a...

11/11/2018

Taboão registra dois incêndios de grandes proporções em menos de 24 horas

A cidade de Taboão da Serra registrou dois grandes incêndios em menos de 24 horas entre a noite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.